segunda-feira, agosto 27, 2012

24 a 26/08/2012 - Travessia
Badajoz a Lisboa



Como todas as grandes aventuras, também esta surgiu de uma ideia atirada para o ar !!! escusado será dizer que, em pouco tempo se reuniram alguns valentes predispostos a levarem a cabo esta aventura épica... Badajoz a Lisboa em bicicleta.
Os 10 aventureiros foram Eu, Carla, Miguel Pais, Nucha, Zé Manel, Zé Carlos, Zé Barbeiro, Rui João, Fernando e o inigualável Neves...
Quanto ao Neves, só para registo, o mesmo tentou efectuar a viagem uma semana antes ??? uma falha técnica de calendário para o Neves, que o levou a fazer as malas, e a ingerir 2 Kilos de esparguete no dia errado !!!??? da mala não se queixou, mas de voltar a comer 2 kilos de esparguete na véspera... lá isso queixou-se !!!
Partimos de Lisboa bem cedo, em direcção à terra de nuestros hermanos, contando para isso com a colaboração do Barros e do compadre do Zé Manel (não sei o nome !!!)... o obrigado aos dois pelo tempo despendido.
Já em Espanha, e com tudo pronto, após as fotos da praxe, era tempo de dar inicio aos 3 dias de puro prazer pelas planícies alentejanas...


Dia 1
  
Ainda não tínhamos feito 500 metros e já tínhamos a 1ª avaria ??? O Fernando, tinha acabado de perder o travão de trás !!! com jeito lá se resolveu a coisa mais ou menos...
Como todos sabemos, quando estamos longe de casa, especialmente além fronteiras, fazemos coisas impensáveis, e aqui, em Badajoz, vi o Miguel Pais (o anti-verde...) pedalar sobre uma ciclovia verde !!! sim verde !!! se fosse em Portugal, jamais isso iria acontecer, mas aqui ???
Passados alguns Kms, quando nos preparávamos para entrar em Portugal... PPPfffff... furo do Fernando ??? tudo lhe acontecia !!!
Entrámos no nosso território, com Elvas à vista, e à chegada á terra alentejana... PPPffff x2... o Fernando estava furado à frente e atrás ??? aqui já começávamos a desconfiar ??? até porque, o nosso amigo só trazia material da loja dos chineses, que ao dar-se um pouco de ar, as câmaras de ar até rebentavam !!!
Já com material dos “outros”, lá começámos a dar ao pedal com destino a Estremoz, o destino final do dia.
Pelo caminho, passámos por Vila Fernando, terra propriedade do nosso amigo “avariado”, mas que alberga familiares do Rui João, que fez questão de os visitar, nomeadamente a sua tia.
Aqui almoçámos, e só depois retomámos os estradões e as estradas secundárias que faziam parte do nosso itinerário.
As paisagens... únicas, ou não estivéssemos nós em pleno Alentejo.
Já em Estremoz, antes de jantar, ainda demos um passeio pela cidade, para assim ganharmos apetite para a janta.
Com um jantar em plena rua, numa noite extremamente agradável, foi fácil recuperar as forças para a 2ª etapa que se avizinhava dura de roer...


