sábado, setembro 25, 2010


25/09/2010 Um dia com
Os Fura Trilhos...
Desde que abracei este desporto, são vários os grupos que tenho conhecido, e com uns mais do que com outros, tenho partilhado os trilhos, por este país fora.
Desta vez, o convite para um passeio informal surgiu de um dos elementos dos “Fura Trilhos”, o Orlando, que já conheço há 17 anos, muito antes desta doença, o BTT, nos ter entrado no corpo, aos dois...
Apesar de ter programado outro passeio para este fim de semana, o Arruda-Atlântico, o facto de, se eu marcasse presença iria empatar, para não dizer travar alguns amigos, levou-me a aceitar a proposta do Orlando, mesmo causando indignação, desilusão e sei lá mais o quê ao meu amigo Zé Manel, ao qual deixo aqui o meu pedido de desculpas... acredita , antes assim, do que teres de rebocar dois empenados... eu e a Carla.
O cardápio para o dia prometia pó com fartura, paisagens deslumbrantes, almoço à beira mar e acima de tudo um dia bem passado.
Para este desafio, éramos 12 e ainda em Mem Martins abandonámos o alcatrão para entrar nos trilhos que nos levariam até à Ericeira.
O caminho até à vila piscatória foi simplesmente espectacular... um constante serpentear ao longo de uma ribeira, com zonas muito técnicas que são sempre bem vindas para o aprumo do domínio da bicicleta.
Por aqui, ainda encontrámos um carro roubado, já sem rodas, mas, como éramos todos bons rapazes fizemos o favor de avisar as autoridades do sucedido indicando o local da viatura.
Num grupo em que as diferenças de andamento eram evidentes, quando chegámos à primeira dificuldade do dia, uma pequena rampa que nos levaria à Ericeira, por eu ter ficado para trás ainda no inicio da mesma para regar umas plantinhas na zona, tive a oportunidade de ver um dos elementos dos “Fura” a disparar colina a cima, que por momentos pensei estar a ver mal e aquilo ser a descer... fantástico!!!
Esta foi só a primeira demonstração de força, pois ao longo do dia outras se seguiram nos locais que eu, e muitos outros julgavam ser impossível trepar em cima da bicla... Pépe é o seu nome, e não sei o apelido, mas, poderia muito bem ser “Rápido”... assentava-lhe que nem uma luva.
Na Ericeira, foi tempo de encher o bandulho e aqui cada um encheu da forma que quis... hamburguer, pizza, sopa, salada e para alguns umas Mega-Canecas de cerveja!!!
O regresso, foi feito pela falésia que leva sempre ao desgaste físico pelo sobe e desce constante.
Já perto do fim, quando o cansaço começou a governar no grupo alguns elementos optaram pelo caminho mais rápido e rumaram por um caminho diferente.
Pouco antes da Praia das Maças, vi uma coisa incrível... uma casa construída em volta de um autocarro??? E se nesta zona não faltavam vivendas generosas, este homem viu-se obrigado a inventar uma forma de contornar a possível falta de dinheiro e de conhecimentos para poder construir no seu terreno... dava uma bela reportagem na TV.
Daqui a Sintra, foi rápido, com pequenas paragens para abastecimento e reagrupamento do grupo até à derradeira rampa do dia... subida dos Castanheiros.
Foi dura, longa e digna de se tentar fazer... tentar para nós, que para o Pépe foi só mais uma!!!
Por incrível que pareça, passámos à porta da Piriquita e ninguém comeu... e isto só prova que o SLB muda um homem, pois o jogo estava prestes a começar... sim,, apesar do dia ter começado bem cedo só terminámos bem perto das 19h o que significou 10h a fazer aquilo que mais gosto.
Certamente que este foi o primeiro de muitos passeios passados com os “Furas” e muito em breve estarei com eles não para um, mas sim para dois dias de BTT.
Chegados a casa a vontade de fazer o que quer que fosse não era nenhuma... resultado o jantar foi de encomenda e para abrir o apetite e ganhar sono nada melhor que isto...

1 comentário:

ASG disse...

Ena o Pepe! Ele anda que se farta, ele e o Baleia... Eles tiveram comigo na travessia do ano passado! Nunca mais os vi...