domingo, julho 29, 2012

28/07/2012 - Papa Trilhos
By Night...


Após algumas dificuldades, felizmente, lá conseguimos marcar presença em mais um passeio By-Night dos Papa Trilhos, a quem desde já agradeço, inclusive por nos terem aceite a inscrição, já fora de horas.
Desde grupo, só se pode esperar tudo do melhor, e como tal é fácil reunir alguns elementos deste lado do rio, para rumar à margem sul do Tejo.



Sendo um passeio inserido nas Festas de Fernão Ferro, além da comitiva de boas vindas dos Papa Trilhos, também a simpática feira presente, acaba por ajudar na recepção dos participantes, tanto antes, como após o passeio, com as barraquinhas de comes e bebes, carroceis e quinquilharias para venda !!!
O passeio em si, foi inevitavelmente para o Parque Natural da Arrábida, e escusado será dizer que, os guias efectuaram um excelente trabalho, guiando os participantes pelos escuros trilhos da serra... tendo em conta os distintos andamento dentro do pelotão, a tarefa não era nada fácil.
Julgo que somente houveram 2 desistências !!! o que é muito bom, para um passeio com alguma dificuldade técnica.
O facto de ser à noite, facilitou em muito o trabalho dos guias, uma vez que muitos dos pedalantes não viam as subidas que tinham pela frente, e assim não paravam de pedalar.
No meio do pelotão, houve um pedalante que sobressaiu com o seu charme !!! há quem diga que é da idade ??? quanto mais velho melhor !!! outros dirão, que é a máxima do, é dos carecas que elas gostam mais !!! mas com capacete, somos todos iguais ??? uma coisa é verdade... ele andou sempre rodeado das mais belas ciclistas do pelotão !!! e eu, por muito que tentasse nunca conseguia registar o momento de forma nítida e explicita !!!??? como tal, só posso dizer que era um homem vestido de licra, com capacete, equipamento branco e azul, e muito importante... de manga comprida !!! haviam outros no pelotão, mas de manga curta... e desses elas queriam é distância ??? porquê... não vou dizer !!!
Voltando aos factos “verídicos”, mais uma vez, o abastecimento contou com um pão com chouriço quentinho, entre outras iguarias, que deliciaram todos os presentes.
De espantar, os horários acabaram por ser cumpridos, o que demonstra que esta “Família” sabe o que faz...
No fim... uma ceia deliciosa em que nada faltou, inclusive música ao vivo no recinto da feira, que ajudou a degustar tudo aquilo que tínhamos direito.
Engraçado foi ver que, foram várias as bandas a actuar, mas o repertório de todas era muito igual o que fez com que ouvíssemos várias vezes a mesma música ??? não se ouviu qualquer reclamação, uma vez que isto, também não era nenhum festival de verão !!!
Resumindo, de mal, nada a dizer !!! de bom... não tenho palavras que cheguem ???
A todos os Papa Trilhos, um enorme obrigado e um até breve, pois o prazer de pedalar na vossa companhia, passa para lá das estrelas !!!


domingo, julho 22, 2012

22/07/2012 - Passeio Com
Alguma Chinchada...


Em tempo de férias e calor, são poucos aqueles que estão dispostos a enfrentar os trilhos, mas com jeitinho, lá vamos reunindo alguns apaixonados pelo sofrimento.
Com um pelotão misto (Kotas e Passatempo) o percurso ficou ao encargo do Messias... para não variar, e não sei como, o Mestre lá vai arranjando trilhos novos, em locais que já estamos fartos de passar !!! apesar disto, uma coisa é certa... as novidades levam-nos sempre a subidas ??? alguns por esta altura estarão a dizer depende da perspectiva !!! mas, acreditem... com o Messias, se viéssemos em sentido contrário, aquilo seria a subir na mesma !!! como !!! não sei explicar ???


Não precisando todos os locais por onde andámos, e em especial para o Cláudio que era o mais perdido, posso te dizer que passámos perto de Bº Santa Maria, Bº Vitória, Tojalinho, Moninhos, Ponte Lousa, Fontelas, Carcavelos, Montemuro, Avessada, Vale de Uge, Quintas, Alfouvar de Cima e Baixo, Albogas e Aruil... julgo, que com isto, já podes voltar ao local e não andar perdido ???


O que não faltou por onde andámos, foi árvores de fruto, e apesar de alguns de nós nem sequer repararmos no que elas tinham para nos oferecer, tanto a Carla como o Rui Luz, iam de olhos apontados à fruta !!! resultado, um dos pontos de paragem, acabou por ser junto a duas belas sombras recheadas de fruta bela e doce...

Nesta altura do ano, é quase impossível levar a volta até muito tarde, devido ao calor que se faz sentir... como tal, perto das 12h já estávamos de regresso ao ponto de partida, seguindo depois cada um o seu destino, sendo que grande parte, passava por uma visita à praia, uma vez que está na altura de eliminar estas marcas esquisitas no corpo, que deixam os mortais comuns a olhar para nós, com ar de pena por pensarem que estamos com algum problema grave de pele !!!



Eu, ainda passei pela dita, mas o vento forte, que me enchia a boca de areia, fez com que a visita fosse extremamente rápida ao ponto de nem molhar os pés ??? outros dias virão... 

segunda-feira, julho 16, 2012

14 e 15 /07/2012 - Azares, Petiscos
e Uma Noite Bem Dormida !!!

Não faltando à tradição, hoje era dia de “Piquenique Anual” do pessoal do Rego, amigos e familiares.
À semelhança do ano passado, agendei um treino desde casa até ao local da engorda, para não doer tanto na consciência !!!
O meu companheiro, para este dia, era o Fernando, uma vez que o resto do pessoal, estava na região centro do País, a fazer um ultra passeio de BTT, com 172 kms de BTT ???!!!
Saí de casa ao encontro do Fernando, por volta das 7h00 da manhã e assim que nos juntámos, tive um furo !!! que depois de remendado, levou a outra avaria ??? a roda de trás não rodava ??? resultado... treino abortado !!!
O Fernando, lá seguiu infeliz e sozinho para a volta matinal, e pelo que sei acabou por fazer somente 90 kms !!! desculpa amigo.
Às 10h00, estava à porta do ATX Cycling, para ver o mistério da roda de trás, e após uma pequena avaliação, o Mestre chegou à conclusão que era a cassete mal apertada... fácil de resolver portanto.
Isto leva-me a outra questão... há muito tempo aconteceu-me o mesmo, mas, um outro mecânico (não interessa quem...) passou-me um atestado de estupidez, e disse-me que não era nada ???!!! apenas falta de jeito da minha parte !!!
Hoje, vi que não... e por aqui me fico.
Já era tarde, mas não o suficiente para eu desistir de uma tarde junto à fogueira, e como tal acabei por rumar sozinho até Sintra com o vento a dificultar-me a vida, mas não a Gula, pois essa só ia aumentando pelo caminho !!!
Depois de trepar Sintra, só tive de descer até à Praia do Guincho, local aonde me esperavam os meus familiares e amigos para o meu belo abastecimento que iria durar a tarde toda ???
Só não durou mais, porque eu acabei por abandonar a festa, um pouco antes dela acabar.
Para fechar o dia em beleza, dirigi-me até à Feira de Odivelas, com o propósito de assistir a um Baptismo de Capoeira, do meu amigo Nuno Mendes e do seu filho, Tomás.
Após duas horas de espera, e a ver Ranchos Folclóricos da zona, a tocarem e a dançarem todos os tipos e feitios de “Vira”, pouco antes de entrarem em cena, o filho do Nuno adoeceu ??? resumindo, quando dei por mim, o pai, o filho e a mãe, tinham desaparecido !!! e eu ali à espera para vê-los ??? as melhoras Tomás...
Digamos que não foi tempo perdido, mas o propósito da minha visita ao recinto da Feira, acabou por ser em vão !!!
Posso dizer que definitivamente, foi um dia completo... começou com alguma raiva, pela avaria da bike, depois com dor... trepar Sintra não é fácil, seguiu-se a Gula com as Sardinhas, saladas, bolos e afins... já perto do fim a instrução culturística com os Ranchos e para terminar em beleza... o espanto !!! acabei por não ver nada na Capoeira, pois os Galos tinham desaparecido ???



Com tanto treino, por vezes a vontade de sair de casa está abaixo de zero... e hoje, era um desses dias !!! ainda tentei convencer a rapariga, a cancelar a saída de casa apelando ao meu lado mais Sexy, mas ela, como boa companheira que é, aconchegou-me os lençóis para eu não passar frio e ainda me deixou a lista de coisas que eu tinha para fazer em casa... digamos, que foi o suficiente para eu sair da cama cheio de energia ???

Chegados ao local de encontro, eram poucos os Kotas que nos esperavam (Messias, Guerra, Neves, Carlos e Rui Sousa), sendo que a presença do Fernando do Passatempo, era aguardada para se juntar ao pessoal.
Após conversa telefónica, ainda fomos ao seu encontro, mas os nossos destinos acabaram por não se cruzar uma vez que a turma do Passatempo tinha rumado para o lado oposto ao nosso ???!!!
O nosso destino, acabou por ser para os lados de Loures, Santo Antão do Tojal e por fim subida dos Pneus, em Bucelas... e acabámos por ficar lá pelo alto, passeando sempre com uma vista deslumbrante sobre Bucelas e zonas circundantes.
Daqui para a frente, veio o nosso espanto... descemos, descemos e continuámos a descer !!! o nosso guia, definitivamente teve uma noite maravilhosamente bem dormida, pois este fenómeno, foi coisa jamais vista pela minha pessoa desde que conheço o Messias.

Escusado será dizer, que depois de tanto descer (foi pura diversão...) tivemos que terminar o dia em grande, com uma subida direita a Montemor, pela zona do Correio-Mor na qual tivemos direito a uma pequena paragem já no topo para nos deliciarmos com umas Amoras !!! digamos que não foi fácil tirar a Carla do local...
No fim da manhã, tínhamos o treino feito e a barriguinha satisfeita !!! ao guia, o meu obrigado por mais uma manhã excelente.


domingo, julho 08, 2012


08/07/2012 - Uns Perfeitos


Animais !!!


