segunda-feira, novembro 01, 2010

30 e 31/10/2010 A Paixão Vence
Qualquer Tempestade...


A pedido do Zé Manel, há já algum tempo, para este fim de semana estava reservado a reedição da travessia de Vila franca de Xira a Vila Velha de Ródão que tinha feito na companhia dos meus amigos Gatos, Miguel e Tânia.
Desta vez os participantes na odisseia eram mais... nomeadamente 10,o que tornava as coisas supostamente mais fáceis, por serem mais a puxar (especialmente estes animais), mas por outro lado mais difíceis por haver mais possibilidades de avarias, o que se veio a verificar!!!
Mesmo assim, era-me impossível recusar uma bela aventura, ou não fosse eu um rapaz dado a estas lides de alma e coração... e por aqui me fico, pois, força para dar não tenho muita mesmo, por isso guardo-a para mim.
Apesar dos alertas de mau tempo com chuvas intensas e ventos ciclónicos, para espanto meu, ou talvez não, dos 10 participantes programados para a viagem, os 10 apareceram... haja 9 homens e 1 a mulher mesmo???
Logo à partida de Vila Franca foi possível sentir umas ligeiras pingas que depressa passaram o que me levou a pensar que o São Pedro iria estar do nosso lado, mas isso não se veio a verificar.
Desde cedo que verificámos que os trilhos se apresentavam extremamente pesados, o que iria provocar um desgaste físico imenso.
Ao longo dos últimos tempos tinha transmitido a alguns dos elementos que esta seria uma viagem em terra de ninguém pelo que seria necessário ir prevenido com mantimentos para aguentar a fominha... mas infelizmente, nem todos levaram isso a sério e cedo começaram os comentários a perguntar para quando a paragem num café???
A tão desejada paragem só aconteceu em Coruche, altura pela qual chegámos pela primeira vez junto da civilização... e pouco antes de aqui chegarmos, começou a nossa benção com água fresquinha nas costas.
Por esta altura, já as máquinas começavam a acusar o desgaste do material, provocado pela lama abundante no terreno com barulhos esquisitos e alguns furos... e para espanto de muitos, pois o que vou escrever a seguir deve ser das coisas mais raras que alguma vez escreverei, quando todos ganhámos coragem de sair do café e enfrentar o diluvio que caia na altura adivinhem quem furou... o Carlos ??? Impossível diziam uns, boquiabertos ficaram outros !!! deve ser a primeira vez que lhe acontece isto... dizia quem não o conhecia !!! eu... eu prefiro remeter me ao silêncio... LoL
Daqui para frente, foi um sofrimento geral em pedalar, pois o terreno não deixava, mesmo ao ponto de termos abdicado de cumprir o percurso na integra, e optarmos por rodar o resto por alcatrão com a finalidade de chegarmos ao repasto a horas decentes, apesar de por esta altura já sermos motivo de chacota no restaurante pelas chamadas consecutivas a alterar a hora da janta.



Por esta altura veio ao cimo a capacidade de liderança do Papa Trilho Ricardo, com uma posição firme em relação ao ritmo imposto, que se verificou correcta, pois chegámos todos bem e juntos como assim se queria... se fosse pelo Paulo Carneiro, seria uma corrida desenfreada, na qual duvido que ele ganhasse???
Com tanta chuva, uma coisa ficou garantida... roupa molhada com fartura!!!, e para o Neves a falta de um calçado para passear em Ponte Sôr... possivelmente a maior risada do dia, mas não do fim de semana!!! Essa estava reservada para domingo.
Solução, partir em busca de uns sapatinhos para o menino, que salvo pelo Zé Manel não cometeu o erro de comprar uns chinelos de quarto... se isso acontecesse julgo que ainda hoje estávamos todos com dores de barriga de tanto rir.
No hotel, foi tempo de secar as roupas o melhor possível, pois no dia seguinte muita falta fariam.
Momento alto da jornada, o jantar, e aqui julgo que todos estamos de acordo... maravilhoso, divinal, soberbo, e acima de tudo, barato.
Tenho pena de não voltar lá tão cedo pois este restaurante está uns pontos acima, e só não está mais ainda, porque não aposta numas sobremesas de encher as medidas... se assim fosse, era 6 estrelas Michelin no mínimo.

Domingo, era tempo de cumprir a 2ª etapa e apesar das nossas intenções serem atalhar o mais possível por alcatrão, isso acabou por não se verificar.
Do programa previsto, talvez tenhamos fugido a 10%, o que acabou por ser uma excelente opção, pois deu para alegrar as vistas com trilhos maravilhosos e acima de tudo divertirmo-nos imenso com a quantidade de poças de água que abundavam nos trilhos...
Também neste dia, a chuva fez-se sentir com alguma frequência, mas nem isso nos fez perder o sorriso nos lábios.
Com 2 dias de desgaste intenso de material, já eram várias as máquinas que não tinham travões, já para não dizer os furos constantes... alguns deles do Rui, que nos fizeram pensar no pior, nomeadamente a perca do comboio para Lisboa.
Mesmo apertados pelo relógio, após pequenas conferências de ideias optámos por seguir o caminho original o que veio a ser a melhor opção.
A chegada a Ródão, pode-se dizer que foi bem á pressa, com a foto da praxe com vista para as “Portas de Ródão” seguindo-se a viagem até às bombas de gasolina mais próximas para lavar as máquinas, pois estavam lastimosas e corrida até à estação com troca de roupa ao cronómetro ao ponto de quando o comboio se aproximava da estação, a pessoa que tinha os bilhetes, a Carla, ainda não estava na linha certa... que corrida alucinante.
Já no comboio, quando todos pensávamos que a emoção já tinha acabado... eis que o comboio embate numa árvore que estava caída na linha??? Posso dizer que foi o susto da minha vida, pois pela primeira vez a minha vida estava nas mãos de outra pessoa, o maquinista, que eu podia ver cada vez que ele abria a porta e olhava para trás... e posso dizer que tinha um ar aterrorizado??? Bem... eu agarrei-me ao banco com toda a minha força... o Zé Manel, vá-se lá saber porquê, pôs-se em pé pronto para fugir???, para onde é que eu não sei??? O Ricardo, na altura estava na casa de banho, gritava que o comboio levava um pneu furado... os outros, olhavam para nós com ar apavorados.
Engraçado que, os que estavam na traseira do comboio não deram por nada... sortudos!!!
Esta “brincadeira” fez com que perdêssemos o comboio de ligação no Entroncamento e chegássemos a Vila Franca de Xira mais tarde, mas, acima de tudo VIVOS!!!
Passada a tempestade, ainda houve tempo para a maior risada do fim de semana... a mochila do Neves??? e tudo aquilo que ela continha no seu interior... material de sobrevivência, incluindo toalha, manta de aquecimento e preservativo???, este último, não foi possível confirmar, mas tudo apontava para a existência do mesmo... afinal de contas um homem nunca sabe do que é que pode precisar no meio do mato???
Agora que penso... se o comboio tem descarrilado estávamos todos fo....os!!! e o material do Neves ainda ia fazer muita falta... temos todos muito a aprender contigo amigo.
Para finalizar, o obrigado a todos (Carla, Carlos, Miguel, Paulo, Paulo Carneiro, Ricardo, Rui e Zé Manel) pelo magnifico fim de semana que passámos juntos, que talvez por ter sido tão atribulado se tenha tornado num dos mais memoráveis de que alguma vez escrevi e certamente ficará na memória de todos nós, por tudo aquilo que passámos e ultrapassámos juntos, enquanto todos os “outros” ficaram em casa com medo de algumas pingas que se fizeram sentir no nosso País.
Certamente no futuro, arranjaremos outras aventuras juntos para pelo menos tentar igualar esta... até lá, boas pedaladas a todos.

P.S.: Como prometido às minhas colegas de trabalho, aqui ficam umas linhas dedicadas às mesmas... ao longo de toda a semana, duas colegas para não dizer amigas do peito (se for pela medida do mesmo, posso dizer que são grandes e generosas amigas... as duas), passaram o tempo todo a tentar dissuadir-me de fazer esta aventura devido ao mau tempo... pois bem... fui e adorei.
Para ambas que tanto me prometeram chuva abençoada, um grande obrigado, pois julgo que eu e os meus companheiros ficámos abençoados para os próximos 10 anos.
Um grande xi-coração para a queriduxa Xana e para a que se intitula de “muita giraRita... Bjs






8 comentários:

PMODA disse...

Temos fotos?
nesta a chuva ainda não caía....ahahah

Miguel disse...

Ah e tal, queremos desistir, vamos ver o horário dos comboios, nunca mais vos falamos... Afinal gostaram e até repetiram, se calhar o "problema" era da companhia ;)

Miguel disse...

Não tiraste uma foto que ficou por tirar da outra vez? Naquela ponte tipo suspensa, onde passámos cheios de medo que nem nos lembrámos de tirar uma foto.

Jaime Beato disse...

No segundo dia, a chuva era tanta que nem tirei a máquina da mochila... ficaram todas por tirar!!!

PMODA disse...

ai!! e tal!! a chuva!! não tirei fotos!! a mim também me aconteceu o mesmo...mas para a próxima estará sol e não haverá desculpa.

abraços
Paulo marques

Rui San disse...

Fim de semana à maneira, com chuva, lama e muita animação. Fotos é que são poucas pois a chuva não permitia.

Rikybike disse...

Aqui prevaleceu o ar puro que respiramos,duro ? Não, agreste. S. Pedro foi amigo, nunca estivemos sujos.Terrenos pesados? Não, lavrados. Furos e s/ travões, faz parte (adoramos).O melhor, o convivio, e a jantarada? 2º dia, beleza natural, belos Trilhos.Muito giro, a repetir.Quero agradecer o convite que nos foi endereçado a mim e ao Rui, bjnhos à Carla e abraço a todos.Até à proxima.

Rikybike disse...

Aqui prevaleceu o ar puro que respiramos,duro ? Não, agreste. S. Pedro foi amigo, nunca estivemos sujos.Terrenos pesados? Não, lavrados. Furos e s/ travões, faz parte (adoramos).O melhor, o convivio, e a jantarada? 2º dia, beleza natural, belos Trilhos.Muito giro, a repetir.Quero agradecer o convite que nos foi endereçado a mim e ao Rui, bjnhos à Carla e abraço a todos.Até à proxima.