segunda-feira, agosto 09, 2010

08/08/2010 Efeitos
do Calor... e não Só ?
Parte I


Numa altura em que as temperaturas não param de subir, para espanto meu quando me levantei neste dia e me dirigi à janela, por momentos, a imagem do São Pedro pareceu-me estar no horizonte... mas isto, foi uma alucinação, pensei eu, provocada pelo calor que se fazia sentir nesta manhã.
Para este pequeno treino, o grupo era reduzido... eu a Carla e o Zé do Gado... 3 resistentes à preguiça de Agosto.
O caminho iria ser simples e rápido com alguns prémios da montanha à mistura... com a finalidade de dar rotação às pernas e alguma força a subir que muita falta está a fazer ao pessoal cá da casa, especialmente à Carla que anda uns furos abaixo.
A 1ª subida do dia foi a Calçada de Carriche, que se faz com uma perna às costas e na qual ainda deu para ver o amigo Nuno Mendes, que passou por nós a alta velocidade, mas de carro, em direcção à praia.
A 2ª foi no Monsanto... coisinha mais simples que qualquer animal faz sem pestanejar... e daqui para a frente foi sempre a dar ao pedal num ritmo simpático ao ponto dos primeiros 50 Kms terem sido feitos em menos de 2 horas... e até aqui, a nossa menina por momentos tentou andar na roda para fugir ao martelanço das pernas nos pedais ??? e como bom amigo que sou... neguei-lhe tal prazer !!! Nem imaginam a raiva da bicha... não lhe vi os dentes por largos minutos...
Paragem para comer na Expo, e toca a andar em direcção a Unhos para a 3ª subida do dia, que também não ofereceu grande resistência aos 3 bravos, que por esta altura começavam a sentir alguns pingos na cara... e que bem que sabiam.
A 4ª subida sim... essa era digna de se fazer... trepar até Montachique, o que dá realmente para tirar o fôlego a qualquer um, mas que regada pelo grande São Pedro acabou por se fazer com enorme prazer... só foi pena ele ter mandado tão pouca água, pois aqui sim a Carla só chegou ao alto alguns minutos mais tarde que eu e o Zé, talvez pelo calor que já sentia nesta altura, tal era a sua cor.
Chegados ao alto, só havia uma coisa a fazer... virar ao contrário e voltar a descer pelo mesmo sítio, o que deve ter levado alguns populares a pensar que éramos doidos... mas não, esperava-nos a última rampa do dia... a subida do Palácio do Correio-Mor até Montemor.
Para um dia que esteve péssimo para a praia, mas perfeito para pedalar só faltou mais alguma chuva para refrescar a malta... e incrível foi ver uma cidade deserta num domingo... maravilhoso mesmo, que só não foi melhor pois a tasca dos queijinhos frescos em Montemor estava fechada, e eu e o tivemos de beber a mistura noutro local... não tão bom.
Despedidas feitas, e foram 77 Kms feitos numa média de 18,8 Km/h que para mim deram para treinar força pois em momento algum recorri à amiga Avózinha para conseguir subir, e para a Carla, a confirmação que tem de se esforçar mais para acompanhar os “Homens” nestas andanças.
Por falar em andanças... logo à tarde, tenho uma programada !!!

Sem comentários: