quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Só eu e o Mundo...



Após o ultimo treino de domingo, tinha programado correr na segunda, mas as dores voltaram e vi-me obrigado a ficar em casa agarrado à perna...
Como é óbvio, a moral vai e vem com uma rapidez incrível e se num dia estou a 110 % de confiança, no dia seguinte vejo-me no fundo do poço.
Talvez por isso a última prenda que recebi da Carla ( Livro “ Vontade de Vencer “ de Lance Armstrong ) tem-me ajudado a encarar esta fase da minha vida de uma forma positiva, e que tudo isto faz parte da minha recuperação... uns dias sim, outros não.
De manhã, quando acordei o meu primeiro pensamento foi... “ vais e mais nada... “, mesmo sabendo que não teria companhia para treinar, equipei-me.
O primeiro destino era o Monsanto, e quando soube que possivelmente teria mais Maníacos na zona, ainda fiz uma tentativa de contacto... mas, assim que comecei a pedalar, o sentimento de paz apoderou-se de mim e à medida que ia vagueando pela serra... posso dizer que não sei o que é meditar, mas o que passei por ali deve ter ficado perto... muito se diz do poder da mente sobre o corpo e naquele momento a minha mente estava para lá do que se possa imaginar... o dia também estava a ajudar... o sol a furar as arvores e o fresco da manhã misturada com o calor das pequenas clareiras... sensação única, que sozinho tem outro significado.
Pelo caminho, fui evitando as grandes rampas pois ainda não quero arriscar, mas mesmo assim ainda trepei um pouco para matar as saudades...
Engraçado que, acabou por ser aqui que vi o maior grupo de mascarados... um grupo de “ Lemmings “ já de terceira idade, mas todos vestidos a rigor para a época e se eu não fosse tão envergonhado, apesar de ainda ter tido uma breve conversa com eles, teria parado para tirar a minha foto de “ grupo “... esta teria ficado bem catita.
Após isto, fiz-me à estrada rumo à expo, e daqui para a frente foi um suplicio chegar a casa, devido a uma avaria no pipo da roda da frente que fez com que parasse mais de 10 vezes para chegar a casa... atravessar a serra de unhos, nunca me custou tanto a fazer e ainda por cima fui experimentar uma estrada nova que sobe mais do que é preciso para passar a serra... valeu para o treino.
Depois de tantas paragens, quando cheguei a casa doía-me mais os braços de dar à bomba do que as pernas, o que não deixa de ser um bom sinal...
Definitivamente estou no bom caminho e em breve...
Estarei de volta

domingo, fevereiro 22, 2009

De tudo um pouco...



Num dia que era para ser de pura descontracção e aproveitar para ver uns mascarados pelas ruas de Lisboa, posso dizer que aconteceu muita coisa... e a máquina fotográfica ficou em casa...
O “ treino “ até começou lento pois as pernas não queriam mexer e as dores eram algumas, mas com o desenrolar da coisa e o aparecimento de ciclistas pelo caminho, as pulsações começaram a vir ao cimo e á medida que ia passando por eles a vontade era de andar mais...
Chegado à N10, tudo começou... tive de parar para deixar passar alguns elementos do Grupo de Cicloturismo de Moscavide e como é óbvio aproveitei a boleia... e siga... tirando rotundas e cruzamentos nunca baixamos dos 35 Km/h e muitas vezes acima dos 40 Km/h... espectáculo.
A certa altura, vi-me obrigado a passar por eles e ser eu a ir à frente... estão a ver o sentimento que isso provoca nos homens da estrada... alguns metros e ai estavam eles novamente à minha frente, e foi numa altura em que rodávamos acima dos 40 que pensei “ estou a andar muito... “ logo a seguir o pensamento mudou e disse “ fraco...fraquíssimo “, pois um grupo de triatletas liderados pelo “ IronmanSérgio Marques, passou por nós sem deixar rasto... passou, é ser simpático... realmente a realidade é outra, e eu e muitos daqueles que conheço estamos muito longe dela.
Mesmo assim, foi excepcional... chegado a expo deparo com um Bttista atropelado que era o Maníaco Lúcio a estrear a sua TOMAC... felizmente com ele parecia tudo bem, mas a bina coitada... as melhoras aos dois.
Mais à frente vejo-me obrigado a parar mais uma vez pois deparo-me com amigos e familiares... e dois minutos de conversa na esplanada tiveram mesmo de ser.
De volta à estrada... toca a dar até à baixa de Lisboa e volta a travar... agora para uma ginjinha... há pois é... aqui o motor também precisa de combustível... segue viagem e a subir a Av. da Liberdade avistamos dois BTTistas a pé... era o grande amigo Óscar, que não via à muito e como é óbvio por um amigo para-se em qualquer sitio... amizade acima de tudo.
Depois de tudo isto, toca de rumar a casa que a barriguinha já se queixava... para concluir uma nota negativa... se o motivo que me fez sair foi ver os mascarados como deu para ver... nem vê-los, ou pelo menos muito poucos o que me leva a pensar... aonde é que andam as “ brazucas “ com biquinis à maneira....
não é CARNAVAL ?

sábado, fevereiro 21, 2009


Em Busca de...

