segunda-feira, agosto 27, 2012

24 a 26/08/2012 - Travessia
Badajoz a Lisboa



Como todas as grandes aventuras, também esta surgiu de uma ideia atirada para o ar !!! escusado será dizer que, em pouco tempo se reuniram alguns valentes predispostos a levarem a cabo esta aventura épica... Badajoz a Lisboa em bicicleta.
Os 10 aventureiros foram Eu, Carla, Miguel Pais, Nucha, Zé Manel, Zé Carlos, Zé Barbeiro, Rui João, Fernando e o inigualável Neves...
Quanto ao Neves, só para registo, o mesmo tentou efectuar a viagem uma semana antes ??? uma falha técnica de calendário para o Neves, que o levou a fazer as malas, e a ingerir 2 Kilos de esparguete no dia errado !!!??? da mala não se queixou, mas de voltar a comer 2 kilos de esparguete na véspera... lá isso queixou-se !!!
Partimos de Lisboa bem cedo, em direcção à terra de nuestros hermanos, contando para isso com a colaboração do Barros e do compadre do Zé Manel (não sei o nome !!!)... o obrigado aos dois pelo tempo despendido.
Já em Espanha, e com tudo pronto, após as fotos da praxe, era tempo de dar inicio aos 3 dias de puro prazer pelas planícies alentejanas...


Dia 1
  
Ainda não tínhamos feito 500 metros e já tínhamos a 1ª avaria ??? O Fernando, tinha acabado de perder o travão de trás !!! com jeito lá se resolveu a coisa mais ou menos...
Como todos sabemos, quando estamos longe de casa, especialmente além fronteiras, fazemos coisas impensáveis, e aqui, em Badajoz, vi o Miguel Pais (o anti-verde...) pedalar sobre uma ciclovia verde !!! sim verde !!! se fosse em Portugal, jamais isso iria acontecer, mas aqui ???
Passados alguns Kms, quando nos preparávamos para entrar em Portugal... PPPfffff... furo do Fernando ??? tudo lhe acontecia !!!
Entrámos no nosso território, com Elvas à vista, e à chegada á terra alentejana... PPPffff x2... o Fernando estava furado à frente e atrás ??? aqui já começávamos a desconfiar ??? até porque, o nosso amigo só trazia material da loja dos chineses, que ao dar-se um pouco de ar, as câmaras de ar até rebentavam !!!
Já com material dos “outros”, lá começámos a dar ao pedal com destino a Estremoz, o destino final do dia.
Pelo caminho, passámos por Vila Fernando, terra propriedade do nosso amigo “avariado”, mas que alberga familiares do Rui João, que fez questão de os visitar, nomeadamente a sua tia.
Aqui almoçámos, e só depois retomámos os estradões e as estradas secundárias que faziam parte do nosso itinerário.
As paisagens... únicas, ou não estivéssemos nós em pleno Alentejo.
Já em Estremoz, antes de jantar, ainda demos um passeio pela cidade, para assim ganharmos apetite para a janta.
Com um jantar em plena rua, numa noite extremamente agradável, foi fácil recuperar as forças para a 2ª etapa que se avizinhava dura de roer...


Dia 2





A alvorada foi às 6h00, com o intuito de ganharmos Kms, antes de sofrermos com o calor Alentejano...
Para espanto nosso, o dia estava nublado e até choveu um pouco, o que soube muito bem, uma vez que serviu para arrefecer os nossos motores... felizmente grande parte do dia esteve assim... ameno.
Ainda na 1ª hora de viagem, tivemos a “avaria” do dia, que desta vez não foi o Fernando, mas sim o Zé Manel... um raio partido, que acabou por ser facilmente resolvido.
Enquanto os mecânicos resolviam a questão, nós, os restantes, aproveitámos para confraternizar com um Pastor que por ali estava, a ver passar o dia e ao mesmo tempo, guardava o seu rebanho.
O caminho, levou-nos até à Barragem do Maranhão, local aonde tirámos umas chapas, para mais tarde recordar.
Com a viagem a correr tão bem, ou não fossemos nós um grupo muito homogéneo em termos de andamento, o almoço acabou por ser em Mora, já com 90 Kms feitos, no Quartel dos Bombeiros da zona, no qual ingerimos uma Sopa da Pedra muito saborosa e cheia de “energia” que nos iria ajudar para o que ainda nos faltava fazer nesta longa etapa.
Ao longo da viagem, encontros imediatos com animais, foram uma constante e para o Neves, era a oportunidade de se exprimir nos mais diferentes dialectos !!! este homem, sabe mais línguas que o Papa ???... Cavalos, Éguas, Vacas, Bois, Borregos, Ovelhas, Pardais, Águias... falava com todos !!!
Eu, que neste 2º dia me apresentei com um torcicolo terrível, numa passagem que fizemos de uma vedação eléctrica, melhorei, sem querer !!! o Miguel Pais, muito amigo, abanou o fio condutor na minha direcção ???!!! para mim, foi uma dança engraçada, que culminou com um ligeiro aumento do meu campo visual ao nível da articulação pescucial !!! uma coisa a nunca mais repetir, espero eu !!!
Num dia com 140 Kms, o “melhor” da jornada estava reservado para o fim... perto de Coruche, com muita areia, subidas e descidas técnicas, o pessoal apesar do suposto “cansaço” acumulado, não deixou de se divertir à brava e tirar partido daquilo que os trilhos tinham para nos dar.
A chegada ao destino, Herdade da Agolada de Cima, acabou por ser um misto de alegria e desilusão !!!
Um local, muito acolhedor, mas as instalações deixavam um pouco a desejar, especialmente na higiene ???
Mesmo assim, não deixámos de usufruir do que tínhamos ao nosso dispor, nomeadamente da piscina que tinha a água à temperatura ideal para quem queria fazer gelo !!!
Do que não nos podemos queixar, foi da comida, que acabou por ser bem satisfatória, mas, no futuro espero poder voltar ao local, já com umas instalações á altura de tudo aquilo que rodeia a herdade.

Dia 3

Depois de muito pedalar, só faltavam 100 kms para chegar ao nosso destino... Lisboa.
Aqui, optámos por alterar o caminho original desenhado pelos mentores deste projecto e acabámos por vir por um caminho já nosso conhecido de aventuras anteriores, em que o BTT reina, do principio ao fim.
Basicamente, seguimos pelos canais de rega que ligam Coruche ao Porto Alto, com passagem por Benavente, que além da beleza que possuem, proporcionam a quem os faz uma vontade de pedalar indescritível... para quem no grupo não os conhecia, simplesmente ficou maravilhado como foi o caso do Zé Carlos, do Zé Barbeiro e do Fernando.
Com o aproximar de Lisboa, começaram a vir as desavenças no grupo, devido ao ponto aonde iríamos terminar a nossa viagem !!!
Muitas cabeças, trazem muitas ideias e digamos que não estava a ser fácil agradar a todos ??? especialmente porque os que moravam para os lados de Odivelas não estavam interessados em pedalar até Lisboa !!!
Em Vila Franca de Xira, fizemos a última paragem para abastecimento de líquidos e sólidos e aqui não quero deixar de desejar à menina que nos atendeu, à qual acabei por não saber o nome, o meu desejo de vê-la um dia nos trilhos... era sinal que o seu desejo se tinha concretizado.
Já com 20 locais possíveis de despedida do grupo, o Fernando lançou uma ideia... Praça de Espanha !!!
Achei diferente, e sem ele dar por isso, levei-a à vante... desde Espanha, até à Praça de Espanha... porque não ???
Acabámos por tirar a foto final de grupo, no Arco de São Miguel, que está bem no centro da emblemática praça de Lisboa, que infelizmente acaba por passar despercebido a grande parte dos lisboetas... mas a nós, não !!!
Depois disto, ainda houve tempo para tomar-mos um pequeno snack todos juntos e culminar esta aventura que durou 3 dias... alguns poderão dizer que cansativos !!! mas para nós, certamente que não partilhamos a mesma opinião, pois com a união que nos caracteriza (grande parte do tempo !!!) poderiam vir mais 3, que certamente chegaríamos ao destino com a mesma vontade e alegria.
Em breve, certamente terei outra odisseia para contar, o que só prova a nossa vontade de voltar a reunir as tropas e partir em busca de novos caminhos... e se possível ainda com mais elementos... 

HASTA LA VISTA AMIGOS !!!


Sem comentários: