domingo, abril 18, 2010


17/04/2010 - 140 Kms
De Odivelas a Odivelas do Alentejo



Antes de passar ao relato do dia, o facto de eu comparecer neste evento prendeu-se ao facto do Rui e do Paulo me convidarem para um passeio longo, é verdade, mas ao qual iriam comparecer mulheres e crianças... mulheres, só a minha mesmo, e crianças, perdoem-me a brincadeira mas só vi um anão mesmo ???
A ideia de ligar duas terras com o mesmo nome, Odivelas, de bicicleta não deixou de ser interessante... atendendo ao facto de a distância e até dimensões que as separam, e como não podia deixar de ser, o convívio que um evento destes acaba por proporcionar, levaram-me a estar presente, mesmo tendo em conta que a minha preparação e estado físico não me permitirem tão altos pedalanços.
A hora de partida de Odivelas foi às 6.00, e de notar que devido às intempéries meteorológicas que se têm sentido, as pessoas que se propuseram a este desafio compareceram todas e para inicio de viagem ainda de noite o São Pedro resolveu nos abençoar com umas pingas... um obrigado ao mesmo !!!
A ligação entre a margem norte e sul do Tejo foram feitas de barco e foi com agrado que pude pela primeira vez andar num dos novos catamarans... muito bons mesmo, até bar os bichos têm.
Daqui para a frente foi o esperado... dar ao pedal que o Alentejo ainda estava longe.
O ritmo até que foi bem simpático atendendo às diferenças de andamento e, até Alcácer do Sal, local escolhido para o almoço, foi um tiro.
Honestamente, aqui era de minha intenção ir para a carrinha fazer companhia ao que mais uma vez nos apoiou numa odisseia, mas as palavras de incentivo da malta lá me levaram a continuar por mais um pouco.
Daqui para a frente é que vinham as verdadeiras dificuldades, as subidas alentejanas ??? que muitos dizem não existir, e se inicialmente até não me custaram pelo facto de as fazer acompanhado, assim que o grupo se partiu e eu me vi sozinho entre os que andavam e os que não se mexiam, a minha moral veio abaixo e o pensamento “ não queiras tudo no mesmo dia, se estragas agora nunca mais andas, pára agora que ainda não dói, e por ai a fora “ e após saber os Kms que já tinha feito, 115, segundo o conta Kms do Rui, pois o meu ficou sem bateria, pensei que realmente já chegava, e um breve olhar para trás ao qual avistei a carrinha da salvação... a paragem foi imediata.
Hoje, enquanto escrevo isto, julgo que podia ter ido mais um pouco, mas, ao mesmo tempo foi a decisão certa, pois ainda estou em recuperação.
Uma coisa é certa, livrei-me de umas subidas bem valentes e de uma chuvada que doía só de ver. Tirando eu e o Óscar, os restantes elementos do Passatempo BT, aguentaram-se às dificuldades e fizeram a viagem toda, apesar que mesmo assim ainda pedalei os últimos Kms com eles para fazer a entrada em Odivelas em cima da minha burra.
Antes de passar ao encerrar da cerimónia, pois isto já está a parecer um testamento, não quero deixar de registar o facto de o Luís ??? ter comprado uma montada nova... Scott Spark e para o passeio em vez de trazer uma camâra de ar suplente, não... veio com um selim a mais para as dores de rabiosque, o outro acontecimento de registo foi o facto de eu ter presenciado a força do Zé Manuel a dar ao pedal... uma verdadeira força da natureza e acima de tudo uma fonte de inspiração, é que se para o Óscar era impossível o avanço que o já tinha dado ao resto do pessoal e por momentos até eu já estava a ficar com dúvidas, mas, a verdade é que o “ animal “ na sua montada de BTT na companhia de mais 3 estradistas dispararam e deixaram toda a gente para trás.


Para encerrar, os parabéns à organização que cumpriu todos os horários que estavam programados, mas, na minha opinião só falhou num pequeno pormenor... durante os discursos de agradecimentos, todos os presidentes tiveram honras de palavra, todos menos um... o RUI, ao qual deixo aqui uma ovação...


VIVA O PRESIDENTE !!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa Jaime. Bem observado. Viva o presidente. Oh Rui, não leves a mal, isto são só brincalhões.

Zé Manel

Anónimo disse...

Boa Jaime. Bem observado. Viva o presidente. Oh Rui não leves a mal, isto são só brincalhões.

Abraço
Zé Manuel