domingo, agosto 28, 2011




27 e 28/08/2011 - Travessia

De Coimbra a Lisboa... 263 Kms





Depois de tanto passear, a melhor forma de me despedir das férias, tinha de ser com uma travessia. A aventura começou cedo... 5h20m !!! e é engraçado pedalar a esta hora, pois os raros nativos que estão acordados, encontram-se nas roulotes a ingerir as últimas da noite e olham para nós como se estivessem a alucinar ou a sonhar acordados ???
A ligação de Lisboa a Coimbra foi feita por comboio e aqui, talvez tenha sido a parte mais chata da aventura, pois a viagem é longa e demorada o que fez com que cada um ocupa-se o tempo o melhor possível !!! Chegados a Coimbra (eu, Carla, Zé Manel, Miguel Pais, Paulo Marques, Rui Luz e Rui João) era tempo de tirar a foto de família e começar a dar à biela, pois ainda tínhamos 110 Kms de BTT pelos Caminhos de Santiago à frente e o relógio já acusava quase 11h.
Como tínhamos dois tracks possíveis, posso dizer que na terra dos estudantes o meu parecia menos inclinado, pelo que tentei levar os meus companheiros a segui-lo... mas sem sucesso, e por momentos dei por mim a guinchar que nem um porco por andar a fazer rampas com um único objectivo... a vista sobre Coimbra !!! coisa mais linda ???
Os Kms iam passando e o calor ia apertando... mas a alegria de estar em mais uma aventura estava lá, e enquanto uns reviviam odisseias antigas em sentido contrário, outros, como era o meu caso, iam descobrindo mais uma zona do País.
Chegados à hora de almoço, era tempo de repor energias, e para tal fomos a uma Pizzaria ??? sim... refeição de faca e garfo !!! esta malta trata-se bem...
Diga-se de passagem, que foi quase uma exigência do Miguel Pais... Pizza... mas... chegado ao local, o pedinte, comeu massa !!! era parecido ??? De barriguinha cheia, era tempo de rumar à maior dificuldade do dia... a Serra do Sicó, e aqui, o trepar a dita, juntamente com o calor infernal que se fazia sentir, fez com que o Papa Trilho, Rui João, quebrasse de vez e apela-se ao “Gregório” mais do que uma vez !!! Ainda estou para saber quem é este fulano ??? Daqui para a frente, apesar do caminho ser rolante, o mau estar do nosso amigo, não permitiu que chegássemos mais cedo ao Centro de Estágio em Tomar.
Infelizmente, chegou lá ele, antes de nós, pois teve de apanhar boleia da Dondoca Cristina.
Apesar da estadia no C.E. ter sido curta, ainda deu para cozer um pouco no “caldeirão” que se encontrava a 30 graus... para a próxima, levo um colchão de água e durmo na piscina !!! No segundo dia, tinhamos 2 baixas no pelotão (Miguel Pais e Rui João) para a longa tirada até Lisboa... 153 Kms !!!
Verdade seja dita, que antes assim, pois não sei se ambos teriam pernas ??? para nos acompanhar... especialmente o Miguel... hehe... como não fizeram, posso especular à vontade.
Desta vez, reinou o meu GPS, uma vez que os restantes apontavam mais para o alcatrão... e disso está a malta farta.
Como passámos pela Golegã, ainda fomos comer um Toureiro (bolo típico !!! o que estavam a pensar ???) com o Miguel que por lá pernoitou e ficou a cumprir obrigações familiares.
Daqui para a frente, posso dizer que foi rolar, rolar... raramente abaixo dos 25 Km/h e muitas vezes acima dos 30 Km/h !!! para quem ainda tinha mais de 100 Kms para fazer !!! não foi nada mau.
Mais uma vez optámos por comer à mesa, desta vez em Valada... Pernil, Bacalhau, Carne de Porco à Alentejana !!! alimentos bons para dar energia à malta.
Para querm conhece bem esta região como nós, esta foi a parte mais monótona da viagem... basicamente foi formar o comboio, muitas vezes liderado pelo incansável Rui Luz, e pedalar até mais não. Em Vila Franca, fizemos a paragem final para um gelado pois o calor apertava.
Daqui ao final, foi gastar o resto das energias.
Para espanto meu, chegados a Loures, tive um pedido inesperado !!! Agarrar no carro e ir ao Café do Fernando, apanhar dois Prós, para dar uma boleia... isto toca a todos !!! ao Zé Manel e ao Paulo Marques a bandeirada ficou em 90 euros e dois panaches ??? tirando o líquido, ainda hoje aguardo pelo pagamento...
Definitivamente, esta foi uma óptima maneira de terminar as férias e assim voltar à normalidade.
Agora, venha o descanso do trabalho, que de férias cansativas... por agora já chega !!!

3 comentários:

Monteiro disse...

Tá a ser dificil o parto desse relato.... hein!

eheheheheheh

PMODA disse...

Fantastico fim de semana, é para repetir muitos como este
envia o nib para pagamento da bandeira, teras de esperar é que voltamos ao escudo
abraço
Paulo marques

Paulo Alex disse...

Olá,
Isto é que são aventuras atrás de aventuras... Para não variar, existe sempre um intruja para destabilizar o pessoal... este Papa Trilho Rui só nos prega partidas!
Os meus parabéns... por conseguirem voltar ao trabalho :) ehehe