Dia 2





A alvorada foi às 6h00, com o intuito de ganharmos Kms, antes de sofrermos com o calor Alentejano...
Para espanto nosso, o dia estava nublado e até choveu um pouco, o que soube muito bem, uma vez que serviu para arrefecer os nossos motores... felizmente grande parte do dia esteve assim... ameno.
Ainda na 1ª hora de viagem, tivemos a “avaria” do dia, que desta vez não foi o Fernando, mas sim o Zé Manel... um raio partido, que acabou por ser facilmente resolvido.
Enquanto os mecânicos resolviam a questão, nós, os restantes, aproveitámos para confraternizar com um Pastor que por ali estava, a ver passar o dia e ao mesmo tempo, guardava o seu rebanho.
O caminho, levou-nos até à Barragem do Maranhão, local aonde tirámos umas chapas, para mais tarde recordar.
Com a viagem a correr tão bem, ou não fossemos nós um grupo muito homogéneo em termos de andamento, o almoço acabou por ser em Mora, já com 90 Kms feitos, no Quartel dos Bombeiros da zona, no qual ingerimos uma Sopa da Pedra muito saborosa e cheia de “energia” que nos iria ajudar para o que ainda nos faltava fazer nesta longa etapa.
Ao longo da viagem, encontros imediatos com animais, foram uma constante e para o Neves, era a oportunidade de se exprimir nos mais diferentes dialectos !!! este homem, sabe mais línguas que o Papa ???... Cavalos, Éguas, Vacas, Bois, Borregos, Ovelhas, Pardais, Águias... falava com todos !!!
Eu, que neste 2º dia me apresentei com um torcicolo terrível, numa passagem que fizemos de uma vedação eléctrica, melhorei, sem querer !!! o Miguel Pais, muito amigo, abanou o fio condutor na minha direcção ???!!! para mim, foi uma dança engraçada, que culminou com um ligeiro aumento do meu campo visual ao nível da articulação pescucial !!! uma coisa a nunca mais repetir, espero eu !!!
Num dia com 140 Kms, o “melhor” da jornada estava reservado para o fim... perto de Coruche, com muita areia, subidas e descidas técnicas, o pessoal apesar do suposto “cansaço” acumulado, não deixou de se divertir à brava e tirar partido daquilo que os trilhos tinham para nos dar.
A chegada ao destino, Herdade da Agolada de Cima, acabou por ser um misto de alegria e desilusão !!!
Um local, muito acolhedor, mas as instalações deixavam um pouco a desejar, especialmente na higiene ???
Mesmo assim, não deixámos de usufruir do que tínhamos ao nosso dispor, nomeadamente da piscina que tinha a água à temperatura ideal para quem queria fazer gelo !!!
Do que não nos podemos queixar, foi da comida, que acabou por ser bem satisfatória, mas, no futuro espero poder voltar ao local, já com umas instalações á altura de tudo aquilo que rodeia a herdade.

Dia 3

Depois de muito pedalar, só faltavam 100 kms para chegar ao nosso destino... Lisboa.
Aqui, optámos por alterar o caminho original desenhado pelos mentores deste projecto e acabámos por vir por um caminho já nosso conhecido de aventuras anteriores, em que o BTT reina, do principio ao fim.
Basicamente, seguimos pelos canais de rega que ligam Coruche ao Porto Alto, com passagem por Benavente, que além da beleza que possuem, proporcionam a quem os faz uma vontade de pedalar indescritível... para quem no grupo não os conhecia, simplesmente ficou maravilhado como foi o caso do Zé Carlos, do Zé Barbeiro e do Fernando.
Com o aproximar de Lisboa, começaram a vir as desavenças no grupo, devido ao ponto aonde iríamos terminar a nossa viagem !!!
Muitas cabeças, trazem muitas ideias e digamos que não estava a ser fácil agradar a todos ??? especialmente porque os que moravam para os lados de Odivelas não estavam interessados em pedalar até Lisboa !!!
Em Vila Franca de Xira, fizemos a última paragem para abastecimento de líquidos e sólidos e aqui não quero deixar de desejar à menina que nos atendeu, à qual acabei por não saber o nome, o meu desejo de vê-la um dia nos trilhos... era sinal que o seu desejo se tinha concretizado.
Já com 20 locais possíveis de despedida do grupo, o Fernando lançou uma ideia... Praça de Espanha !!!
Achei diferente, e sem ele dar por isso, levei-a à vante... desde Espanha, até à Praça de Espanha... porque não ???
Acabámos por tirar a foto final de grupo, no Arco de São Miguel, que está bem no centro da emblemática praça de Lisboa, que infelizmente acaba por passar despercebido a grande parte dos lisboetas... mas a nós, não !!!
Depois disto, ainda houve tempo para tomar-mos um pequeno snack todos juntos e culminar esta aventura que durou 3 dias... alguns poderão dizer que cansativos !!! mas para nós, certamente que não partilhamos a mesma opinião, pois com a união que nos caracteriza (grande parte do tempo !!!) poderiam vir mais 3, que certamente chegaríamos ao destino com a mesma vontade e alegria.
Em breve, certamente terei outra odisseia para contar, o que só prova a nossa vontade de voltar a reunir as tropas e partir em busca de novos caminhos... e se possível ainda com mais elementos... 

HASTA LA VISTA AMIGOS !!!


domingo, agosto 19, 2012

18/08/2012 - David
Um Regresso Espantoso !!!

 

Para penúltimo treino com vista à tão aguardada “T...”, a estrada, acabou por ser a escolha certa, por parte dos meus companheiros, uma vez que nos obriga a manter a pedalada durante mais tempo, o que ajuda a aumentar a endurance dos “atletas “ caseiros como nós...
Neste dia, uma pessoa sobressaia no grupo... o David !!!
Há 5 meses atrás, dei aqui conta do acidente do mesmo, ocorrido na Ericeira, com alguma gravidade... pois bem, depois de muito sofrimento, mas mais força de vontade, o mesmo está de volta... notável, mesmo !!!
Com um pelotão de 10 unidades, o destino foi a melhor zona da região para se fazer estrada... a região do Oeste, com Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Dois Portos, Póvoa da Galega e Cabeço de Montachique no horizonte.
Apesar de termos rolado a um ritmo calmo, as subidas foram as suficientes para provocar algum desgaste no grupo, especialmente num novo elemento que nos acompanha... julgo que João ???, que tem uma bicicleta com uma transmissão à Super-Homem !!! óptima para rolar, mas péssima para subir... mas, se ele não se queixa, quem sou eu para opinar sobre o assunto !!! resta-me esperar por ele no topo das subidas... antes assim, que ter a malta toda á minha espera !!!
Na estrada, a história, acaba sempre por ser curta, pois as peripécias são sempre muito menos, mas não posso deixar de referir que, senti a falta do nosso amigo Rui Sousa !!! que neste dia, trocou a nossa companhia por um passeio insignificante, no norte do nosso País, que terminou num monte pouco conhecido... Alto da Senhora da Graça ??? ninguém sabe aonde isto fica !!!
Vá-se lá saber porquê, o passeio deu na televisão com direito a algum destaque, apesar da baixa qualidade do pelotão, pois quem ganhou esta tenra etapa, acabou por ser o nosso Rui Sousa ???
À 4ª feira, vê-se grego para ganhar às meninas na recta do picanço, e depois vai ganhar aqui numa etapa de montanha... fraca concorrência ou então a “droga” anda a fazer efeito !!! Um grande abraço, amigo Rui...
Para terminar, ao David, o desejo em nome de todos, que a tua recuperação tenha sido completa e te mantenhas entre nós, por muitos e longos Kms.


17/08/2012 - Tanto Trilho
Por uma Sandes de Leitão !!!

Com o aproximar do dia “T”, o apertar dos treinos é normal e necessário... como tal, todos os dias tenho saído de casa para fazer qualquer coisa.
Hoje, a convite do Miguel e da Nucha, lá fomos para mais um treino, com direito a algo diferente ??? muito bom... divinal... dizem alguns !!! especialmente aqueles que já experimentaram !!! eu e a minha rapariga, basicamente éramos inexperientes e sem opinião, sobre o assunto, mas com a esperança de chegar ao fim do dia, com “algo” de novo na nossa vida.
O Fernando, sabido e conhecedor desta nova realidade, mal ouviu falar do que se programava para este dia, apresentou-se logo ao serviço, para testemunhar e com sorte, até trincar um pouco desta tal coisa !!!
Antes de nos juntarmos os 4 ao Fernando, como que para quebrar o gelo, e iniciar o dia de uma forma mais social, fomos os 4, tomar o pequeno almoço juntos e só depois seguimos para os trilhos já com a “bengala” ou “vélinha” junto de nós ???
Apesar da “tal coisa” ser para a esquerda, o GPS do Miguel só nos enviava para a direita ??? não sei se era mesmo assim, ou se era o Miguel a querer ganhar, e abrir-nos a todos o apetite... uma coisa era certa, ele só dizia que por ali, mais experiências novas nos aguardavam a todos !!! excepto ao Fernando claro ???
Dei por mim, a andar pela Murteira, Montachique, Lousa e outras aldeias que dificilmente vêem no mapa...
Por estas bandas, os populares que nos viam passar, pareciam adivinhar qualquer coisa ao exclamarem... ali vão 2 casais modernos, e um empata !!!
Com tanta subida, eu, já perto do local do crime, optei por variar o caminho, e fugir pela estrada, chegando assim, primeiro ao dito local com hipótese de ganhar fôlego e vontade para o desafio que me esperava !!!
O Fernando, perante isto, nem hesitou em me fazer companhia, uma vez que também ele já acusava falta de combustível ou pujança !!! como queiram interpretar ???
Por esta altura, estava o Miguel, rei e senhor de 2 belas damas... sozinho com ambas no meio do mato !!! sem saber como, talvez por uma questão de hábito, o rapaz enganou-se e acabou por “tramar” a mulher que o acompanha todos os dias ??? sorte a minha !!!
Digamos que passou o dia, passou a romaria... e é uma vez a cada um... pormenor muito importante !!!
Quando chegaram junto de nós (eu e Fernando), era tempo de provar esta coisa de que tantos falam... a bela Sandes de Leitão em Negrais !!!
Eu, como nem gosto de tal bicho, lá os convenci a irmos comer Pizza na região, que igualmente já nos tinha sido recomendada a todos pelo nosso mecânico, Bruno Aguiar.
Era boa sim Sr., especialmente porque foi feita por um ciclista experiente, rodado e com umas pernas divinais... assim se apresentou o cozinheiro ???
Eu e o Miguel, com esta coisa das trocas, até ficámos com medo de perder as raparigas para este atleta de 1ª categoria ??? com muita sorte, ainda hoje mantemos as nossas damas !!!
Com isto tudo, o dia já ia longo e aqui nos despedimos do nosso “abanador” profissional, Fernando, que ainda ia fazer uma visita à sua mãezinha... um bjinho para ela.
Quanto a nós 4, ainda fomos buscar a tal Sandes de Leitão para o casal convidante... e para nós, casal maravilha, basicamente deixámos passar a oportunidade de experimentar algo novo na nossa vida... outros dias virão !!! 
O "T" inicial, é de Travessia... não disso que estão a pensar !!!



domingo, agosto 12, 2012

12/08/2012 - Btt, Praia
e muitos Petiscos !!!



Mais uma vez, o Rui Luz programou um dia com acessibilidade para todos, família incluída.
O cardápio continha Btt, praia e comidinha da boa... perante isto, era muito difícil recusar o convite, apesar das alternativas que tinha para este dia... desculpa Zé Manuel.


A alvorada, foi bem cedo e durante o caminho para o ponto de partida, Praia das Maças, o tempo meteorológico na região quase fazia prever o cancelamento da 2ª parte do programa... a praia.
Chegados ao local, escusado será dizer que a praia se encontrava quase deserta, tirando 4/5 resistentes que por ali andavam e depois, nós, os valentes que iniciavam assim mais uma aventura de BTT que á partida não iria ser muito difícil nem cansativa.


