segunda-feira, agosto 16, 2010

14/08/2010 Passeio Pedestre
Nocturno em Palmela


Após ter sido mordido pelo bicho que ataca os “caminhantes”, o prazer de passear a pé no meio dos montes definitivamente ficou cá em casa.
Desta vez o desafio foi em Palmela, com direito a um pequeno empeno na zona da Arrábida.
Atracção principal para este evento, que se inicio em pleno Castelo de Palmela, foi o facto de se iniciar bem para lá da hora do por do sol... 21h00 e quem não tivesse uma luzinha para se guiar, o mais certo era pôr o pé aonde não devia... agora que penso nisso, mesmo assim isso aconteceu, mas isso conto um pouco mais tarde... 2 linhas ou 3.
Mais uma vez a companhia para este dia recaiu nos incansáveis Miguel e Tânia e em mais 100 participantes de todas as idades.
Logo após o inicio do passeio, deu para perceber que este iria ter um grau de dificuldade aceitável e que os participantes que tivessem bastão iriam ultrapassar as dificuldades com maior à-vontade.
Os bastões só não ajudaram nos momentos em que passámos campos minados, nos quais até as luzes não ajudavam muito... e aqui alguém (talvez uma menina de seu nome Tânia) acertou em cheio, e por breves momentos viu-se a caminhar sozinha pois ninguém queria a sua companhia??? Digamos que o cheiro, a natureza no seu estado mais puro, emanava em volta dos seus sapatinhos...
Durante os 8 Kms de passeio, muitos foram os obstáculos que deixámos para trás... riachos, single-tracks, subidas vertiginosas, descidas arrepiantes e acima de tudo... silvas!!! muitos e muitos silvas, que se escondiam no meio da escuridão e não perdiam a oportunidade de arranhar a malta.
Uma das dificuldades nesta noite foi o de tirar fotos devido à escuridão... e se deu para apanhar várias vezes os meus companheiros, tirar à minha pessoa, foi um bocado mais difícil, pois por momentos encarnei o Mancha Negra... era ver a Carla a apontar a máquina fotográfica para todo o lado menos para mim... para ela era difícil diferenciar entre o escuro e a escuridão??? Valeu o meu sorriso, para fazer reflexo no flash!!!

O passeio terminou num arraial no Vale de Palmela, no qual deu para descansar um pouco e então depois fazer o último Km até ao autocarro que nos iria trazer de volta até ponto de partida... como rescaldo fica a experiência de andar no meio do mato na plena escuridão da serra, mas com o desejo de continuar nesta aventura de caminhar...
Para terminar, mais uma vez para meu espanto, (não me convenço que a idade está a avançar) após conversa com alguns jovens ??? reparei que ninguém sabe quem são os Lemmings!!! Pois bem, Lemmings, é um jogo do estilo quebra-cabeças que permite ao jogador resolver o enigma de levar 100 bonequinhos caminhantes de um ponto até ao outro... ou seja aquilo que agora ando a fazer... caminhar atrás de alguém que me leva de um local até outro... é terrível verificar que tudo aquilo que para mim, ainda está bem vivo na memória, nomeadamente os jogos ou super heróis, para outros, não passa de um nome ou algo que parece pré-histórico... talvez envelhecer seja isto... gozar ao máximo, aprender, e mais tarde transmitir aos mais novos tudo aquilo que vivemos e aprendemos.

1 comentário:

Blackbelly disse...

Mas o que será que está a dar a toda a gente? Isto é mesmo tentar curtir a natureza ao máximo :) Isto é BTT, caminhadas e corridas :)

Mas o que me faz aqui escrever são os Lemmings :) Tenho algumas versões para pc e este ano comprei a versão para a PSP :p