domingo, setembro 26, 2010


26/09/2010 Até ao topo
da Arrábida...


Após um dia longo e bem passado, para descontrair as pernas, nada melhor que uma suave caminhada pela Serra da Arrábida.
O evento organizado pela “SAL”, prometia 12 kms em 6/7 horas, o que dava para adivinhar algumas surpresas!!!
Após a inscrição, uma breve comunicação por parte dos guias a dar as indicações da ordem para que ninguém se perdesse, algumas delas bem úteis como o pormenor de quando uma pessoa vai à casinha deixar a mochila no trilho para marcar a sua posição de uma forma simpática mesmo estando escondida nos arbustos.
Os primeiros Kms foram feitos em estradões, que serviram de aquecimento, mas, depressa abandonámos os mesmos e passámos aos singles bem empinados nos quais nem as bicicletas passavam.
Uma falha que aponto aos organizadores foi o facto de permitirem a participação de uma cadela, que para espanto meu apesar da sua idade chegou ao fim em melhor estado que a sua dona... mas esta, teve opção de ali estar, a bicha nem por isso.
Esquecendo isso, daqui para a frente foi sempre a empinar de tal forma de passarmos em sítios, que se tivéssemos cordas não se perdia nada... pela primeira vez na vida senti na pele o que é ser um “João Garcia” e posso dizer que é bem duro.



Mesmo assim, esta escalada levou-me a alguns pontos da serra de cortar a respiração, e se não sei o nome de todos, o Anfiteatro é um local ao qual não há palavras para o descrever.
Para ultrapassar tamanhas dificuldades, muito ajudaram as novas aquisições cá da casa... umas botas, que passaram com distinção todos os tipos de terreno que tive de pisar.
Chegados ao topo da Serra, 2 horas após o inicio e com apenas 3 Kms, podemos desfrutar do almoço com uma vista deslumbrante.
Daqui para baixo, pois era impossível subir mais, veio a parte que menos gostei... desbravar mato, que na zona da Arrábida arranha que se farta!!!
Para ajudar à festa, o meu guia enganou-se um pouco no percurso e sem querer exagerar foram mais uns 300 riscos nas pernas???
Se no inicio guinchava quando sentia algo nas pernas, ao fim de 100 já nem ligava e posso dizer que foi até ao ponto de ter sangue nas pernas... nunca mais vou para este local em calções!!!
Regressados ao caminho certo, o restante do passeio foi calmo com o apreciar da paisagem e o ouvir da história dos locais por onde passávamos.
Para terminar, mais um passeio nas pernas com vista a algo bem maior...

Sem comentários: