sexta-feira, agosto 19, 2011


De Férias...


Ou Talvez Não !!!




Para quem está no meu estado, sentado na praia a ouvir o mar e a apreciar as “paisagens” envolventes, é deveras difícil arranjar inspiração para escrever algo...
Faz agora um ano, que escrevi sobre um sonho (ou talvez não), e nesta altura que era suposto estar a viver outro, honestamente, estou a pensar pôr férias para descansar destas “supostas” férias ???
Apesar de ainda só terem passado 8 dias, já se torna complicado escrever sobre tudo aquilo que passei na companhia da Carla e do Fernando, que nos tem acompanhado nesta fase de descanso merecido.
Enganem-se aqueles que, por eu dizer que estou na praia, que isto tem sido fácil !!! talvez seja melhor dividir isto por etapas...



1ª Etapa – A Preparação...




Com planeamento, tudo se consegue e como tal desde o primeiro dia que optámos por ir para a praia de bicicleta.
Esta opção revelou-se maravilhosa, pois toda a viagem (incluindo o barco) é deveras relaxante, especialmente a zona da Costa da Caparica, na qual quase podemos apreciar as “paisagens”, não fosse a Carla acelerar a pedalada sempre que por aqui passamos !!! eu e o Fernando, não temos culpa das “paisagens” femininas serem mais apelativas e abundantes que as masculinas !!!
Para conseguirmos este treino diário, contámos com a ajuda de uns amigos para guardarmos as binas longe da areia e do mar...
Na praia, não pensem que era tempo de relaxe !!! toca a andar que as pernas não podem arrefecer e para tal, longas e duras caminhadas todos os dias...
Nem tudo era mau... os sumos naturais e as tostas, ajudaram na recuperação de energias para podermos regressar a Lisboa a pedalar com direito a uma pequena passagem pelo nosso quintal... o Monsanto.
Como podem ver, uma semana nisto foi terrivelmente cansativo, mas mesmo assim ainda deu para discutir sobre voos mais altos !!! e durante a exposição de ideias, o Fernando, expôs o seu sonho... subir à Torre ???
Este gajo é parvo, está louco ou então anda a apanhar muito sol na cabeça (esta é verdade...) pensei eu !!!
Escusado será dizer que a Carla gostou logo da ideia e como se diz... se não os podes vencer, junta-te a eles !!!
Com isto passamos à 2ª etapa.




2ª Etapa – O Sonho de um Homem




Esta foi claramente uma etapa memorável... 1º por eu ser parvo, por estar a viver o sonho de outro homem e depois por ir fazer algo que jamais me esquecerei.
Partimos de Nelas, local aonde pernoitámos na casa da prima do sonhador, e felizmente o dia apresentava-se nublado, o que tornava o dia perfeito para pedalar pela temperatura, e acima de tudo por tapar as vistas sobre a Serra da Estrela...
Durante os vinte e poucos Kms, que nos separavam de Seia, eram vários os automobilistas que passavam por nós e nos cumprimentavam, pois sabiam o nosso destino ou não fosse este o dia da subida à Torre da Volta a Portugal em Bicicleta.
Chegados a Seia, era altura de respirar fundo e começar a sofrer... pouco, seja referido, pois jamais impusemos um ritmo que fosse prejudicar o nosso objectivo... chegar ao topo.


Desde cedo, a Carla, ofuscou a nossa presença (minha e do Fernando), pois desde o inicio e até meio da descida, já no regresso, nunca avistámos uma mulher a pedalar !!! como tal, ela era um bicho raro, admirado por todos os ciclistas e espectadores na zona.
De Seia para cima, já eram vários os ciclistas a fazerem o mesmo que nós, entre os quais alguns famosos, nomeadamente antigos vencedores da volta.
Motivante, ou talvez não, foi ver que apesar da idade de alguns, passavam por nós a um ritmo invejável... talvez no próximo ano, quando eu voltar ??? tenha metade do andamento deles... haja treino.
Assim que passámos o nível das nuvens (aquilo é mesmo alto !!!), o sol começou a fazer-nos companhia e os grupos de pessoas a acampar junto à estrada também... e aqui, assim que me ofereceram a primeira fresquinha, não hesitei em travar.