Logo à saída, apanhámos um Bttista sozinho, que prontamente se juntou a nós, após o convite do nosso guia, Rui Luz, apesar do mesmo logo a seguir lançar para o ar que o grupo iria andar a um ritmo fortíssimo e alucinante !!!
O passeio foi divinal, com muitos single-tracks, zonas fechadas pela vegetação, passagens técnicas mas cicláveis e sei lá mais o quê... 5 estrelas mesmo.


Pelo caminho, e á semelhança das ultimas semanas, as Amoras voltaram a atrasar a progressão do pelotão, uma vez que praticamente todos éramos amantes desta fruta... todos excepto o Miguel Pais e a Nucha, que nunca tinham tido o prazer de caçar Amoras mo seu habitat natural ??? digamos que são meninos da cidade, que julgavam que a fruta nascia nas prateleiras dos supermercados !!!


Depois de hoje, julgo que será fácil vê-los por aí à chinchada de fruta pelos campos, em busca de alimento para alimentar o brinquedo novo lá de casa...a Bimby !!!
Chegámos ao fim do passeio com cerca de 50 Kms feitos e uma vontade enorme de ir fazer gelo para a praia, uma vez que a temperatura da água só dava para isso mesmo.
Como previsto, tivemos uma tarde divinal, já em familia no areal da Praia das Maçãs, e para mim, que foi a 1ª vez que vinha a esta praia, tirando a parte de ficar a falar fininho, nas 2 vezes que fui à água, até gostei bastante da mesma.

Dois dos participantes no BTT, por esta altura estavam de rastos, devido ao ritmo do passeio imposto pelos restantes, e como tal, a postura dos mesmos na praia, resumiu-se a uma pose simples e estática, que por vezes incluía a boca aberta, mas sem proferir qualquer som ??? felizmente para os restantes !!!
Tão ferrenho, que até a foto sai vermelha.
Não tenham pena... é músculo mesmo !!!


















Para quem não almoçou (todos !!!), o final do dia, tinha que ser á altura, e para tal o Rui Luz, que pensou em tudo, levou-nos a mais um ponto gastronómico que vai ficar no meu road book da arte de bem comer.
Sem me querer alongar muito no Menu, nem causar qualquer tipo de inveja a quem lê as minhas linhas, posso dizer que tivemos Caracóis “normais”, Caracóis à Bulhão Pato, Caracóis de Cebolada, Moelas, Salada de polvo, Bifanas, Tostas, Hamburguers, Pão torrado com e sem manteiga, Canja de Galinha e depois alguns doces que deliciaram os presentes... nomeadamente o mentor Rui Luz, o Fernando Bastos, a Família Beato, a Família Primavera e Pais, a Família Duda e por fim a Família Carlos Martins.
Definitivamente, julgo que ninguém tem nada a apontar sobre este dia... excepto todos aqueles que não compareceram e que por esta altura devem estar a enxugar as lágrimas que lhes escorrem pela cara... mas para esses, só uma palavrita... prá próxima não faltem que eu também não !!!


11/08/2012 - Passeio
Do Pastel de Nata...



A fonte foi desligada mesmo antes da foto... incrível !!!
Depois de uma corrida em grupo (eu, Carla, Nucha, Carla Duran e Paulo Duran), extremamente agradável na Sexta à tarde, hoje, o grupo voltou a juntar-se para um passeio de descompressão física e alimentar, ao qual se juntou o Zé Manuel.
O percurso, foi o tradicional passeio saloio, com sensivelmente 60 Kms percorridos, entre Frielas, Sacavém, Expo, Praça do comércio, Belém, Monsanto, Benfica, Lumiar e regresso a Frielas.
Este passeio “fácil” de se fazer, tinha um mimozinho que nos levou a todos a comparecer... o belo do Pastel de Nata !!!