Num fim de semana, em que bati o meu recorde na corrida... 10 Kms !!! sem atrasar as meninas que me acompanharam, especialmente a Nucha, que é uma corredora nata, segundo o seu Personal Trainer, Miguel Pais, o desafio para este domingo, surgiu da parte do Rui Luz.
O objectivo era simples, fazer 2 maratonas num só dia ??? para quem podia... pois os que não pudessem, poderiam optar por fazer só uma, que foi o meu caso.
Digamos que, ao Domingo à tarde, tenho compromissos inadiáveis... dormir !!!
Para este desafio audacioso, 14 animais compareceram, e digamos que a ausência de outros acabou por ser sentida, uma vez que a malta adora ter a presença tanto de outros animais como de flores !!!
A hora de arranque foi bem cedo, 7h00, o que fez com que a malta saísse da cama ainda de noite, para esta magnifica aventura.
Já nos trilhos, volta e meia, os enganos na leitura do GPS foram acontecendo, mas, sendo o guia, o maior atleta entre nós, nunca se ouviu uma reclamação !!! só por aqui se vê o respeito pelo homem... se fosse outro, tipo eu, o Miguel Pais ou o Rui João, ao menor engano ouviam-se logo as bocas da ordem !!!
Digamos que, por vezes não é fácil, aplicar o que vem no aparelho, com os trilhos que vemos no terreno... mesmo assim, algumas das odisseias, por nós vividas neste dia, faziam lembrar etapas de um Camel Trophy.
Passeio com Prós, tem um significado... treino à séria !!! como tal, subidas não faltaram de todos as maneiras e feitios... rápidas, técnicas, em singles... era só escolher.
Em todas estas alturas de sofrimento, um animal vinha sempre à conversa... talvez por o mesmo aparentemente também estar em sofrimento depois do tratamento que lhe tinham dado no dia anterior ???
A meio caminho, chegámos à conclusão que, não éramos os únicos com saudades do “bicho”, e lá nos cruzámos com umas quantas amigas que choravam a sua presença !!! da nossa parte ficou a promessa que na próxima 4ª feira ele irá aparecer mais forte que nunca !!!
Com o avançar das horas, o cansaço em alguns elementos começava a ser notório... excepto nas meninas do grupo, Carla e Nucha, que se apresentavam em forma, especialmente a Nucha que apesar de ser uma recém chegada, tem-se vindo a adaptar ás mil maravilhas.
Chegados à Malveira, foi tempo de dividir o grupo... os que continuavam e os que regressavam a casa.
Para aqueles que me acompanharam no regresso, este, acabou por ser bem tranquilo para quase todos... coitado do Marco, que chegou a Loures com a reserva acesa !!!
Quanto aos resistentes, sei que a aventura durou a tarde toda, e que alguns, chegaram ao fim para lá de cansados ??? digamos que é concorrência a menos, para a vingança do Carneiro na conquista da Camisola Amarela !!!
Ao Rui Luz, o obrigado em nome de todos, e o pedido para mais dias assim... bem durinhos, que a malta agradece.

domingo, julho 01, 2012

01/07/2012 - Pedalada Solidária
do Passatempo BT e Cª


Mais uma vez o nosso grupo, associou-se a uma boa causa promovida pelo grande grupo do concelho de Odivelas, os Colinas Bike Tour.
É de louvar que, todas as acções promovidas por estes senhores, além dos resultados extremamente positivos, contam também com uma grande afluência de pessoas.
Além dos nossos grupos, também outros se juntaram à causa, nomeadamente os BTT Chapim e Cª, o Clube de Cicloturismo da Quintinha e o Lusitano Bike Team.
Desta vez, o motivo foi ajudar uma atleta paralímpica de Odivelas, a Susana Barroso, na compra de uma cadeira de rodas nova.
Com um valor de inscrição simbólico, ainda foi possível amealhar 3500 euros, fruto das 520 inscrições !!!
Antes do passeio familiar do evento, nós, Passatempos, ainda efectuamos um treino ligeiro de 30 Kms (+ ou -) com passagem pelas Lezírias de Loures e culminando com uma mini-corrida na Pista da A8, sendo esta ganha pelo Locomotiva Men, Zé Manel, seguido do Miguel Pais e fechando o pódio, o Ninoka Jaime Beato... acho que se fizéssemos um teste Anti-D´s, o era banido da liga ???
Para os elementos do Passatempo, que não são adeptos dos nocturnos, esta foi a oportunidade de sentir um cheiro da adrenalina que o pessoal tem, no final dos treinos ao luar...

Quanto ao passeio do evento, pouco posso dizer, tirando que como se esperava, foi tranquilo e agradável, visto que familias inteiras, incluindo crianças, se juntaram à causa, fazendo dos 12 Kms do percurso um verdadeiro desfile de ciclistas por Odivelas e zonas circundantes.
Tendo em conta os meus objectivos pessoais, que estão limitados ao desfrutar da bicicleta em si, só posso dizer que estarei sempre disponível para acções semelhantes, pois nesta minha nova vida de ciclista tenho tempo para duas coisas... sofrer e ajudar os outros, dentro do possível, a sofrer menos !!!
À heroína do dia, Susana Barroso, espero que a acção praticada por todos nós, a tenha ajudado na sua aquisição, e que isso faça com que ela nos traga a nós, felicidade e orgulho por todas as conquistas que a mesma possa vir a ter em provas Nacionais e Internacionais na sua especialidade, que é nadar.
Em nome do Passatempo BT e já agora dos Kotas e Cª, que também estiveram presentes... 

1 Beijo muito grande Susana. 
30/06/2012 - Treino
Sem Controlo A.D. !!!

Este Sábado, foi dia de regressar à estrada, na companhia do Zé Manel, do Fernando, da Carla e do Paulo Duran.
O passeio tinha dois destinos agradáveis à vista... Cascais e Sintra.
Partimos em direcção ao Monsanto, para aquecer ligeiramente as pernas, seguindo depois para a Marginal apreciar a brisa marítima, que neste dia estava extremamente agradável.
Aqui, na Marginal, tivemos uma pequena lição de vida !!! especialmente o Fernando e o Zé Manel... nunca passar um vermelho, sem olhar devidamente ??? a verdade, é que não é suposto passá-los, eu sei !!! mas também é verdade, que nós, ciclistas, fazemos de tudo para não parar.
Seja como for, felizmente não aconteceu nada, mas, o susto ficou por cá...
Já na Boca do Inferno, fizemos a paragem da ordem para o café e foto de grupo, que não pode faltar.
Na estrada em direcção ao Guincho, cruzámo-nos com o Maníaco, Monteiro, que vinha ao sabor do vento a alta velocidade... que inveja, pois nós íamos a levar com ele de frente !!!
Depois do Guincho, veio Sintra, com algumas subidas para aquecer a malta... e foi aqui que fomos apanhados por um ciclista, forte, duro e cheio de confiança ???
Depois do homem passar por nós, iniciámos uma caça ao fugitivo, liderados pelo Zé Manel... e ao fim de algum tempo, fiquei eu e o , que já a subir para a Vila de Sintra, lá caçámos o atleta, mas, não satisfeito com isso, o Locomotiva Men, lançou um ataque que me deixou a mim, e ao indivíduo pregados ao selim !!!
Eu, como seria de esperar, cedi, pois este, definitivamente não é um campeonato para mim, mas o ex-fugitivo, ainda tentou apanhar o!!! como é óbvio ficou-se pela tentativa...
Já em Sintra... o homem, a modos que espantado, dirigiu-se ao, com a seguinte frase: “Oh amigo... você tem que ir ao Controlo A D... !!! “
Eu, apesar de não fazer parte de nenhuma comissão A D, até porque sou totalmente a favor dos D´s... acabei por não ter hipótese de dar razão ao homem !!! o , realmente estava cheio de D´s ???
Mas, com toda esta correria, quem vinha em puro sofrimento, era a Carla, que neste dia nem tinha consumido muitos D´s, o que possivelmente vinha a afectar o seu rendimento.
Acabamos por chegar a casa com pouco mais de 100 Kms feitos, e prontos para iniciar uma tarde cheia de D´s... pois era preciso preparar a manhã de domingo, que apesar de ter um calendário soft, ainda contava com um pequeno treino.
Para esta tarde de preparação, contei com a companhia do Miguel Pais, da Nucha (os convidantes), e do Casal Duran (outros convidados...)
Isto é engraçado, pois dou por mim a ser convidado pelos Prós para sessões cheias de D´s... em que, para nós, tenrrinhos, estas sessões só nos prejudica o rendimento, enquanto que a eles, lhes dão força pura e dura !!! injustiças da vida, é o que é ???
Já agora, não posso terminar este dia sem apresentar factos que justifiquem as minhas afirmações... senão ainda sou acusado de algo... como tal, aqui ficam as provas que o Zé Manel estava cheio de D´s nesta manhã !!!
Honestamente, julgo que na Equipa do Passatempo, dificilmente alguém passaria no teste Anti-Doces !!!