segunda-feira, outubro 15, 2012

13/10/2012 - Casal Maravilha na
PORTUGAL RACE...





Ao fim de tantos anos a desejar fazer uma prova deste tipo, quase sem querer, finalmente chegou o dia !!!
Bendito Facebook, através do qual, fiz um comentário inocente, que me abriu as portas para a realização deste objectivo por realizar.
Atrás de mim, acabou por vir a Carla, o Miguel Pais e o Fernando Cerdeira... só não veio a Nucha porque se lesionou ??? dizem !!!
A prova, Portugal Race, era a pioneira por parte desta organização... Horizontes, de seu nome, com a finalidade de virem a realizar no próximo ano, uma série delas semelhantes e com dificuldades acrescidas.
A prova em si, contava com 3 modalidades... Btt, Canoagem e Corrida Trail, sendo que à partida eu e a Carla só estávamos à vontade no Btt... no resto... logo se via !!!
Numa prova em duplas, era imprescindível o nível físico dos parceiros ser semelhante, uma vez que só se terminava as etapas quando ambos chegassem aos checkpoints e à meta final.
À partida estavam 20 equipas... 11 masculinas e 9 mistas, concorrendo então eu a Carla num escalão e o Miguel e o Cardeira, obviamente no outro.
Assim que soou  a buzina da partida, parecíamos um bando de animais em fuga de algo... e cedo se criou um fosso entre os que pedalavam e os restantes participantes !!!
No grupo da frente, estavam o Miguel e o Cerdeira e um pouco mais atrás com os líderes à vista, estava eu e a Carla... seguindo assim ao ritmo permitido pela minha companheira que era o suficiente para liderarmos a nossa categoria.
Assim que vieram as subidas, colámos aos “homens”, o que indicava um bom nível físico para nós, e assim acabámos por nos manter até ao fim do segmento de Btt, sendo que só a equipa líder é que fugiu definitivamente das restantes.
Infelizmente, entre outras tantas descidas, os últimos 2 Kms eram a descer ??? o ponto fraco da Carla !!! e com esta última inclinação a ser técnica e difícil, acabámos por ser ultrapassados tanto pela equipa do Miguel como por 2 outras equipas, entre elas a equipa mista que nos perseguia de perto sempre que descíamos, mas que facilmente despistávamos quando começávamos a subir...
Resultado, chegámos ao 2º segmento da prova em 5ºs da geral... bom... muito bom mesmo.
Na água, vieram os problemas !!! para a Carla era a primeira vez que remava, para mim, não era, mas... era como se fosse ???
Íamos para arrancar, nós, Miguel e Cerdeira, quando a rapariga faz uma pergunta pertinente... “então e os coletes ???”... falha de amadores, como é óbvio !!! especialmente porque a minha companheira não sabe nadar...
Arrancámos, eu e a Carla, aos esses, como que a nos habituar à coisa e quando olho para o lado... SPLASH !!! vejo o caiaque do Miguel a virar ???
Pouco podia fazer, senão continuar a dar aos braços e seguir não em frente, mas sim aos esses...
Pouco depois, lá passavam por mim os dois “pintos” molhados, mas com um andamento certo... fruto da experiência do Cerdeira nesta modalidade.
Eu e a Carla, por pouco não tivemos uma crise conjugal, tal era a nossa dificuldade em progredir na água... estava a ser tão ridículo que numa das curvas conseguimos encalhar numa das margens !!!??? por esta altura pedia eu uma Gaivota, daquelas de dar ao pedal que certamente chegaria lá mais depressa !!!
Durante o longo percurso de caiaque em águas paradas, ainda fomos ultrapassados por 2 atletas que seguiam em excesso de velocidade, ao ponto de até levantarem ondas ??? mais tarde vim a saber que um deles era somente atleta de Selecção Nacional !!!
