segunda-feira, julho 18, 2011


16 e 17 de Julho de 2011
Foi tempo de Tomar...

O apelo surgiu por parte do Zé Manel, se o pessoal não estava numa de Tomar... e, como somos um grupo unido, escusado será dizer que a resposta foi sim !!!
Respondemos tão alto, que um intruso de outra tribo, logo se juntou a nós ??? estes Papa Trilhos, estão em todo o lado... pior que isso, com intenção de nos guiar num quintal que não é o seu ??? mas, a isso vamos lá mais tarde.
O convite era simples... pegar nas bikes de estrada... pedalar e Tomar uma valente tareia de 150 Kms !!! e no dia seguinte Tomar as bikes de BTT para mais uma pequena tareia de trilhos e paisagens deslumbrantes.
Aqui o escriba, fugiu ao 1º desafio por motivos profissionais, mas, fez-se representar pela “dondoca” cá da casa, que depois deste passeio se juntou às restantes “dondocas” que Tomavam conta da casa até à chegada dos bravos.
Para esta primeira Tomada, foram o Zé Manel, Zé Carlos, Paulo Duran, Paulo Marques e a Carla... poucos, é verdade !!! mas os suficientes para se fazerem notar, levando assim, o nome da equipa por essas estradas fora.
Sobre este desafio, não posso falar muito, mas o ritmo deve ter sido calmissímo !!! ou então estes chamados elementos do “Pró-Passatempo BT” são só fogo de vista, uma vez que a Carla adormeceu duas vezes pelo caminho... indo numa delas, embater na traseira do Paulo Duran !!! segundo a própria, nem o vento forte que se fazia sentir era suficiente para a acordar ???
A meta volante para este dia, colocada em Alpiarça, foi ganha pelo Zé Carlos, que após salpicar os restantes, deixando-os a esfregar os olhos, disparou num sprint descomunal ao nível do Mark Cavendish, aniquilando a concorrência, levando assim à histeria os cidadãos locais.
Para quem não ia escrever sobre o que não viu, acho que já chega... deixo só umas ultimas palavras às "dondocas", pela feliz ideia de colocar uma meta e respectiva fita no local aonde a malta iria Tomar a recompensa pelo esforço despendido... e aqui, entro eu... para Tomar comida, bebida, sol e acima de tudo... boa companhia... eu estou lá !!!
A tarde foi passada a Tomar sol e banhos de piscina, intercalados com umas partidas de Ping-Pong, Matraquilhos e Snooker ... uma chatice !!!
À noite, fomos recuperar energia a um restaurante na zona com vista deslumbrante sobre a Barragem de Castelo de Bode... excelente escolha do casal organizador.
Durante o repasto, chegou ao local o Rui João, que apesar de não ter comido, não se livrou de pagar... é a multa por chegar tarde !!!
No domingo... dia do BTT, juntaram-se a nós o Rui Luz e o Fernando, para o passeio.


Por estranho que pareça, apesar de termos dois elementos da região, foi o Rui João a pesquisar trilhos por onde iríamos passar... e o Papa Trilho, ainda nos tentou guiar, mas, com tanto engano... saltei eu para o leme do GPS... e após alguns ajustes na configuração do aparelho, lá seguimos certinhos rumo ao empeno... Rui, estás perdoado !!! com aquela configuração, era impossível nevegar.
O passeio em si, foi muito bom, por uma região do país que nos faz Tomar uma paz interior muito grande... isto, excepto quando estávamos a subir !!! aí, fazia lembrar Figueiró do Vinhos ??? nessa altura, eu só desejava pertencer à “Turma do E.T.” ???


De notar que, nesta região, a qualidade dos trilhos está acima da média, sendo grande parte deles cicláveis.
Enquanto tivemos GPS (o Rui fez o favor de não carregar o track todo), andámos certinhos, mas, assim que o mesmo se acabou, passaram os Zé´s para a frente, escolhendo assim a melhor forma de chegarmos ao almoço prometido... verdade seja dita que, em certas alturas a malta duvidou da capacidade dos rapazes, mas... também é verdade que nos levaram por zonas bem bonitas com vista sobre Tomar.
Foram 50 Kms de puro BTT, que deram para abrir o apetite para mais umas cacholadas na piscina antes do almoço... a bela da sardinhada.


Por esta altura, começava o Fernando a ficar preocupado com o preço de tanta qualidade e fartura !!!
A tarde, mais uma vez, foi em pura diversão para queimar algumas calorias pois o dia ainda não tinha acabado... faltava o lanche !!! caracóis e afins preparados pelas “dondocas”... estava tudo muito bom !!! e o Fernando já suava, só de pensar no preço !!! acabou por nem comer em condições...
Depois de alguma discussão, chegámos à conclusão que este seria o local ideal para o Centro de Estágio de Alto Rendimento dos elementos que integram o departamento “Pró” do Passatempo BT, e apesar de não estar nenhum elemento directivo do clube... ficou prometido pelo Tesoureiro, o Zé Carlos, desviar as verbas necessárias sem que ninguém desse por isso para garantir o financiamento... eu, apesar de não estar ao nível do estatuto “Pró”, ofereço-me aqui como aguadeiro... tendo em conta que este departamento não pára de crescer, peço já ao Tesoureiro o desvio de fundos a contar com uma ajudante... a Carla deve aceitar a tarefa ???
Pouco mais posso dizer sobre estes dois dias fantásticos... excelente é pouco !!!
Obrigado Zé Manel e Cristina... não tenham medo de Tomar a nossa companhia sempre que quiserem.


Para terminar, só tenho a lamentar que não tenham estado mais elementos do Passatempo BT (Prós e Turma do E.T.) ???
Perguntam vocês, quem é a Turma do E.T. ???
Como todos sabem, em Figueiró do Vinhos, alguns elementos da nossa equipa juram que jamais deixaram de pedalar (Palavra de peregrino é para levar a sério) e eu fui um dos que cheguei a duvidar como aqui relatei, mas... depois de muito pensar, cheguei a uma conclusão... numa das muitas subidas da prova, dei por mim a alucinar !!! e posso dizer que até vi bicicletas a voar ??? na altura pensei ser alucinação devido ao cansaço !!! Hoje sei que não !!! era a Turma do E.T., que integra elementos do Passatempo BT. Para quem não viu o filme E.T. o Extra Terrestre do Steven Spielberg, eu conto somente o fim... Um bichinho extra terrestre muito simpático, numa fuga às autoridades locais, acompanhado por um grupo de jovens ciclistas, fez com que os mesmos voassem nas suas bicicletas, durante a fuga, sobre montes e vales !!! Ora bem, perante isto, depois de tantos anos, os rapazes cresceram e hoje são chefes de família e continuam a andar de bicicleta no anonimato entre nós... mortais comuns ???
A todos eles peço desculpa por ter duvidado das vossas palavras, e igualmente por ter revelado o vosso segredo, mas... isto tinha de vir a público !!!
Em todo o caso, digo-vos, que a vossa ausência foi deveras notada e sentida por todos os que estiveram em Tomar.
Espero que em breve voltemos todos a pedalar juntos, mas se não se importarem... com as rodas no chão !!! até lá, posso dizer que o Zé Manel anda por ai disfarçado de E.T., na esperança de encontrar algum de vocês ??? Eu bem lhe digo que a forma mais fácil é perto de Fernando (Já não dorme há dias... ai o preço !!!), mas ele não me ouve...

3 comentários:

Anónimo disse...

Fico satisfeito por terem gostado, certamente não irá ser a ultima vez que nos encontramos lá. Quanto ao Centro de Estágio do Passatempo BT, é tudo uma questão de valores, vamos ver quanto é que estão dispostos a pagar de renda.
Já agora o E.T. realmente anda à procura de mais elementos para integrar o grupo "Pro" das quartas feiras, o casal maravilha podia tomar esse convite...lol.

Abraço
José Costa Santos

Pokas disse...

Foi com muito gosto que aqui a "dondoca" partilhou mais um fim de semana com o grupo Passatempo Bike Team, obrigado Zé Manel e Cristina. E já que não tenho AINDA fôlego nem pernas para acompanhar as pedaladas, será que se arranja uma vaga de Massagista para o Centro de Estágio?
Saudações BTTistas.
Dondoca Duran

Anónimo disse...

Dondoca Duran, está contratada, era uma especialidade que não existia no Passatempo Biketeam e olha que já tem feito muita falta a alguns elementos do Passatempo...lol.

Bjs
José Costa Santos