segunda-feira, março 26, 2012



25/03/2012 - No Papel

de um Cheerleader...

Num dia em que a atleta mais uma vez estava em prova, eu, inevitavelmente tinha de comparecer para dar o meu apoio, tanto a ela como a todos os amigos igualmente presentes.
Saí de casa a pedalar em direcção a Lisboa, optando por passear um pouco pelas ruas que se encontravam desertas, o que me dá sempre um enorme prazer.
Depois segui para o Monsanto, com a finalidade de me juntar aos restantes apoiantes, nomeadamente ao Zé Manel, à Nucha, ao Rui João e ao Luciano...


Aqui, no pulmão de Lisboa, o passeio foi curto, mas ainda deu para brincar um pouco e até chegar a ver o Zé Manel a fazer uma manobra artística de nota 10... grandes atletas dão grandes tombos, sendo que este para ele foi apenas artístico sem consequências físicas (melhor assim...), mas a forma como ficou a bicicleta, até deu para rir um pouco.


Após esta brincadeira, fomos pedalar para junto do rio, mas como ainda era cedo rumamos até á Expo, indo assim acompanhando a prova de Elites, que já ía decorrendo, visto que estes não tinham o prazer de passar a Ponte 25 de Abril.
No regresso da Expo, partimos então, em busca dos atletas da casa... e diga-se de passagem que não foi fácil encontra-los no meio dos 38 mil participantes !!!
Resumindo, todos terminaram bem, praticamente dentro dos seus objectivos que eram bem distintos... a eles (Carla, Miguel Pais, Paulo Marques, Carlos Monsanto, Peixoto e Rui) os parabéns pelo terminus da prova, especialmente à Carla que acabei por acompanhar nos últimos Kms.


Não posso deixar de realçar algo por mim presenteado... perante um dos muitos atletas caídos no chão com problemas físicos, e após apelo das pessoas presentes ás forças policiais, dois policias (1 homem e 1ª mulher) reclamaram por chamarem por eles, e passo a citar as suas palavras... sou policia, não sou médico !!! que querem que eu faça !!!???
Para mim, que sou defensor das forças policiais, foi escandaloso, pois julgo que o rádio que os mesmos têm à cintura, não serve para ouvir relatos de futebol... mas sim para contactar algo ou alguém em casos de necessidade.
Depois disto, honestamente não sei o que pensar...
Tirando este episódio, tiro o chapéu à organização por ter conseguido pôr tanta gente a mexer-se, o que nos tempos de hoje é sempre de louvar.


Após termos posto a conversa em dia e tirado as fotos da praxe, era tempo de voltar para casa a pedalar, com passagem novamente pelo Monsanto, na companhia do Zé Manel e do Rui João, que estão dois perfeitos animais a dar à biela... a mim, só me restou pôr a língua de fora e seguir na roda das bestas !!!
No fim... um dia bem passado, em que deu para treinar um pouco e apoiar da forma possível a Pró cá da casa... e agora que se passou mais uma data importante no calendário é tempo de começar já a pensar nos próximos objectivos ???

23 e 25/03/2012 - Duplo Orgulho...



Na minha curta vida, posso dizer que já tenho umas quantas coisas para dizer, e outras tantas para contar, e como vem sendo habito, recorro aqui ao meu canto para deixar para a prosperidade tudo aquilo que me marca, ou me deixa vontade de recordar mais tarde...
Mais uma vez, o motivo de me sentir feliz e orgulhoso é o Mourinho !!!???
Não, não é esse... é o meu Mourinho, de seu nome, Carla.
O motivo do duplo orgulho foi o terminar do Ensino Secundário e o terminar da Meia Maratona de Lisboa... Na 6ª feira tive o prazer de assistir à mini palestra, dada pela rapariga na apresentação final do seu trabalho, que lhe permitiu adquirir o 12º ano, perante um auditório repleto de pessoas... deveras interessante, com abordagens sobre temas de extrema importância como o ADN, os Fluxos Migratórios, Recursos Naturais, Alimentação e inevitavelmente Veículos alternativos não poluentes, como a bicicleta, com referencias à sua utilização nos meios urbanos... muito bom mesmo.

Sendo totalmente imparcial, nos 8 finalistas do dia, a Carla correu ao sprint para a medalha de ouro com um colega... julgo que vou dividir a medalha pelos dois !!!
Dois dias depois, a Meia Maratona de Lisboa... uma corrida que não está ao alcance de todos, e mais uma vez 3 meses depois da mesma me ter comunicado que gostaria de efectuar esta prova, lá estava ela presente, para alcançar mais um objectivo na sua vida.


Para a mesma, estes últimos meses foram extremamente difíceis com os estudos, os treinos de corrida, de bicicleta, a casa para arrumar (há pois é...) e ás vezes ainda sobrava algum tempo para namorar !!! os dias foram curtos para tanta coisa...
O resultado na prova foi mais do que gratificante... posição 440 em quase 1300 mulheres.
Da minha parte, só pude apoia-la no possível, e agora que tudo terminou é com muito orgulho que ela chegou para tudo com um sorriso nos lábios e com os olhos no horizonte, pensando naquilo que o futuro lhe pode trazer... da minha parte, só posso que estarei sempre lá para o que der e vier.... Parabéns Miúda.

sábado, março 24, 2012

18/03/2012 - Em Favor da "Matilha"
Depois de dois dias com febre, a vontade de pedalar estava igualmente elevada, e como tal, há hora marcada lá estava eu à porta do Passatempo, pronto para dar á perna e assim expulsar o resto do “bicho” do interior do meu corpo.
O destino, Sintra... escusado será dizer, que o pelotão para este dia era numeroso.
Mal iniciámos a viagem, a minha dificuldade em respirar e a falta de força nas pernas, davam para adivinhar um dia penoso aqui para o Jolie... os Kms iam passando e o pelotão ia fugindo !!! e eu... de lingua de fora, não os apanhava por nada ???
Dadas as dificuldades, e apesar de saber que iria ter todo o apoio da “matilha”, julguei por melhor, ser eu por todos e não todos por mim, como tal, mal chegámos a Caneças, voltei para trás e abandonei assim o passeio à Meca do BTT.
Tendo em conta que não gosto de ser o Underdog, julgo que foi a melhor decisão, e mesmo apesar de não ter ido a Sintra, nessa tarde, senti que Sintra tinha vindo até mim, pois a minha Lindoca, lembrou-se do Ninoca e trouxe-me um Travesseiro da Piriquita... hehe !!! não sofri, mas pequei ???
Prá semana compenso com mais 10 minutos de treino !!!

Por esta altura em que escrevo, já vou com 3 treinos esta semana (O Travesseiro já lá vai...) e mais uma vez, apesar de todos os alertas tivemos mais uma queda no grupo, desta vez o José Paiva... felizmente só aleijou o orgulho e ganhou algumas dores corporais, mas as consequências poderiam ter sido bem piores, dado o local da queda.
Aos meus companheiros, que já deviam ter idade para ter juízo, mais uma vez lhes dirijo a palavra... haja limites !!!
Ou isso, ou começo, a andar com pessoal mais novo, que certamente me darão ouvidos ??? ou então caem na mesma, mas não se aleijam tanto !!! coisas da idade que a nós já não nos assiste.



As melhoras amigo Paiva...

domingo, março 11, 2012




11/03/2012 Regresso à Estrada

Com quebras...

4 meses depois, era tempo de voltar à “estrada” !!!
Com os dias primaveris que se apresentam, até sabe bem circular por ai, a sentir o vento a bater na cara... infelizmente, o mesmo, raramente bate pelas costas !!!
Para este “duro” treino, 13 se apresentaram ao serviço, com o destino a prometer grandes quebras de rendimento.
Para quem conhece esta vertente desportiva, sabe bem, que as subidas nestas bicicletas são uma perfeita tormenta, pois as transmissões das mesmas são muito pesadas, e apesar de proporcionarem um excelente treino, não deixam de provocar um enorme desgaste físico.
Rumámos em direcção ao Oeste, com passagem por Almornos, Negrais, Malveira, seguindo depois para o Gradil... bela subidinha !!!
Junto à Tapada de Mafra, apanhámos o primeiro contratempo... estrada cortada com sinalização e tudo, mas nós, homens entendidos na matéria, fizemos questão de passar a barreira e passados uns Kms... estrada quebrada, com uma enorme valeta !!! volta para trás e siga o desvio... uma estrada maravilhosa, por um vale muito tranquilo, ao ponto de nos levar a uma senhora subida para Mafra, que quebrou a malta, onde o Nuno (elemento dos Kotas), resolveu desistir do resto do passeio e rumar a casa.
Seguimos para Ribeira de Ilhas, quebrando por esta altura um dos meus pedais ??? como é possível... não uso a bicla durante imenso tempo, e quando me monto nela parte-se um pedal !!!
Chegados à Ericeira, foi tempo de quebrar a dieta, e comer um bolo para repor as energias.
Depois veio o episódio que preferia não relatar, mas, o David, cunhado do Zé Carlos, num momento de distracção, despistou-se e embateu com alguma violência num poste... escusado será dizer, que na estrada, os erros pagam-se caro... as fracturas foram algumas, valendo na altura a prontidão de um enfermeiro que passava no local e a rápida resposta das entidades competentes para o sucedido. Ao mesmo, só posso desejar as rápidas melhoras.
Com a vontade do pessoal afectada, era tempo de voltar à luta e regressar a casa.
Já com o grupo partido, ainda acabámos por perder mais um elemento pelo caminho com problemas físicos... o Alberto... as subidas estavam a fazer efeito !!! espero que o homem tenha chegado bem a casa. O resto do caminho, foi feito em ritmo moderado, pois por esta altura, estavam o Rui e o Tomé, com as suas pernas totalmente quebradas, sendo que para o Tomé, a sua relíquia pedalante não o ajudou muito, especialmente nas subidas... quanto ao Rui, um pouco de juízo certamente que o ajudava, pois já devia saber que não é como se começa, mas sim como se acaba...!!!
Antes de terminar o dia, ainda quebrei o outro pedal ??? basicamente, sem comentários...
Num dia tão marcante como este, o erro de um homem jamais deverá servir de exemplo para outro, mas sim servir de alerta... como tal, o conselho para todos só pode ser um... na estrada,toda a atenção é pouca !!!

domingo, março 04, 2012








04/03/2012

Dia da Luta...

