segunda-feira, junho 20, 2011



19/06/2001 Raid em


Figueiró dos Vinhos


Felizmente sou um homem de memória curta, senão dificilmente estaria aqui a escrever sobre este evento... o Raid de Figueiró dos Vinhos!!!
Durante a peregrinação a Santiago, falei sobre este evento com o Tó-Zé (elemento dos Papa Trilhos) e logo ouvi... daaaa-se !!! Figueiró, nunca mais ???
Na altura não liguei... até achei graça, pois já tinha participado há alguns anos e na altura sem me lembrar porquê, vi-me obrigado a atalhar caminho juntamente com os meus amigos !! hoje... já me lembro bem... daaaa-se ???
Mas já lá vamos... evento em Figueiró, significa uma única coisa... festa em casa do Presidente Rui Dias !!! este ano não foi excepção, e para tal foram muitos os que compareceram ao chamamento do Meritíssimo.
Por motivos profissionais, o mesmo, não esteve presente para nos receber, mas, como seria de esperar, a inigualável 1ª Dama, Rosário, fez as honras da casa, deixando o pessoal à vontade, mesmo aqueles que nunca tinham estado nesta terra de desgraças comportamentais ???
Comida, bebida e diversão não faltaram a noite toda... por esta altura já com o casal presidencial reunido... Viva o Espresidente !!! Viva !!! palavras ouvidas após o discurso do mesmo.



A animação foi tal, que alguns elementos ficaram “ligeiramente” atordoados com a pinga local... isto, mais uma noite mal dormida para quase todos !!! excepto para os que roncavam que nem uns perdidos, acabou por ser o ponto chave para uma prova deveras penosa ??? daaaa-se !!!
Basicamente quem vem a este evento, dificilmente volta ??? motivo pelo qual éramos tão poucos à partida para o Raid de 55 Kms... não sei precisar ao certo quantos eram, mas do nosso grupo estavam 14 à partida, mais o Sr Manuel, vizinho do Rui, que nos acompanhou neste evento no seu quintal.
Na minha ideia, possivelmente só fizemos 50 metros em plano... os primeiros !!! e os restantes 54,5 Kms foram a descer, a subir ou a trepar tal era a inclinação das bichas... daaaa-se !!!
Uma coisa agradou a todos... a paisagem... era daaaa-se para a esquerda, daaaa-se para a direita... para onde quer que olhasse-mos era tudo muito belo !!! excepto quando olhávamos em frente... ai, era um daaaa-se que nunca mais acabava ??? Foram descidas muito técnicas e rápidas... daaaa-se que se caio, risco a pintura toda (infelizmente o Zé Atum caiu e riscou a sua Uspecióláized, mas, ninguém ficou com a foto para meter no muusebooque), foram singles desnecessariamente perigosos... daaaa-se, se cair aqui, já era ??? e acima de tudo foram subidas de cortar a respiração em que o daaaa-se era a única coisa que se ouvia na paz dos montes verdes e belos...
Com o avançar dos Kms, escusado será dizer que o daaaa-se foi aumentando e as forças começaram a faltar aos rapazes, o que fez com que o grupo se partisse... tirando o Rui Luz que tinha partido em busca de um lugar no pódio, coisa que não aconteceu devido a dois furos, ficámos eu, a Carla, o Zé Manel, o Paulo Duran e o Sr. Manel (Parabéns ao mesmo pelo excelente desempenho, que chegou ao fim)

e mais para trás, o Rui, o Paulo Rosa, o Cláudio, o Marochas, o Nuno Mendes, o Jorge, o Pedro Rosa e o Zé Atum... quanto ao Fernando... vi-o partir e depois vi-o no fim !!! segundo o próprio, foi rápido e eficaz...
Para nós, grupo da frente, posso dizer que foi divinal, com as dificuldades a serem ultrapassadas com um grande daaaa-se nos lábios, provocados pela dureza mas também beleza da prova, que nos permitiu momentos de grande diversão, especialmente nas descidas... daaaa-se, que espectáculo !!!
Para os restantes elementos do Passatempo, não posso negar que foram inteligentes... o daaaa-se já era tal, que pediram boleia à organização e esta prontamente os levou até perto do terminus da prova... momento este, aproveitado pelos mesmos para fazerem um auto-chek, o que permitiu aos rapazes, passarem pela linha de meta e classificarem-se com um tempo excelente ??? Daaaaaaaaaaa-se !!!
Apesar de ter sido a única aventureira para o Raid (vá-se lá saber porquê... daaaa-se), parabéns à Carla, pelo 1º lugar alcançado... lugar este que tem o mérito da mesma ter chegado à frente de muitos homens, já para não falar do elevado numero de desistentes.



Para finalizar este fim de semana magnifico... não foi certamente a ultima vez que pedalei nesta belíssima zona do país e em breve estarei de volta para voltar a rever algumas zonas por onde passámos, nomeadamente a rota das aldeias de xisto, que me deixaram àgua na boca... não devido ao calor abrasador que se fazia sentir, mas por a beleza única dos locais por onde passámos... já agora uma palavrinha à organização... em zona tão bela, experimentem tirar a dureza de algumas subidas, colocando outras não tão difíceis e vão ver que muitos BTTistas aparecerão... certamente que o daaaa-se será outro... se eu me esquecer deste, até pró ano !!!



Daaaaaaaaa-se, que estou doido ???

5 comentários:

Tó Zé San disse...

Olá Jaime...eu bem avisei dassss...Abraço Tozé

Rui DIAS disse...

DOU OS PARABENS PELA EXCELENTE IMAGINAÇAO QUE TENS NO QUE ESCREVES.PENA E NO QUE ESCREVES EM RELAÇAO AOS TEUS COLEGAS NAO SER VERDADE .pARABENS A cARLA.

Jaime Beato disse...

Amigo Rui... eu só escrevo sobre o que vi ou ouvi dizer... como tal, aqui o escriba não revelando as suas fontes, dá direito de resposta a V. Exa., é só enviares um texto com factos que comprovem a tua versão!!! Lol
Um abraço, Jaime

Anónimo disse...

Amigos Rui e Jaime, faço votos para que se entendam no bom sentido, afinal o sentido de humor e a boa disposição deve estar sempre presente e bem vivo nas nossas mentes, todos nós gostamos de brincar sem qq intenção de ofender quem quer que seja.
Pensem antes que para o ano vai haver desforra e como o amigo Paulo Rosa diz " levantem o cu cedo da cama ao domingo" e treinem.

Grande Abraço
José Costa Santos

Anabela disse...

Jaime
...dass ouvi eu vezes sem conta quando os três aventureiros (Mário, To Zé e Nelson chegaram lá a casa). E eu que nunca tinha ouvido o Tó Zé uma asneirita, pensei:"Humm aquilo deve ter sido mesmo duro!" Beijocas e claro parabéns a todos os aventureiros, mas especialmente a Carla que mostra a garra feminina.