A delicia até aconteceu logo nos primeiros Kms, na expo para ser mais preciso, o que nos levou a todos a ter mais força para o resto do passeio.
A subida para o Monsanto, foi pela Calçada do Galvão, a rua mais empinada existente no Restelo, o que atrai qualquer ciclista que tenha comido um bolo cheio de calorias e energia.
Já no Monsanto, a brincadeira nos trilhos foi inevitável, visto que às meninas, faz sempre falta apurar um pouco a técnica.
Tendo em conta que tínhamos todos compromissos, a brincadeira acabou por ser curta, e cedo rumámos agulhas para o regresso a casa.
Pouco antes de terminarmos o passeio, passámos por um Cartaz que anuncia uma prova em Lisboa, que alguém cá em casa gostava de participar... eu !!! bem eu, pela foto dá para adivinhar a minha opinião ??? ou não !!!
Finalizando, mais um belo treino com vista a outro, com um cartaz bem apelativo... mas desse, só amanhã me vou pronunciar.
Aos meus companheiros deste dia, o meu obrigado por mais uma manhã muito bem passada.

domingo, agosto 05, 2012

05/08/2012 - Tanto por umas Amoras...


Com o pessoal ainda a fazer gazeta aos trilhos, hoje, apresentámo-nos poucos ao serviço, nomeadamente, eu, Carla, Mestre Messias, Neves e Zé Barbeiro... faltaram uns por férias, alguns por avaria e outros por possíveis crimes cometidos na véspera ???
Após pequena conversa, optámos por partir em busca de umas Amoras, para os lados da Carregueira, uma vez que o Rui Luz, tinha efectuado por lá no dia anterior uma excelente caçada às mesmas.
Sendo poucos, fomos por caminhos ousados e alguns, até novos para mim, mas com o Messias é sempre assim... alguma coisa de novo pode-se sempre arranjar pelo caminho.
De lamentar o que está a acontecer na Carregueira... o poder monetário, está a levar a melhor sobre a natureza e aos poucos vamos vendo o betão a tomar o lugar do verde !!!
Mesmo assim, não deixa de ser uma local que agrada em todas as visitas, uma vez que locais para brincadeira são mais que muitos e neste dia isso acabou por ser uma constante em que subimos o q.b. e muito raramente lá descíamos qualquer coisa ???
Pelo caminho íamos passando por algumas Silvas cheias de Amoras, com um ar apetitoso, mas o nosso guia só nos dizia... não é aqui !!!
Mata acima, mata abaixo... e a descer, nem dava para ver muito bem, a cor das “apetitosas” e os Kms iam passando, e nós a querer carregar a fruta para o saco, mas o Mestre... siga !!! não são estas ???
Acabámos por sair da zona, sem ter nada às costas e por esta altura já se faziam ouvir as vozes do povo... e as Amoras ???
Regressámos por um caminho que mudou a conversa a todos em pouco tempo, tal era o tamanho das ortigas !!! coisinha mais horrível, que deixou tantas marcas no pêlo !!!
Demos por nós já perto de Caneças, o que me levou a pensar que o Messias, nos ia levar ao Pingo Doce ??? podia ser dia de alguma promoção maluca das Amoras, e eu não sabia !!!
Mas não... acabámos por ir para os lados de Montemor, aonde umas deliciosas e bem doces Amoras nos esperavam a todos, levando-nos a pensar que todos os Kms que fizemos e o suposto sofrimento para ali chegar tinha sido recompensado.
Para mim, foram 3 bidons bem cheios, para os quais contribuíram o Messias e o Neves... para o Zé Barbeiro, um saco bem composto que deveria deliciar a sua esposa !!!
O Messias, também levou a sua dose, que certamente iria adoçar a sua sobremesa após a sardinhada que o aguardava...
No meu caso, só posso dizer que a Aguardente já se juntou às jeitosas e o licor já está a fermentar... dentro de uns tempos, é só juntar uns biscoitos e naqueles dias mais difíceis e de fraqueza emocional certamente me vou deliciar e revigorar com esta iguaria !!!
Em breve, estarás delicioso !!!