sábado, fevereiro 21, 2009


Em Busca de...

Ao longo desta minha curta carreira de desportista amador ainda não sei o que procuro... se prazer, se dor... se bem que a dor me tem acompanhado nestes últimos tempos e o prazer, agora que penso nisso não sei se alguma vez o tive, na forma como todos pensamos que ele deve ser...
O desporto é suposto dar saúde... pelo menos é isso que sempre ouvimos dizer, mas, continuo a dizer que nos hospitais, não há nenhuma pista de tartan ou um campo de futebol para os doentes... que nos prolonga o bem estar na velhice... isso sim, sem dúvida e talvez seja isso que eu e os meus companheiros procuramos.
Quem estará certo... os outros que não fazem nada... ou “ nós “ que nos esfolamos sempre que temos oportunidade... talvez o seguimento deste pensamento ajude a decifrar esse enigma.
Para exemplo, após conversa com o meu amigo Rui Luz, o mesmo está a treinar para participar numa prova de 24 H em BTT, na qual ele pretende aguentar as 24 a pedalar com o mínimo de paragens, ao qual eu lhe perguntei se ele tinha calções para o evento... as dores naquele rabo vão ser muito superiores às que um “ John Holmes “ provocaria numa... como posso dizer isto... coisa nova... vocês percebem... e tenho a certeza que no final apesar disso, ele vai estar radiante... prazer !!!! não sei... dor !!! de certeza...
Outro exemplo será o Vasco e a Soraia que em breve, nas suas férias irão participar em mais uma travessia... dias seguidos a pedalar, comer pó e muito, muito sofrimento... mas no fim, mais um objectivo de vida alcançado... será normal !!!
Para um casal normal, férias significa praia, esplanadas e pouco mais...
É engraçado que para uma pessoa normal ter de subir a um terceiro andar pelas escadas já é um dia estragado e tenho a certeza que se eu convida-se os meus amigos para subir ao Empire State Building pelas escadas a pergunta seria só uma... Quando ? Não interessa o cansaço ou a dor que dai possa vir...
Enquanto os ditos “ normais “ passam a semana a programar o passeio de fim de semana... aonde comer o pastel, beber a cerveja ou o gelado... nós, os “ anormais “ passamos a semana a tentar treinar para no fim de semana ter o empeno-mor ao ponto de domingo à tarde só servir para dormir e ver o desporto 2 aonde passam reportagens das modalidades por nós adoptadas.
Por consequência, na 2ª feira não nos peçam para correr para o autocarro nem nos contem anedotas pois os músculos doem por todo o lado, mas mesmo assim o sorriso é de orelha a orelha, enquanto que os “ normais “ chegam ao local de trabalho cheios de olheiras, mal humorados e nem se vêem a cor dos dentes e supostamente passearam o fim de semana todo... após isto, o que será melhor... procurar a dor e o sofrimento ou o prazer...

1 comentário:

ASG disse...

Nada como um belo empeno pela manhã ;) Viva o empeno!!! :)

Eu já estou habituada, há quem me chame junky, sportsfreak ou simplesmente doida!

A verdade, é que ninguém me tira o prazer da conquista de mais uma subida, de chegar à meta de um duatlo ou de uma corrida de atletismo... seja o que for, o desporto vale a pena!

E eu sei que encontrei em ti e na Carla companheiros para estas aventuras, que pensam da mesma forma que eu ;)