domingo, junho 20, 2010

12 e 13 de Junho de 2010
Odivelas a Fátima



Finalmente chegou o dia… da tão aguardada viagem até Fátima e mais uma vez foram muitos os corajosos que se aventuraram em tamanha odisseia.
Para este grupo, foi a segunda vez que optou pela vertente da região Oeste, mas com algumas alterações incluindo mais terra e menos alcatrão.
Para não variar o apoio logístico ficou ao encargo do Sr. Zé Teixeira e do , mas este ano com um carro para cada um, o que acabou por ser do agrado de alguns elementos, pois no primeiro dia encheram a lotação das carrinhas.

Um dos “Tenrinhos” que apanhou foi o grande Nuno Mendes, que voltou às lides e como seria de esperar não aguentou as dificuldades do primeiro dia, que atingiram quase os 2000 metros de subidas acumuladas.
Não fosse ele um “artista” de , do qual serei sempre fã, veio para o passeio com duas novidades… uma bina nova (CUBE, lindíssima) e uma Vuvuzela (O aparelho mais irritante do planeta, mas que soprado pelo Nuno até se ouvia com um sorriso na cara).
Para não variar, o São Pedro, abençoou-nos a viagem… e coisa que não faltou foi água… nem vinho, pois estas alminhas gastam mais tinto ao km do que qualquer outro alimento.
Mais uma vez fiz questão de tentar acompanhar as Locomotivas e Cª, o que aconteceu quase até ao fim… mas acabei por pagar caro no segundo dia, pois as pernas ainda não gostam destas brincadeiras 2 dias seguidos.
Já no Alviela, para arrefecer os músculos, fiz questão de ir ao banho à nascente… água fresquinha !!! e para esta brincadeira tive a companhia da Carla, do João, do achincalhado Jorge e do friorento Paulo ??? foi um momento 5 estrelas.
Após os banhos, veio o momento da confraternização entre o pessoal no restaurante da zona em que todos aproveitamos para recuperar as energias despendidas com petistos e umas loiras à maneira.
Já jantados… foi a altura em que o Marco aproveitou para vestir o seu equipamento alternativo que ele usa para alternar mesmo ??? e se para uns foi um escândalo para outros foi inveja mesmo, por não serem eles no lugar do rapazote.
No segundo dia, pela manhã foi altura de voltar à dureza… e para quem conhece subir a Serra de Santo António não é brincadeira, ainda por cima com o caminho alternativo que efectuámos em que se sobe mais e mais e ainda mais um pouco… isto para quem pedalou tudo, pois eu sem qualquer remorso ou vergonha posso dizer que me baldei a algumas partes agarrado à carrinha do .
Passadas as dificuldades e já na aproximação a Fátima, foi altura para rolar-mos todos juntos… ou quase todos pois o Zé Salsicha mais um colega seu estavam armados em anti-sociais e por esta altura teimavam em fugir da malta.
Já em Fátima, vá-se lá saber porquê (o repórter fotográfico atrasou-se),fomos obrigados a fazer duas entradas junto ao Santuário para o poder gravar o momento.
No momento em que uns cumprimentavam os familiares e outros agradeciam por ter chegado sãos e salvos, o nosso Presidente ainda teve oportunidade de dar uma entrevista a uma repórter… nesta altura não se importou de puxar pelos galardões.
Banhinho tomado, toca de rumar ao piquenique final num local excelentemente escolhido pelo Sr. Zé Teixeira, e para este momento delicioso não posso deixar de agradecer à Sra. Presidenta Rosário pelo trabalho que a mesma teve na preparação de grande parte do menu.
Não desfazendo todas as outras Sras. presentes, pois todos contribuíram com algo, vou referenciar mais uma… a mulher do Zé do Gado, que fez uns salgados maravilhosos que me fizeram repetir as viagens á sua beira até ao ponto de já sentir vergonha !!! mas estavam mesmo bons.
Para finalizar, não quero deixar de agradecer a todos os participantes o prazer que tive a pedalar nas suas companhias e espero solenemente que para o ano possamos repetir esta viagem com duas coisas diferentes… o caminho que podemos inovar (pois todos os caminhos nos levam a Fátima) e para o piquenique um Leitãozinho que levantou tanta discussão este ano e afinal não compareceu no piquenique…



Até pró ano… e desta vez já com equipamentos!!!

Sem comentários: