quarta-feira, outubro 24, 2012

Tempo de Lazer... 


Com a mudança da estação, infelizmente veio também o mau tempo !!!
Esta “benção” do São Pedro, traduz-se em 15 dias, desde a última vez que dei ao pedal ???
Isto, não quer dizer que não tenho feito nada, pois a corrida tem feito parte do planeamento cá de casa.
Para espanto meu, não tenho tido saudades da bike !!! é estranho, mas chego à conclusão que a pausa que os Prós fazem todos os anos, até acaba por ser benéfica... atenção, que eu estou longe de um profissional, mas uma folga nos treinos até acaba por saber muito bem.
Como referi, a corrida tem-me ocupado os tempos livres... até porque a logística é muito mais simples, e não há o problema da lama e do estragar de material.
Com o recurso à loja Pro Runner em alguns treinos, os mesmos acabam por ser mais animados, pois há semelhança dos treinos da bicicleta, em grupo, tudo acaba por ser mais fácil e divertido.
Ultra-Ironman... António Nascimento 
Aqui, os treinos são liderados pelo Prof. António Nascimento, que durante a fase de aquecimento introduz sempre alguns exercícios de força que tanta falta fazem e no último, as “supostas brincadeiras” surtiram efeito ??? basicamente, ganhei um andar novo durante uns dias !!!



Por esta altura já não sei o que é melhor/pior... correr ou pedalar ???

segunda-feira, outubro 15, 2012

13/10/2012 - Casal Maravilha na
PORTUGAL RACE...





Ao fim de tantos anos a desejar fazer uma prova deste tipo, quase sem querer, finalmente chegou o dia !!!
Bendito Facebook, através do qual, fiz um comentário inocente, que me abriu as portas para a realização deste objectivo por realizar.
Atrás de mim, acabou por vir a Carla, o Miguel Pais e o Fernando Cerdeira... só não veio a Nucha porque se lesionou ??? dizem !!!
A prova, Portugal Race, era a pioneira por parte desta organização... Horizontes, de seu nome, com a finalidade de virem a realizar no próximo ano, uma série delas semelhantes e com dificuldades acrescidas.
A prova em si, contava com 3 modalidades... Btt, Canoagem e Corrida Trail, sendo que à partida eu e a Carla só estávamos à vontade no Btt... no resto... logo se via !!!
Numa prova em duplas, era imprescindível o nível físico dos parceiros ser semelhante, uma vez que só se terminava as etapas quando ambos chegassem aos checkpoints e à meta final.
À partida estavam 20 equipas... 11 masculinas e 9 mistas, concorrendo então eu a Carla num escalão e o Miguel e o Cardeira, obviamente no outro.
Assim que soou  a buzina da partida, parecíamos um bando de animais em fuga de algo... e cedo se criou um fosso entre os que pedalavam e os restantes participantes !!!
No grupo da frente, estavam o Miguel e o Cerdeira e um pouco mais atrás com os líderes à vista, estava eu e a Carla... seguindo assim ao ritmo permitido pela minha companheira que era o suficiente para liderarmos a nossa categoria.
Assim que vieram as subidas, colámos aos “homens”, o que indicava um bom nível físico para nós, e assim acabámos por nos manter até ao fim do segmento de Btt, sendo que só a equipa líder é que fugiu definitivamente das restantes.
Infelizmente, entre outras tantas descidas, os últimos 2 Kms eram a descer ??? o ponto fraco da Carla !!! e com esta última inclinação a ser técnica e difícil, acabámos por ser ultrapassados tanto pela equipa do Miguel como por 2 outras equipas, entre elas a equipa mista que nos perseguia de perto sempre que descíamos, mas que facilmente despistávamos quando começávamos a subir...
Resultado, chegámos ao 2º segmento da prova em 5ºs da geral... bom... muito bom mesmo.
Na água, vieram os problemas !!! para a Carla era a primeira vez que remava, para mim, não era, mas... era como se fosse ???
Íamos para arrancar, nós, Miguel e Cerdeira, quando a rapariga faz uma pergunta pertinente... “então e os coletes ???”... falha de amadores, como é óbvio !!! especialmente porque a minha companheira não sabe nadar...
Arrancámos, eu e a Carla, aos esses, como que a nos habituar à coisa e quando olho para o lado... SPLASH !!! vejo o caiaque do Miguel a virar ???
Pouco podia fazer, senão continuar a dar aos braços e seguir não em frente, mas sim aos esses...
Pouco depois, lá passavam por mim os dois “pintos” molhados, mas com um andamento certo... fruto da experiência do Cerdeira nesta modalidade.
Eu e a Carla, por pouco não tivemos uma crise conjugal, tal era a nossa dificuldade em progredir na água... estava a ser tão ridículo que numa das curvas conseguimos encalhar numa das margens !!!??? por esta altura pedia eu uma Gaivota, daquelas de dar ao pedal que certamente chegaria lá mais depressa !!!
Durante o longo percurso de caiaque em águas paradas, ainda fomos ultrapassados por 2 atletas que seguiam em excesso de velocidade, ao ponto de até levantarem ondas ??? mais tarde vim a saber que um deles era somente atleta de Selecção Nacional !!!
Daqui para a frente, talvez por influencia das bestas, espantosamente eu e a minha compicha, atinámos com a coisa e lá começámos a remar decentemente, ao ponto de chegarmos ao fim a tempo de desejar boa viagem aos nossos amigos, que igualmente defendiam o nome da nossa equipa... Passatempo BT.
Chegados à etapa final, tudo iria ser mais fácil... pensava eu !!! afinal era só correr ???
Mal saímos do ponto de transição, para acertar com a saída da Vila, foi das coisas mais difíceis que já fiz ??? por esta altura, começava a duvidar das minhas capacidades de ler o GPS, o que não era normal !!! é por aqui, é por ali... e nunca mais acertava com a linha que era suposto me guiar dali para fora ???
Isto levava-me a um problema levantado pela organização... estejam sempre em cima da linha !!! e isto era-nos impossível pois a linha andava por cima dos telhados das casas(houve quem o fizesse) ???... por esta altura, começava a Carla a passar-se com tanta volta atrás !!!
Com este episódio para trás... era tempo de correr atrás do prejuízo, mas corrida Trail não é assim tão fácil de se fazer, pelo que optámos por correr nas rectas e nas descidas e nas subidas fazíamos passo rápido, e ás vezes passinho de corrida à velho ???
Enganos ao longo do percurso... acabei por lhes perder a conta !!! tudo porque o aparelho não me permitia acertar com a linha do Track... e fazer 11 kms na Montanha assim, não é mau... é péssimo, ao ponto de eu chegar a pensar que certamente iria ser desclassificado ???
A pior parte, acabou por vir na mais bela paisagem da corrida... o Trilho das Cascatas... um caminho pedestre marcado como Pequena Rota na região.
Neste trilho, acabámos por fazer escalada pura e dura, com o GPS a mandar-me para um lado, e nós a irmos para outro... já estava a ficar doido com tanta incerteza do caminho a fazer.
Neste local de difícil progressão, ainda fomos apanhados por dois Trail Runners... estou safo... pensei eu ??? Posso dizer que só os vi durante 2 minutos, apesar de lhes ter solicitado ajuda !!! os homens eram tão rápidos a trepar a montanha que com as variações e mudanças de direcção constantes, num abrir e fechar de olhos voltámos a ficar ás escuras !!!
A Carla... já bufava... e eu... respirei um pouco e deixei de olhar para o GPS e simplesmente procurei a saída do local... acabou por ser a opção certa !!!
Daqui até ao final, foi um tiro, acabando nós por fazer 2º lugar no escalão e 9º na geral atrás da dupla Miguel e Cerdeira que acabaram por fazer 7º... bom !!! muito bom !!! pensando que na nossa especialidade terminámos em 5ºs e no fim só perdemos 4 posições para especialistas nas outras modalidades... foi 5 estrelas mesmo.
Segundo a Carla, claramente atingimos os nossos objectivos... não cair do Btt... não virar o caiaque e por fim não suspirar na corrida ??? para principiantes, sou obrigado a concordar, apesar de ficar o sentimento de que podíamos ter feito bem melhor, se a organização nos tivesse comunicado, que permitia  ligeiros desvios no trajecto... como nos comunicou no fim !!!??? 
Analisando a prova do Miguel e do Cerdeira... não sendo mauzinho ??? no Btt... 3 quedas para o Cerdeira !!! e o Miguel deixou cair o GPS da bicicleta 2 vezes... foi bom ??? na Canoagem... viraram o boneco e acabaram por ir dar banho às minhocas !!! espectáculo... na Corrida... pelo menos 1 queda para o Cerdeira !!! apesar que, nas fotos leva-me a pensar que esta aqui representada não foi contabilizada ??? estiveram em grande, pode-se dizer !!!
Com tudo isto, uma coisa é certa... acabámos todos por passar todos uma manhã diferente e claramente bem passada com um desejo no horizonte... se houver mais, certamente estaremos mais bem preparados... pelo menos o Casal Maravilha !!! 

terça-feira, outubro 09, 2012

05/06/07 de Outubro de 2012
Sofrimento Para Alguém !!!


Ainda o fim de semana prolongado não tinha começado, e já muitos estavam em sofrimento, por este ser o último 5 de outubro, como nós o conhecemos... feriado !!!
Para a Carla, a dor, era maior ainda, pois ninguém tinha avisado a sua entidade patronal e ela começou a trabalhar neste dia, 1 ano mais cedo ??? até metia dó, ver a cara da rapariga enquanto eu me preparava para sair.
Com 3 dias de treino pela frente, a minha intenção era ter um dia calmo pela frente, mas sem saber porquê, deixei a liderança do passeio, ao encargo do Miguel Pais !!! que dor ???
No grupo estava eu, os Maníacos Carlos e Telmo, os Passatempo Nucha, Miguel Pais, Fernando, Francisco, e duas almas perdidas... Luís e Nelson, que até à data eram vizinhos do Miguel !!! depois deste dia, já não sei ???
O guia, levou-nos a todos, para a zona de Ponte de Lousa, para fazermos parte do percurso que integrava “A volta ao Concelho de Mafra”... soft... muito soft !!!
Felizmente para nós, os recém chegados eram tenrrinhos nas lides, o que fez com que o ritmo fosse calmo.
Para a Nucha, o ritmo fez-lhe mal, uma vez que ela assim pode chegar à conclusão que uma dor que a acompanhava há uns dias, não era de pedalar atrás de nós... mas sim uma dor mesmo !!!
À medida que as subidas iam aparecendo, o Nelson e o Luís iam apeando cada vez mais depressa !!! o que partia as pernas aos restantes, uma vez que nunca chegávamos a aquecer os motores.
Antes da manhã terminar, eu, pus-me em fuga, por motivos familiares... mas falando daquilo que não vi... todos voltaram para casa, excepto o guia, que ficou sozinho a completar o que tinha delineado... valente !!!
A Nucha, teve de ser escoltada até casa, totalmente lesionada... o Francisco, para chegar a casa, só não bateu no Fernando, porque este fugia nas subidas, os Maníacos, julgo que chegaram bem com as horas a apertar e o medo de levar nas orelhas por parte das companheiras e os “convidados”... acabaram por chegar a casa a pé !!! e só depois do guia, que ainda os apanhou depois de completar a volta !!! acho que a estes, nunca mais os enganas Miguel...
Este dia, ainda tinha mais um extra... os 50 anos do Hermínio !!!
Para tal festa, todos os peregrinos de Santiago de Compostela juntaram-se para reviver a aventura e celebrar o aniversário do homem, que acabou por ser uma noite excelente, com um manjar a rondar o divinal, oferecido pela “criança” do dia... passados 5 dias, acho que ainda estou a queimar o que comi !!!
Em nome de todos, muitos Parabéns Hermínio e no próximo ano, apesar de não ser feriado estás á vontade para fazer outra festa e convidar o pessoal... duvido que alguém se importe ???

Sábado... dia 6

Hoje o dia estava reservado para a corrida... e para tal, mais uma vez contei com um treino oferecido pela loja Pro Runner na Expo.
Com tanto treino, a nossa intenção, eu e a Carla, era de acompanhar o grupo intermédio, e assim completar os 10 kms da corrida sem grandes esforços...
Mas, como o líder habitual, António Nascimento, não esteve presente por se encontrar numa prova, a liderança ficou ao encargo do Fábio, que acabou por conter as lebres de serviço, o que fez com que acompanhássemos o grupo da frente o tempo todo.
Mesmo assim, a meio, dei pela Carla a querer descolar, ao que chamei por ela e recebi a resposta errada... “mas eu não quero ir aíííí´!!!”
Whatiiiii... disse logo eu ??? anda cá... e já !!! e ela, lá se convenceu e juntou-se aos homens...
Por sorte da rapariga, quando o ritmo começava a animar, uma lebre caiu !!! felizmente sem consequências, mas com o comentário da Carla... “ainda bem que caíste... assim abrandaram o ritmo !!!”... riso geral !!!???
Nos últimos 2 Kms ainda fizemos umas séries de sprints... excelentes mesmo.
Para terminar o treino em beleza, mais uma sessão de alongamentos dados pela Meire Cezário, que deixam a todos a gritar de dor ao longo dos mesmos, mas novos, quando a sessão termina.
De louvar esta loja, que a custo zero para os participantes, faz estes treinos liderados por pessoas entendidas no ramo, e com águas e frutas no final para todos... que assim seja por muito tempo.
Para nós... recém corredores, foi a primeira vez que acompanhámos do principio ao fim o grupo da frente, mesmo tendo sido o ritmo um pouco mais lento, não deixa de ser moralizador... espero que assim continue.  


Domingo... Dia 7



Para terminar este fim de semana desportivo em beleza, ficou ao meu encargo o percurso do passeio de BTT.
Para tal, recorri ao meu baú e optei por um percurso que há muito não fazia que certamente iria agradar a todos os participantes ???
No grupo, felizmente constavam alguns elementos com os quais há muito não pedalava, nomeadamente o Luís Ramos e o Castim dos Kotas e o Zé do Gado dos Passatempo... não esquecendo todos os outros, que eram uns quantos, só queria destacar mais um... o Pedro !!! empeno, após empeno, ele continua a voltar !!! isto só prova que é um verdadeiro Rocky... cada vez que vai ao tapete, levanta-se com mais força e empenho !!! um exemplo a seguir...
Há hora marcada, lá estávamos todos prontos a partir...e assim foi, mas passados algumas centenas de metros eis que aparecem o Miguel Pais, a Nucha e o Silas ??? Ups !!! que sirvam de exemplo aos futuros dorminhocos e tirem o rabinho da cama bem cedo ???
Seguimos pelos caminhos de Fátima até Vialonga, aonde virámos para Alverca, com os prémios da Montanha no horizonte... pelo caminho ainda fizemos algumas brincadeiras, por caminhos mais técnicos que deram numa única queda, dada pelo Zé Barbeiro !!! com pormenor artístico ao nível de poucos ???
Daqui para a frente foi sempre a subir, com os Aiiiiisssss e os Uiiiissss a saírem da boca de alguns !!!
Mas, depois de uma dura subida, vem sempre uma bela descida, apreciada por todos... e esta não foi excepção, pois era longa, divertida, com paisagem à altura, e culminava com umas escadinhas acessíveis a quase todos ???
Volta nova para uns, mas repetente para outros... e sem dar por isso, estava o Zé do Gado, que aos meus comentários começou a aperceber-se da sua localização... por curiosidade, local aonde tínhamos andado juntos da ultima vez !!!
Agonia... Nossa Sra. da Agonia !!! a mítica subida que tira a vontade a quase todos, só de olhar ??? para os estreantes, acabou por ser um belo empeno, mas para os restantes foi simplesmente um reviver de aventuras passadas com um sorriso nos lábios ??? 
Daqui para a frente, as dificuldades já eram quase nulas ??? houve quem não concorda-se com esta afirmação, mas mesmo assim chegámos todos vivos à descida final... o grande GigaBike !!!
Pouco posso dizer, tirando que será sempre um prazer descer este single...
Chegados ao fim do passeio, empenados ou não, julgo que acabou por ser do agrado de todos... mas, não abusando da sorte, julgo que durante os próximos tempos vou-me deixar guiar por outros, não vá alguém se vingar de mim ???





segunda-feira, outubro 01, 2012

29 e 30/09/2012 - Idade do Condôr !!!