Daqui para a frente, talvez por influencia das bestas, espantosamente eu e a minha compicha, atinámos com a coisa e lá começámos a remar decentemente, ao ponto de chegarmos ao fim a tempo de desejar boa viagem aos nossos amigos, que igualmente defendiam o nome da nossa equipa... Passatempo BT.
Chegados à etapa final, tudo iria ser mais fácil... pensava eu !!! afinal era só correr ???
Mal saímos do ponto de transição, para acertar com a saída da Vila, foi das coisas mais difíceis que já fiz ??? por esta altura, começava a duvidar das minhas capacidades de ler o GPS, o que não era normal !!! é por aqui, é por ali... e nunca mais acertava com a linha que era suposto me guiar dali para fora ???
Isto levava-me a um problema levantado pela organização... estejam sempre em cima da linha !!! e isto era-nos impossível pois a linha andava por cima dos telhados das casas(houve quem o fizesse) ???... por esta altura, começava a Carla a passar-se com tanta volta atrás !!!
Com este episódio para trás... era tempo de correr atrás do prejuízo, mas corrida Trail não é assim tão fácil de se fazer, pelo que optámos por correr nas rectas e nas descidas e nas subidas fazíamos passo rápido, e ás vezes passinho de corrida à velho ???
Enganos ao longo do percurso... acabei por lhes perder a conta !!! tudo porque o aparelho não me permitia acertar com a linha do Track... e fazer 11 kms na Montanha assim, não é mau... é péssimo, ao ponto de eu chegar a pensar que certamente iria ser desclassificado ???
A pior parte, acabou por vir na mais bela paisagem da corrida... o Trilho das Cascatas... um caminho pedestre marcado como Pequena Rota na região.
Neste trilho, acabámos por fazer escalada pura e dura, com o GPS a mandar-me para um lado, e nós a irmos para outro... já estava a ficar doido com tanta incerteza do caminho a fazer.
Neste local de difícil progressão, ainda fomos apanhados por dois Trail Runners... estou safo... pensei eu ??? Posso dizer que só os vi durante 2 minutos, apesar de lhes ter solicitado ajuda !!! os homens eram tão rápidos a trepar a montanha que com as variações e mudanças de direcção constantes, num abrir e fechar de olhos voltámos a ficar ás escuras !!!
A Carla... já bufava... e eu... respirei um pouco e deixei de olhar para o GPS e simplesmente procurei a saída do local... acabou por ser a opção certa !!!
Daqui até ao final, foi um tiro, acabando nós por fazer 2º lugar no escalão e 9º na geral atrás da dupla Miguel e Cerdeira que acabaram por fazer 7º... bom !!! muito bom !!! pensando que na nossa especialidade terminámos em 5ºs e no fim só perdemos 4 posições para especialistas nas outras modalidades... foi 5 estrelas mesmo.
Segundo a Carla, claramente atingimos os nossos objectivos... não cair do Btt... não virar o caiaque e por fim não suspirar na corrida ??? para principiantes, sou obrigado a concordar, apesar de ficar o sentimento de que podíamos ter feito bem melhor, se a organização nos tivesse comunicado, que permitia  ligeiros desvios no trajecto... como nos comunicou no fim !!!??? 
Analisando a prova do Miguel e do Cerdeira... não sendo mauzinho ??? no Btt... 3 quedas para o Cerdeira !!! e o Miguel deixou cair o GPS da bicicleta 2 vezes... foi bom ??? na Canoagem... viraram o boneco e acabaram por ir dar banho às minhocas !!! espectáculo... na Corrida... pelo menos 1 queda para o Cerdeira !!! apesar que, nas fotos leva-me a pensar que esta aqui representada não foi contabilizada ??? estiveram em grande, pode-se dizer !!!
Com tudo isto, uma coisa é certa... acabámos todos por passar todos uma manhã diferente e claramente bem passada com um desejo no horizonte... se houver mais, certamente estaremos mais bem preparados... pelo menos o Casal Maravilha !!! 

Sem comentários: