segunda-feira, abril 28, 2008

25 e 26 de Abril
Sacavém - Fátima





Fácil... não custou mesmo nada... nem precisei de dar ao pedal, ou não fosse eu de carro a dar apoio ao resto do pessoal.
Foi com um sentimento de tristeza que parti de Lisboa rumo a Fátima juntamente com o pessoal, mas que ao longo da viagem acabou por se ir alterando, pois o estar lá para ajudar quem precisou também foi reconfortante.
Apesar de estar habituado a esta viagem noutros modos, talvez um pouco mais organizados e pensados ao pormenor não posso deixar de dar o devido valor ao facto de cada um embarcar nesta viagem por sua conta e risco sem estar a contar com nada nem ninguém.
Possivelmente nestes modos, a viagem acaba por ter mais significado para quem a faz mas o objectivo é sempre o mesmo... chegar a Fátima.
Ao longo do percurso o pelotão ia aumentando pois nem todos moram em Lisboa e da Azambuja em diante eram 22 a pedalar, eu e a namorada do Moreira, a Rute, a acompanhar o pessoal.
Por esta altura já o Kitos tinha tido uma queda, o que leva a pensar que nem numa viagem santa este homem se safa de riscar a pintura.
Já em Valadas, o pessoal fez o primeiro pit-stop para comer e daqui até Santarém foi um tiro excepto para o Carlos que por esta altura teve de vir até à viatura descansar um pouco, pois as pernas já se queixavam.
Em Santarém, foi altura para o almoço, e aqui é que eu censuro a organização, MacDonald´s, isto não é alimento para ninguém em nenhuma altura do ano, quanto mais numa viagem desta envergadura... bem, o geladinho é bom e recomenda-se.
Só mais tarde soube que alguns foram suficientemente espertos para comer umas bifanas num café ali próximo.
Por esta altura o calor já apertava e foi ver o pessoal a comprar água com fartura, pois ainda faltavam uns quantos Kms.
Quando começaram a enfrentar a serra , o Moreira, por má disposição, algumas más línguas dizem por minha causa, acabou por fazer companhia à Rute o resto do caminho até Alcanena.
Até aqui, o Soldado, já tinha recolhido não sei quantas flores e pelo que sei foi gastando grande parte da água que tinha a regá-las e talvez por isso ao chegar a Olhos D´água, foi o primeiro a ir ao banho arrefecer os músculos, enquanto o resto do pessoal aproveitava para beber algo fresco.
O resto da viagem até à pensão acabou por se fazer bem, visto ter sido por alcatrão o que ajudou a todos aqueles que já não podiam com a pedaleira.
Como bom amigo que sou, deixei um presente em todas as malas dos pedalantes que devido ao cansaço nem deram pela oferta generosa, excepto o Kitos, que como foi o mais abençoado deu pelos 10 Kg a mais.
Após os banhos, veio o convívio entre todos, que é o principal motivo que nos leva a todos nesta aventura de dois dias e especialmente neste grupo que grande parte das conversas que temos é feita através da Internet no fórum da malta e aqui a mesa de snooker à disposição dos hóspedes também ajudou.
No segundo dia, a viagem iria se resumir a subir, subir e subir mais um pouco, visto estarmos mesmo à entrada da Serra de Stº António.
Felizmente, neste dia ninguém sentiu dificuldades e todos pedalaram até ao fim, e aqui sim fiquei com pena de não ter participado pois a malta fez a ligação entre Minde e Fátima pelos trilhos que ainda não conheço e a opinião foi geral... o melhor troço da viagem.
Já em Fátima, o Kitos ainda teve tempo de voltar a cair... cada volta, cada queda... impressionante.
Após a foto de família, o banho, o almoço e o regresso a casa com mais uma aventura para contar, que no meu caso espero que seja a última nestas condições, pois mal cheguei a casa fui direitinho para o hospital para resolver a questão de uma vez por todas.
Para terminar, parabéns a todos os Maníacos pelo desempenho nesta aventura e especialmente à Soraia que está cada vez melhor, e fico feliz por ver que alguns tratamentos que também eu lhe dei estão a fazer efeito.






Pró ano voltamos...

3 comentários:

ASG disse...

Meu caro, sentiu-se a tua falta nos trilhos, mas nas alturas q passava por ti não deixavas de mandar a tua "boca" ;-)

Obrigada pelo incentivo, e sim, "no pain, no gain"!!!

Põe-te fino... ainda tenho muito para empenar, preciso das voltas mafarricas ;-)

Miguel disse...

Boa voltinha Jaime! Deve ter sido com A/C ON e vê-los passar cheios de calor...

Jaime Beato disse...

Meu caro Miguel, eu fui tão solidário que nem liguei o A/C.
Cada um sofreu à sua maneira...