Com o aproximar do maior desafio a que já fui sujeito... julgo eu ??? os treinos cá em casa têm aumentado progressivamente... e para tal, tenho contado, com a Loja Pro Runner, para melhorar a minha performance na corrida.
Os treinos em grupo, oferecidos por estes senhores, liderados pelo Ultra-IronMan António Nascimento e sua mulher Meire Cezário, são simplesmente divinais... e desta vez, terminamos o treino com uma sessão de alongamentos magníficos, que tanta falta nos fazem... aspirantes a atletas !!!
Para culminar este dia em beleza, ainda fizemos, eu e a Carla, um treino ligeiro de bicicleta com 40 Kms, inteiramente rolantes para habituar o nosso corpo ao duplo exercício.
Passadas 24 horas, e com falta de dores no corpo !!! apesar dos treinos intensos, hoje o encontro com os sexagenários de serviço Messias, Neves, Guerra, e com o reaparecido Pedro, prometia dureza... mas, como o Messias dormiu a noite toda, acordou com dores fortes nas costas, e até teve consideração pelo amigo Pedro, o destino acabou por ser a zona ribeirinha de Lisboa ??? escandaloso !!! o Messias a querer rolar !!! as minhas pernas e as da Carla até agradeceram, pois para rolar... meus amigos Kotas... estamos cá nós !!! e sem qualquer dor ???
Lá fomos os 6, em direcção à zona do Correio-Mor, seguindo depois para a região do Trancão aonde nos aguardava o “novo” single que faz a delicia a qualquer um... mas, talvez devido à maré baixa... nós, não éramos os únicos no local ???  Melgas... muitas e muitas Melgas !!! grandes e com dentes bem afiados, que furavam qualquer tecido, por mais grosso que fosse !!!
Resultado... só um gritou... o Neves !!! mas com uma força, que valia por todos os presentes, tal era a gritaria que saia da sua boca, que ofuscava até o seu chocalho ???
Honestamente, sai do local convencido que não tinha levado nem uma ferradela, uma vez que a “cantora de ópera” tinha atraído a si todas as atenções !!!
Sempre que abrandávamos um pouco, o Pedro, sem eu saber porquê, agradecia ao divino o facto dos 3 avôzinhos baixarem por breves momentos o ritmo... está na brincadeira, pensava eu ???
Como é óbvio, toda e qualquer medicação que se possa tomar, tem contra-indicações e limite de duração do efeito, e como tal, chegados a meio do percurso, começaram a surgir os problemas... 
1º um furo na zona lateral do pneu de trás do Guerra, que por teimosia, nem quis experimentar algo novo e inovador para resolver o problema !!! todos nós sabemos que é escusado contrariar alguém desta idade... portanto, foi deixá-lo remendar a questão e tirar fotos para a prosperidade.
5 minutos mais tarde... o mesmo pneu, voltava a ficar em baixo ??? e o Guerra, por já não aguentar dar à bomba 2x seguidas !!! puxou um coelho da cartola ??? uma espuma que faz ficar tudo rijo !!! até hoje, eu só tinha ouvido falar em comprimidos e bombas de oxigénio... mas aceito que é normal, eles... os mais velhos... estarem mais bem informados que eu !!!
Quem agradecia todos estes minutos parados era o Pedro... esse sim, enchia o peito, o mais que podia para ter oxigénio suficiente para o que ainda faltava...
Sempre que voltávamos a pedalar, o ritmo aumentava um pouco, e por esta altura começavam as dores do Pedro, a pensar no que ainda lhe faltava e sem nada para tomar, que o fizesse acompanhar os 3 sexagenários e o Casal Maravilha !!!
Apesar de algumas distancias entre todos nós, rapidamente cheguei á conclusão que entre o Messias e o Guerra havia uma grande diferença... o Guerra, ouvia muito bem ao longe... comentários baixinhos e inocentes e ele dava por tudo... o Messias... ouvia muito mal ao perto... não vás por aqui, não vás por ali e o homem, surdo que nem uma porta !!!
Lá pelo meio, estava o Neves... já sem voz, depois de tanto gritar, mas com umas ideias na cabeça, ao nível de quem estava a alucinar, ou então sofria de efeitos colaterais de algo ingerido !!! o homem só falava em fazermos passeios com mais de 100 Kms ??? não é normal para alguém que já tem mais de 60 primaveras !!!
Eu e a Carla, íamo- nos deliciando com tudo aquilo... o sofrimento do Pedro e os 3 Duques do BTT !!! 
Passada a mata do Monsanto, já pouco faltava para chegarmos a Caneças... ponto de partida... mas com o Pedro já em puro sofrimento, ao ponto de nos levar a nós, a empurrá-lo dentro do possível.
Resultado, o homem acabou por ficar em casa do Messias, com as reservas já em baixo e a moral um pouco abalada... já para não falar das dores no corpo !!!
Quanto aos restantes... frescos que nem uma alface e prontos para dar mais uma volta ao carrossel !!!
Agora a sério... já muito falei sobre estes 3 homens (Messias, Neves e Guerra), e para mim, não me canso de pensar, que são sem duvida um exemplo a seguir.
Desta vez, inclusive, discuti o assunto de forma mais séria com o Guerra, ao qual transmiti o meu desejo, que os mesmo ainda estejam entre nós, a pedalar, pelo menos mais 10 anos.
Todos sabemos que tudo tem um fim, mas aquilo que tenho aprendido e vivido na companhia dos mesmos, deixa-me com uma lágrima no olho, não de tristeza, mas sim de alegria, por ser um felizardo, por ter alguém além do meu Pai, que me possa transmitir bons exemplos na vida... aos Super-Avôs, o meu mais sincero obrigado por tudo... 

P.S.: Para que conste... acabei por ficar com mais de 20 mordidas de melgas, no corpo... dores não tenho... mas comichões !!! uuuiiiiiiii.....