domingo, outubro 17, 2010


17/10/2010 Trilhos da Raia
Idanha-a-Nova


Antes de passar ao fim de semana maravilhoso que passei em Idanha a Nova, não quero deixar de me justificar perante os elementos do Passatempo Bike Team, por ter faltado à apresentação oficial dos seus equipamentos, mas, o facto de já estar inscrito neste passeio há algum tempo e de o já ter pago, inclusive a estadia no hotel, fez com que me fosse impossível comparecer.
Mesmo assim, fiz questão mais a Carla, de vestir a “camisola” no dia da sua estreia na equipa, apesar de estar inscrito por outra... “Maníacos do Pedal”, que certamente compreenderão a situação.
Fiz-me à estrada ainda no sábado e chegado a Idanha a Nova um cartaz publicitário chamou por mim!!! Sim... e em voz bem alta??? e dizia: “Festival do pão, bolos e tradições em Idanha a Velha”... escusado será dizer que fui ao hotel fazer o check-in e toca de ir recuperar algum peso??? se bem me lembro, na semana passada rendi pouco por falta de alimento!!! Esta semana não podia deixar acontecer o mesmo...
No local reparei que as “tradições” eram medievais, que é sempre engraçado de presenciar.
Após uma breve visita ao local que era abafado por um grupo musical, eu e a Carla, após marcarmos as nossas prezas, lançámo-nos a elas que nem uns leões sem dó nem piedade... serviu perfeitamente para abrir o apetite para o jantar que foi igualmente bem servido, mas este, já em Idanha a Nova na companhia da Soraia e do Hugo.
Dia do passeio... pequeno almoço tomado, foto de família tirada e toca de rumar à zona de partida pois a hora de partida já se aproximava, e por estes lados não há atrasos no relógio... mesmo assim ainda deu para ver alguns conhecidos destas lides incluindo os Maníacos Monteiro e Splash.
Com objectivos diferentes em todos nós, cedo me despedi de todos e segui viagem mais a Carla rumo aos 75 Kms de BTT numa das mais belas regiões do país para a prática deste desporto.
Como seria de esperar passámos por alguns locais emblemáticos da região, como a Barragem Marechal Carmona, Idanha a Velha, mas desta vez sem direito a doces, mas com zona de abastecimento que por sua vez estava bem recheada, e seguindo depois para a vila ex libris do dia... Monsanto!!!
Aqui, apesar de não ter visto com olhos de Lemming, que alcançam muito mais, deu para ver que se trata de uma terra bem bonita e digna de uma futura investida pedestre, especialmente para voltar a fazer a famosa calçada romana.
As próximas palavras, desde já peço desculpa por elas, mas... “filhos da ...” dos romanos, que com tanta coisa boa no país deles, só nos deixaram foi calçadas lixadas de se subir e de descer!!! No final do passeio, todos os participantes queixavam-se do mesmo... “já não podia mais dos braços” e verdade seja dita, que mesmo com uma paisagem magnifica os meus olhos só incidiam nas malditas pedras que os bandidos fizeram o favor de deixar em tantas regiões do nosso país... e nem mesmo com o passar do tempo elas se estragam!!!
Do Monsanto até Idanha a Nova, o caminho foi mais rolante com passagem novamente pela Barragem, mas desta vez por singles tanto maravilhosos como perigosos, e talvez por isso a presença de bombeiros no local.
No fim estava guardada uma bela subida, que felizmente era em alcatrão.
Já em Idanha, dei por mim a ficar tonto com tanta volta à cidade e até mesmo no local de chegada estava reservada uma pequena brincadeira no meio de pedras que convidavam os participantes a uma última queda???
Para terminar, os parabéns à organização pela prova magnifica, sem uma única falha de marcação de percurso, e aqui a minha opção de não levar GPS foi ganha, além de todas as zonas perigosas devidamente assinaladas... 5 estrelas.
Numa prova de 6 estrelas, a ultima vai para o porco que esperou por mim no final juntamente com um arroz de feijão quentinho... que mais posso dizer.
Espera... afinal não gostei de nada??? Não havia Arroz Doce para a sobremesa, só fruta??? Estes indivíduos pensam que um homem anda em dieta ou quê???

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigos.
Voçês estão a ficar muito chupadinhos. Serão muitas pedaladas ou muitas voltinhas na???...

Abraço
José Costa Santos

ASG disse...

Ansiosa para saber o que vocês acharam da prova! Eu gostei muito... Não me canso daqueles trilhos!
Bjs
ps - manda aí a foto de família :)

Monteiro disse...

Parabens a este casal maravilha!

Vocês são um espectáculo. Eu adorei aquelas calçadas tanto a subir como a descer, no já não sentia os pulsos, mas aquilo era Brutalissimo, já no fim apesar de gostar daquele mini circuito xc, sou da opinião que era escusado ali estar.

Espero em breve pedalar novamente convosco e aí prometo que o meu ritmo será mais brando, que em idanha o terreno convidava mesmo a andar a abrir.

Um grande abraço aos dois.

Monteiro