segunda-feira, novembro 19, 2012


18/11/2012 - 1/2 Maníacada à Antiga...

Após a autorização para sair temporariamente do estaleiro, para ver a evolução da “coisa”, o encontro Maníaco, encaixava na perfeição para o necessário teste físico.
À saída para o evento, encontrei os meus vizinhos, Cavaleiros do BTT, Pedro Rosa e Pedro Morais, que facilmente convenci a acompanharem-me neste passeio, uma vez que iriam os dois, sozinhos andar por aí, aos caídos ???
O passeio Maníaco, iria ser no nosso quintal, na região de Montachique, o que em parte era duro para mim, mas ao mesmo tempo seria um óptimo teste.
No pelotão Maníaco, vinham 24 pedalantes, aos quais me juntei eu, a Carla e os Cavaleiros, fazendo 28 aventureiros cheios de vontade e boa disposição.
Alguns dos intervenientes, posso dizer que não via há anos, uma vez que eles se têm baldado muito mais do que eu, destes encontros memoráveis.
Para não variar, com o Almeida na liderança das hostes, trilhos novos não faltaram... este homem é um verdadeiro poço de conhecimento Bttistico !!!
Numa das novidades, eu, tive uma bela prenda !!! um tombo, ou queda mesmo, se assim quiserem chamar ???
Resumindo... num single engraçado, quando tentei parar e por o pé no chão... o maldito, não estava lá !!! resultado... cair para o lado, num sitio cheio de tojos !!! felizmente que tinha o Monteiro junto a mim, para me deixar lá ficar, a picar-me todo, até o rapaz me tirar a foto da praxe !!! não o censuro, pois eu também faço o mesmo aos outros.
Após isto, vieram as subidas, que inevitavelmente partiram o pelotão Maníaco em grupos distintos, deixando o nosso Espresidente Serafim, na cauda do grupo, o que já não é novidade para ninguém !!!
Já em Montachique, acabámos por tirar a foto de grupo... desculpem, as fotos de grupo, pois uma, irá fazer parte de uma página, numa revista da especialidade com o pessoal equipado a rigor e com um texto bonito a apresentar a equipa e o espirito que a acompanha.
Infelizmente, para mim, como era dia de teste à minha pessoa, o passeio na companhia dos Maníacos ficava por aqui, pelo que não os acompanhei até ao fim e assim ir em busca de mais uma ou outra novidade na região.
O regresso, acabou por ser rápido e simples... descer até Loures e subir para casa.
No fim, 45 kms maravilhosos, e a certeza do regresso ao estaleiro por mais uns dias !!!
Aos Maníacos, um até breve... comigo em melhor estado... assim espero. 


quarta-feira, novembro 14, 2012

11/11/2012 - Corrida da Ajuda



Apesar do meu estado físico ser duvidoso, a minha presença na Corrida da Ajuda, há muito que estava programada, e como tal, mesmo com dores, optei por acompanhar a Carla neste evento.
Quem também esteve presente, foi o Carlos do Monsanto, que como é óbvio, participou com objectivos bem diferentes dos nossos.
Estavam á partida perto de 800 participantes, o que não deixa de ser um número bem simpático.
Com alguns minutos de atraso, lá se ouviu o sinal da partida, e nós, eu e Carla, lá partimos de trás para a frente a correr a um ritmo confortável.
Penso que chegámos a correr juntamente com os 200 primeiros, o que era bem bom para nós, mas, ao fim de 3 Kms começaram a vir as dores na minha perna esquerda !!! sempre a mesma...???
Mal começávamos a subir, por mais pequena que fosse a inclinação, a dor tornava-se insuportável, o que aos poucos, nos ia trazendo para o meio do pelotão...
Engraçado, ou não, era que, a direito ou a descer, a dor desaparecia ??? e nessas alturas, era “correr à vontade” !!!
Num percurso em pleno Monsanto, as inclinações eram constantes, e a recta entre o Estádio do Pina Manique e a rotunda do Chimarrão, é sempre a subir, apesar que ligeira, mas, para a minha perna que parecia ter um nível no seu interior, esta inclinação, simplesmente não me deixava progredir no terreno e por esta altura foi ver tudo e todos a passarem por nós !!!
A subida final junto ao Picadeiro dos Cavalos então, foi toda feita a andar e mal, pois a dor era tal, que dar um pequeno passo era pura tortura... felizmente após este segmento, os 2 Kms finais eram sempre a descer, o que me permitiu ainda correr mais um pouco.
O final da corrida, foi na Igreja da Misericórdia, na Ajuda, local aonde já estava o Carlos à nossa espera para nos dar o apoio final...
Mesmo com o meu passo momentâneo de Tartaruga nas subidas, ainda fizemos 53 minutos, o que me leva a pensar que facilmente teríamos feito um tempo abaixo dos 50 minutos nesta corrida.
Após a prova, a organização brindou os participantes com algumas castanhas assadas e um pouco de água pé para repor as energias...
Antes de terminar a manhã, ainda tivemos oportunidade de ver o Carlos a subir ao pódio e receber o seu trofeu pelo magnifico resultado... 2º Classificado na sua categoria.
Quanto a mim, regresso ao Estaleiro, mas com o pensamento na Corrida de São Silvestre de Lisboa... certamente será a próxima.

segunda-feira, novembro 05, 2012

Vontade de GRITAR !!!

Ultimamente, tenho andado feliz !!! não pelo estado das coisas, mas pelo simples facto de poder andar a fazer o que mais gosto...
Só quem não sabe do que falo, é que pode ficar espantado com esta minha afirmação, mas depois do deserto que atravessei, sem poder fazer nada, esta sensação de liberdade é algo difícil de explicar.
Nestes últimos dias, as dores voltaram !!! não tão fortes como já foram, é verdade, mas suficientemente fortes para me fazer descer á terra, e talvez voltar a pensar nos meus sonhos e projectos de vida desportivos...
A verdadeira dor, acaba por ficar no meu peito, pois apesar de não ser nenhum campeão (bem longe disso mesmo...) acabo por ter os meus objectivos, que passam por chegar ao fim de uma prova qualquer... julgo que são os suficientes ???
Este sofrimento, torna-se maior ainda, quando partilho a minha vida com uma atleta, que felizmente não se nega a nada, por mais difícil que seja, e acaba por fazer questão de me acompanhar em tudo o que faço.
Sem querer, vejo-me a prejudicar igualmente o seu futuro, o que me tira o sorriso e a vontade de fazer o quer que seja ???
Da última vez que estive assim (foram 2 anos), chorei... chorei muito e felizmente acabei por dar a volta por cima... hoje espero ter a força para voltar a fazer o mesmo !!!
Quando ela me pergunta o que tenho, por não me ver com o sorriso que me caracteriza e acompanha, a minha resposta é sempre a mesma... nada ??? mas, no fundo, a vontade de gritar e deixar sair a dor é mais que muita... mas não posso... não posso mesmo !!!
No fundo, ainda tenho a esperança de alcançar o meu maior sonho ???
Se eu vos pergunta-se o vosso, poucos seriam aqueles capazes de me dar uma resposta convicta e certeira... pois eu digo-vos claramente qual é o meu a longo, longo prazo... passar de mão dada uma meta... mas não é uma meta qualquer !!!
O tempo, joga claramente a meu favor, uma vez que nunca é tarde de mais para perseguirmos aquilo que mais queremos na vida... mas assim, tudo se torna difícil ???
Para já... resta-me gritar de dor, mas... no futuro, espero poder vir a gritar de êxtase por aquilo que poucos alcançam na vida... “o sonho” !!!  

domingo, novembro 04, 2012

28/10/2012 - Em Busca 
de Santarém...


Apesar de andar um pouco afastado da Bike, devido principalmente ao mau tempo !!! a minha preparação física não tem parado e com vista a uma melhor forma física, o pormenor mais importante, a alimentação, inevitavelmente não tem sido descurada ???
Mas, como nada dura para sempre, também o São Pedro deu uma aberta... e ao fim de 15 dias, finalmente foi tempo de voltar às lides do pedal, e para tal, aceitei o convite do Miguel Pais e da Nucha, para os acompanhar numa busca de trilhos novos, entre Vila franca de Xira e Santarém.
Com um dia solarengo, a prática do BTT estava quase perfeita não fosse o vento gélido que se fazia sentir, e que nos acompanhou toda a manhã, ao ponto de se tornar difícil aquecer o corpo.
A viagem acabou por ser tranquila, tendo em conta que íamos à descoberta de caminhos pesquisados pelo Miguel através do Google Earth ??? o que por vezes trás problemas de maior.
Como é óbvio, tivemos alguns contratempos, que nos obrigavam a voltar atrás e procurar melhores alternativas, mas esta era a intenção do passeio... ver se era ciclável.
Para o mentor do passeio, a ideia era ir até à Golegã... somente se esqueceu de me avisar ??? tendo em conta que comigo, combinou ir até Santarém !!! este “pequenino” pormenor, fez com que inevitavelmente a determinada altura tivéssemos que nos separar.
Antes disso acontecer, a lama ainda nos fez companhia durante alguns kms, e tirando a parte de nos atrasar consideravelmente ainda deu para o Miguel tombar para o lado e sujar um pouco mais que os calções !!!
Já perto de Santarém, e com o avançar das horas, lá seguimos caminhos diferentes, sendo que o meu e o da Carla, acabou por ser a estação de Santarém, o que perfez 70 Kms no total... um bom treino portanto, tendo em conta o tempo de ausência da modalidade.
Quanto aos lideres, sei que chegaram bem ao destino... e aqui devem ter tido um belo lanche à sua espera preparado pela mãe do Miguel.
No futuro certamente será uma volta a repetir, com a finalidade de acertar as agulhas e tornar assim mais rápida a sua execução... possivelmente quando o tempo melhorar.

Para espanto meu, acabei por não tirar foto de grupo pelo que deixo aqui outra com os 4 maravilhosos atletas !!!