Depois do “treino” intensivo de ontem, a vontade de sair de casa estava abaixo de zero, mas o facto da atleta da casa ter uma corrida em pleno Monsanto, fez com que ambos saíssemos de casa para a luta, que apesar de desigual, era igualmente dura.
Ela de carro, eu de bicla, lá fomos nós para a guerra, e para companhia, ela tinha o Paulo Marques e eu a malta do Passatempo BT.
Assim que reuni com o grupo, um se destacava... o Cláudio, que estreava a sua Qüer nos trilhos, e pedalava entre nós de peito cheio, e não era para menos pois a máquina está muito bonita.Passámos pela Expo, local onde esperava por nós o Zé Manel, que também não aguentou ficar na cama e saiu para a rua, para se juntar ao pessoal nesta luta, liderada pelos cânticos do Marochas...
O Paulo Rosa, servia de timoneiro para todos nós, e só os apelos do Marochas, o faziam olhar para trás !!! ás vezes...
Rumámos ao pulmão de Lisboa, para darmos o apoio merecido aos corredores, Carla e Paulo Marques.
Com tanto treino nas ultimas 24h, era possível ver a cara de sofrimento da Carla, mas com um apoio tão intenso do pessoal, a ultima dificuldade da prova acabou por ser superada com um sorriso nos lábios... verdade seja dita que até aqui todo o apoio tinha sido dado pelo Paulo Marques que a acompanhou toda a prova. Pouco antes da meta final, o Marco resolveu animar-nos a todos com uma tentativa de lutar com uma “pedrita” que se encontrava na estrada... digamos que resolveu passar por cima da mesma !!! bem... ele passou... a bicicleta é que não ??? Uma delicia para quem assistiu, com uma risada tal, que só de recordar o momento ainda solto algumas gargalhadas.
Terminada a prova, foi tempo de congratular os heróis do dia, e em seguida, seguir para os tão nossos conhecidos trilhos do Monsanto, desfrutar um pouco dos mesmos. Com o Zé Manel na frente, a luta entre o pessoal e as subidas acabou por ser maior do que esperávamos, mas com algum esforço lá acabamos por superar todas as dificuldades impostas pelo homem.
Já em fase de regresso à base, passamos pela adega do líder, e aqui, depois de um pénalti, é que vieram os problemas !!! Honestamente, não sei o que é que tinha a pomada, mas por momentos não pensei que chegasse a casa... e, eu não era o único ??? o maldito do vinho, tinha batido forte e feio ao ponto das pernas tremerem e a visão ficar distorcida !!! que pomada era aquela, que a todos os que beberam, provocou tamanho choque ???
Com mais ou menos esforço, lá chegámos todos ao Café Passatempo, e para recuperar o astral, só havia uma coisa a fazer... beber um branquinho fresquinho !!! e não é que resultou ???
Acho que o problema estava na cor do vinho !!! Apesar de ter sido um fim de semana rentável em termos desportivos, certamente que gastronomicamente, não ficou atrás, e espero que assim continue durante muito tempo... são duas subidas com 3 febras e um branquinho s.f.f. !!!

sábado, março 03, 2012





03/03/2012

O Regresso do Hermínio


Pedalar num sábado à tarde, só mesmo por um motivo especial !!! e este, não tinha um, mas sim dois... o regresso de um companheiro às lides, um ano e meio depois de uma queda aparatosa, e depois um “petisco”, na companhia do pessoal, que é algo sempre a considerar.
Para este “regresso” do Hermínio ao grupo, juntámos 15 elementos liderados pelo Presidente dos Kotas & Cª, o Messias... com o destino a ser acessível, ou não estivesse entre nós um homem que há muito não sofria na nossa companhia.
Mesmo assim ainda fizemos uma incursão pela Mata do Paraíso, com direito a algumas subidas. O regresso tinha de ser pela Pista da A8... local único, com direito ao magnifico sprint final, ao qual ainda não me dou ao luxo por não ter pernas para acompanhar alguns dos animais do grupo... já agora, neste dia que não contava para o ranquing, foi ganho pelo El Carnero. Depois da brincadeira de 50 Kms, foi tempo de ir encher o bandulho, sendo este repasto oferta do Hermínio. Não tenho palavras para aquilo que comemos, mas a forma como todos abandonámos o local e a falta de vontade de treinar no domingo, julgo que dizem tudo. Ao Hermínio, uma palavrita de “força”, pois o homem provou que por mais grave que seja a situação... a vontade e o querer, tudo vencem e alcançam, e são pessoas como ele, que nos motivam a todos, a sofrer semana após semana com o sonho de alcançar aqueles objectivos que nos dão prazer a todos...incluindo o de ter petiscos com fartura e comer à vontade sem sentir qualquer remorso ou arrependimento.