Ao longo desta minha curta carreira de desportista amador ainda não sei o que procuro... se prazer, se dor... se bem que a dor me tem acompanhado nestes últimos tempos e o prazer, agora que penso nisso não sei se alguma vez o tive, na forma como todos pensamos que ele deve ser...
O desporto é suposto dar saúde... pelo menos é isso que sempre ouvimos dizer, mas, continuo a dizer que nos hospitais, não há nenhuma pista de tartan ou um campo de futebol para os doentes... que nos prolonga o bem estar na velhice... isso sim, sem dúvida e talvez seja isso que eu e os meus companheiros procuramos.
Quem estará certo... os outros que não fazem nada... ou “ nós “ que nos esfolamos sempre que temos oportunidade... talvez o seguimento deste pensamento ajude a decifrar esse enigma.
Para exemplo, após conversa com o meu amigo Rui Luz, o mesmo está a treinar para participar numa prova de 24 H em BTT, na qual ele pretende aguentar as 24 a pedalar com o mínimo de paragens, ao qual eu lhe perguntei se ele tinha calções para o evento... as dores naquele rabo vão ser muito superiores às que um “ John Holmes “ provocaria numa... como posso dizer isto... coisa nova... vocês percebem... e tenho a certeza que no final apesar disso, ele vai estar radiante... prazer !!!! não sei... dor !!! de certeza...
Outro exemplo será o Vasco e a Soraia que em breve, nas suas férias irão participar em mais uma travessia... dias seguidos a pedalar, comer pó e muito, muito sofrimento... mas no fim, mais um objectivo de vida alcançado... será normal !!!
Para um casal normal, férias significa praia, esplanadas e pouco mais...
É engraçado que para uma pessoa normal ter de subir a um terceiro andar pelas escadas já é um dia estragado e tenho a certeza que se eu convida-se os meus amigos para subir ao Empire State Building pelas escadas a pergunta seria só uma... Quando ? Não interessa o cansaço ou a dor que dai possa vir...
Enquanto os ditos “ normais “ passam a semana a programar o passeio de fim de semana... aonde comer o pastel, beber a cerveja ou o gelado... nós, os “ anormais “ passamos a semana a tentar treinar para no fim de semana ter o empeno-mor ao ponto de domingo à tarde só servir para dormir e ver o desporto 2 aonde passam reportagens das modalidades por nós adoptadas.
Por consequência, na 2ª feira não nos peçam para correr para o autocarro nem nos contem anedotas pois os músculos doem por todo o lado, mas mesmo assim o sorriso é de orelha a orelha, enquanto que os “ normais “ chegam ao local de trabalho cheios de olheiras, mal humorados e nem se vêem a cor dos dentes e supostamente passearam o fim de semana todo... após isto, o que será melhor... procurar a dor e o sofrimento ou o prazer...

segunda-feira, fevereiro 16, 2009


15/02/2009 - XIIIº Duatlo
das Lezírias


No dia em que “ regressei “ à competição o rescaldo só pode ser positivo pelo estado de espirito que isso me provocou...
Se estou feliz por ter participado... claro que sim, se estou satisfeito com o meu desempenho... infelizmente não, mas também não posso pedir mais de mim mesmo quando não tenho treinado o suficiente, e mesmo quando treino, não o faço por completo devido ás dores...
Como já tinha referido, fui para a categoria “ Promoção “ que conta para o Campeonato Regional de Duatlo, e como seria de esperar, as dificuldades foram menores que aquelas que os meus amigos encontraram na prova da “ Taça de Portugal “.
Durante a corrida o meu pensamento era só um... “ por favor não arrebentes agora... “ e felizmente mesmo a doer a minha perna deixou-me ir até ao fim. Na zona de transição ao contrário dos outros participantes além do capacete e afins para pedalar ainda tinha um spray para as dores, que usei em todas as transições... mais tempo perdi, mas ao menos acabei.
Como pensava, perdi muito na corrida, mas na bicicleta ninguém me passou...bem não estou a contar com o grupo de cavalos que me passou à frente em pleno trilho que me obrigaram a travar a fundo senão era atropelado, mas aqui ainda recuperei muitas posições para depois voltar ao sofrimento e sem me preocupar com nada fazer os 1250 metros de corrida que me faltavam e assim mais uma vez ter o prazer de passar uma linha de meta.
Para primeira vez numa prova do estilo... sem o treino adequado... lesionado... Parabéns a mim mesmo pelo 59º lugar em 174 com um tempo total de 51 min e 17 seg.
Não posso deixar de agradecer à Carla, Soraia, ao Vasco, Nuno Galvão, Dino e Rui Luz pelo apoio prestado pelos mesmos durante a prova... que mais tarde pude retribuir quando foram eles a competir na prova dos “ Homens “ com excepção ao Galvão que me fez companhia durante a prova.
A Carla, fez igualmente aqui a sua estreia, e também ela apesar da falta de treino e sendo estreante nestas andanças conseguiu acompanhar a “ Mafarrica “ da Soraia que mais uma vez completou um objectivo por ela traçado... estas duas ainda vão dar que falar... são só mais uns sprints e elas ficam finas para as curvas.
Para os meus restantes amigos a prova correu igualmente de feição, em que todos acabaram por chegar ao fim com desempenhos dignos de louvar ou não fossemos nós perfeitos amadores nesta coisa de dar às pernas... sem pedal á mistura... e talvez seja aqui que tenhamos que nos empenhar nos próximos tempos para ai sim começar a ter resultados de registo... ou pelo menos chegar um pouco mais à frente.
Julgo quer o bicho acabou por pegar, pois se correr tudo bem estaremos em Grândola para mais uma prova, por isso, o grito é para todos nós...






É SOFRER ATÉ AO FIM....

terça-feira, fevereiro 10, 2009

08/02/2009 Treino para o
Duatlo das Lezírias


A convite do Dino, o homem mais experiente do grupo nesta história dos Duatlos, fomos todos ( Galvas, Soraia, Vasco, Eu e a Carla ) até às Lezírias efectuar um treino com vista ao reconhecimento do terreno para a prova que se avizinha.
Para começar como é óbvio, veio a bela da corrida, que só veio confirmar os meus maiores receios ao ponto de me vir obrigado a alterar a minha inscrição da Taça de Portugal para a categoria Promoção... não é pelas distâncias, mas sim pela maldita perna que não me deixa correr muito tempo seguido, e acaba por bloquear ao ponto de até me ser difícil caminhar.
Após a sofrimento da corrida veio a bicicleta e aqui apesar de estar longe daquilo que já fui não há duvidas que ainda consigo dar um pouco ao pedal.
Durante o reconhecimento e após algumas duvidas sobre qual o percurso encontrámos alguns atletas juvenis de triatlo e seus treinadores que logo se prontificaram a mostrar qual o caminho, e com eles acabámos por fazer o resto do percurso.
Foi aqui na companhia de um dos treinadores que acabei por matar saudades da vontade de andar mais e mais... sabe tão bem...
Para terminar o treino... mais uma corridita, que para mim acabou por ser mais curta, visto ser isso que vou apanhar na prova.
Prá semana, com mais ou menos dores e nem que seja o último a passar a meta eu vou lá estar...

terça-feira, fevereiro 03, 2009

01/02/2009
III Duatlo do Jamor




Mais uma vez, apesar de não poder participar num evento, não deixo de comparecer para dar apoio aos meus amigos que nele participam.
Eram 3, o Rui Luz que apesar de ter andado com duvidas em relação á sua participação lá compareceu, o Dino que já é um repetente e a grande Soraia, que mais uma vez mostrou a todos que, os que ganham não são aqueles que cortam a meta em primeiro lugar, mas sim aqueles que terminam.
O tempo não ajudou em nada a todos os participantes... frio, chuva e como consequência... lama,lama e mais um pouco de lama para acabar.
É engraçado que, apesar de ver aquelas alminhas ali a sujarem-se todas da cabeça aos pés, o meu sentimento era um misto de pena e inveja, ou não esteja eu sedento de poder ir para o mato chafurdar nas poçinhas e na lama.
Em relação aos meus amigos, apesar da dureza da prova todos eles estavam radiantes e contentes com o seu desempenho independentemente da classificação, e dentro de 15 dias apesar de não estar em condições espero poder fazer-lhes companhia na próxima prova. O Vasco, nervoso por ver a sua amada ali a sofrer e a sujar-se toda, decidiu ser solidário e acabou por se banhar, também ele, com um pouco de lama... isto do amor tem coisas que ninguém percebe, é que pelo menos podia ter poupado a máquina fotográfica.
Engraçado também, foi ver um sapato todo enlameado no meio do circuito quando passado um bocado, não é que aparece um participante a correr e veio ali calçar o “ bicho “... este rapazito fez 2,5 Kms descalço... merecia uma medalha “ a do parvo “ pelo facto de não ter parado para se calçar no momento em que o ténis lhe saltou fora.
De realçar também o facto da minha amiga Vanessa Fernandes não ter podido participado na prova devido a lesão mas mesmo assim não deixou de estar ali a dar apoio aos seus amigos e acabou por desviar as atenções das câmaras fotográficas de todos os que estavam presentes... é feia... mas todos querem uma foto dela... até eu tirei.
É engraçado que apesar das câmaras e dos holofotes só estarem apontados para os atletas de topo são pessoas como eu que somos apenas mais um rosto no meio da multidão que acabamos por fazer a verdadeira festa, e que realmente acabamos por fazer com que cada vez mais, apareçam mais e mais participantes em eventos de desporto out-door como o BTT.