O sonhador, que não tem outro nome, por ter um apetite refinado, fez com que chegássemos ao topo sem comer nada... este bandido, só pedia leitão !!! eu bem lhe dizia para pedir frango, febra... mas não, leitão é que era... ninguém nos deu nada !!!
Definitivamente, não vale a pena enganar ninguém... é uma subida longa, difícil e definitivamente a mais dura que já fiz... mas, a recompensa de chegar à Torre, fez esquecer as mais de duas horas (quase 3) a olhar para cima e a dizer mal da minha vida... Daaaaa-se !!!
Após termos tido o nosso reforço alimentar na Torre, foi tempo de descer e aqui, a nossa (eu e a Carla) falta de experiência nestas bicicletas, fez com que chegássemos cá abaixo com uma dor de braços incrível.

Para terminar o dia em beleza... o regresso a Nelas, com mais uns longos Kms a subir debaixo de um sol abrasador !!! honestamente, espero que no futuro, este bandido, sonhe com outro ???
Sonhos destes, dispenso bem !!! mas as férias ainda agora estão no inicio e eu posso sempre me vingar !!!




3ª Etapa – Toca a andar...



Depois de tanto caminhar na praia, era tempo de ver os resultados, e para tal, aproveitando a nossa presença na Serra da Estrela, fomos fazer uma caminhada na dita... coisa pouca !!! perto de 20 Kms ???
Deixámos o carro no Sabugueiro, local aonde viríamos almoçar... e mal saímos da aldeia, começámos logo a trepar com direito a algumas zonas cheias de silvas... e nós de calções ??? lá se foi o meu cromado !!!
Apesar da Serra da Estrela, não ser uma zona muito apelativa em termos de verdura, ainda passámos por algumas zonas com vegetação abundante...


Foram poucos aqueles com quem nos cruzámos... basicamente, existiam poucos malucos na região.
Durante as 5 horas de caminhada, o único local habitado por onde passámos foi a Praia do Rossim... local simpático, diga-se de passagem.
Já no regresso, era tempo das dores começarem a aparecer e cada vez que descíamos, a Carla e o Fernando sofriam com dores nos pés... a solução era descer de costas ???
No fim desta aventura o belo do almoço que estava divinal... serviu perfeitamente para abrir-nos o apetite para algo mais alto e mais duro... será que são férias ???



4ª Etapa - Últimos Preparativos...


Após o empeno da subida à Torre, e respectivo passeio pedestre na região, era tempo de voltar à boa vida, de rabo na areia com vista para o mar... isto, sem esquecer as viagens de bicicleta.
Para aumentar um pouco o treino, a praia de destino passou a ser a Fonte da Telha.
Ao fim de tantos dias a andar a pé e a pedalar, como todos sabemos, o corpo começa a pedir um pouco de descanso e como tal resolvemos, todos, tirar dois dias da semana para relaxar e aproveitar as coisas boas da vida... entre elas o comer...
Quem nos acompanhou nesta preparação final para o grande desafio foi a Maria das Neves... e a menina está de parabéns, pois, definitivamente o Fernando chegou a Espanha com um nível físico considerável !!!
As caminhadas na praia... as almoçaradas... e ... resultaram na perfeição.
Depois de tanto treino, espero profundamente que a Montanha que temos pela frente, no futuro seja só mais uma que ficou para trás...

2 comentários:

Anónimo disse...

E ainda falta a 5ª etapa...

Abraço e um bj
José Costa Santos

PMODA disse...

amigos, belas estapas de preparação, mas a VERDADE ainda ESTÁ para VIRRRRRRRR