domingo, outubro 30, 2011



30/10/2011 - Sintra

A Eterna Paixão do BTT

Depois de cancelarmos mais uma travessia, devido a lesões e alguns tostões, a escolha para este dia caiu na meca do BTT... Sintra.
Com um destino tão apelativo, muitos apareceram para mais uma bela manhã de BTT.
Mais uma vez, o GPS do Miguel Pais liderou o caminho, nem sempre certo do seu destino... mas isso faz parte dos erros de leitura do inovador aparelho.
O caminho até Sintra, foi por alcatrão, como seria de esperar, mas assim que pusemos as rodas na terra, os olhos só apontavam para o céu, tal era a inclinação da bicha... e foi assim até ao topo da serra.
O mentor do percurso, prometia mais subidas, de ficar na memória dos pedalantes... mas, verdade seja dita, que isso seria só para alguns, pois para os “animais” que integravam o pelotão, as ditas não passavam de meras brincadeiras !!!
Um homem... o Messias, por esta altura, gabava-se de ser o único pedalante a chegar ao cimo de Sintra sem pôr os pés no chão ??? mas... aqui o menino, consegue sempre provar o contrário !!! sempre no local certo... hehe. Este objectivo alcançado pelo Messias, talvez o tenha pago bem caro mais tarde, pois as pernas do homem deixaram de reagir às subidas na fase final do passeio, valendo-lhe os “rebocadores” de serviço, especialmente o novo camisola amarela... Paulo Carneiro.
Sintra, é sempre sinónimo de Piriquita... como tal ingerimos o tão desejado Travesseiro, antes da foto de grupo tirada por uma agente da GNR que estava de serviço na Vila... uma autoridade bem catita, diga-se !!!
O regresso a Caneças, foi em ritmo ameno, pois para muitos as forças já tinham ficado nos trilhos de Sintra. Mais uma vez, um dia divinal e produtivo com direito a tudo... inclusive, uma queda por parte do guia que ainda deu direito a discussão com um suposto BTTista que passava pelo local... valeu-nos o Carlos (aquele que fala muito) para acabar com a gritaria ??? Só para terminar, uma pequena referencia aos meus amigos Papa Trilhos (poucos mas bons) que se encontravam em Sintra a fazer um passeio turístico guiados pelo Rui João...
Em breve, estarei de regresso a este paraíso, para um passeio há muito prometido a um velho amigo... até lá !!!



28/10/2011 - Jantar de Directores

Os "mentores" e os "exemplos" a seguir !!!


Conforme prometido, era dia de festejar o estatuto alcançado por mim, e pelos meus colegas de curso.
Para tal, reunimo-nos quase todos os aprovados, juntamente com alguns familiares, para ajudar à festa.
Um dos parentes presentes, o Sr. Lopes, pai da Cátia, a quem não posso deixar de dirigir umas palavritas... obrigado por nos ter cedido a sua casa para as sessões de estudo, que muito nos ajudaram, talvez por terem sido enriquecidas pela sua “pomada caseira” que certamente ajudou a esclarecer as ideias !!!




Ainda bem que o curso acabou, senão ainda secávamos a adega ao homem ???
O local para o encontro foi o Restaurante O Pasto em Belém, propriedade de um familiar do Rui, que muito bem nos recebeu, e brindou com um magnífico jantar.
Como seria de esperar, após algumas horas de convívio e de ingestão de álcool !!! começaram a surgir os discursos ???


A palavra rodou a uns quantos, entre os quais o nosso formador de Psicologia e Pedagogia, Pedro Gonçalves, que nos brindou com a sua presença.
Durante as palestras dos entusiasmados directores, aqui o escriba, registou um momento que a quase todos passou despercebido por estarem com os olhos no orador de serviço... o ataque do Patacho ???
Assim que o Rui, levantou voo para exprimir os seus sentimentos, o Patacho lançou-se à “febra”, que nem uma águia mergulha sobre a sua presa... digno de se ver !!!




video

À medida que as horas iam passando, as garrafas iam secando, e o estatuto dos Srs. Directores ia caindo em desgraça... atenção que não foram todos.


Já fora do restaurante, foi tempo de matar as saudades das estátuas no Jardim em frente ao Palácio de Belém... nomeadamente a Estátua da Primavera... a perdição do Rui e do Acácio.



Por esta altura, andava um canito de um lado para o outro, espantado com tanta algazarra, e após cumprimentar todos os presentes, e ver qual o que lhe iria oferecer menos resistência... lançou o seu ataque ??? não há palavras para descrever este momento... só imagens e mesmo assim poucas, pois a risada era tal que nem a máquina disparava em condições.



Depois disto, só posso desejar a todos as maiores felicidades, e esperar que venhamos todos um dia a exercer os conhecimentos que adquirimos ao longo desta formação.
Espero também que em breve nos possamos reunir para mais uma reunião gastronómica para pôr a conversa em dia... nem que seja na adega do Sr. Lopes.



Até breve Srs. Directores...

segunda-feira, outubro 24, 2011






23/10/2011 Em Busca

Da Caldeirada Prometida...



Após o passeio a Setúbal, no qual culminámos com um almoço em família, ficou logo agendado um segundo, mas com um destino diferente... nomeadamente, Peniche.
O local do repasto, ficou ao encargo do Carlos Alberto e o percurso do passeio à consideração do Miguel Pais.
Tendo em conta, que seria para a região Oeste, as subidas seriam inevitáveis, mas necessárias para ganhar apetite para a tão desejada Caldeirada de Peixe. Infelizmente, tivemos uma baixa no pelotão, o Paulo Marques, que teve uma queda com consequências físicas suficientes, para o afastar das lides durante uns tempos... em nome do Passatempo BT... as rápidas melhoras.
Com um destino com tanto sobe e desce, os sofredores foram inevitavelmente eu e a Carla, que temos de arranjar uma forma de tentar acompanhar estes animais a subir... se alguém tiver a receita, por favor, chegue-se à frente !!! Felizmente que, o São Pedro, resolveu nos ajudar pelo caminho, e o vento soprou pelas costas grande parte do caminho. Com o Miguel Pais a liderar o caminho, ninguém conseguiu impor alternativas, pelo que fomos sempre pelo itinerário programado que teve dois momentos altos... passagem por uma pastelaria na Ericeira com uns bolos divinais e depois o “orgasmo” da viagem... Ciclocross ??? sim... para quem não sabe, as grandes “Voltas” da era moderna... Volta a Itália e no futuro, Volta à França , já contemplam etapas em terra batida, e nós... equipa moderna, também aderimos a esta vertente !!! obrigados pelo guia, seja dito. Como tal, algumas centenas de metros foram em terra batida para não esquecer a nossa outra paixão, o BTT.
Se alguém furasse... desgraçado do Miguel !!! mas isso, são meras especulações da minha parte ???
Chegados ao destino, já com as “Dondocas” à nossa espera, foi tempo de tomar belo do duche com direito a cantorias por parte do mentor do percurso... ainda dizem que a água fria não faz milagres !!! Quanto ao almoço... divinal !!! Para saberem mais, só indo ao próximo, que já não será no mesmo sitio, mas, pelo gosto gastronómico do pessoal, estará ao mesmo nível.
Mais uma vez... à “famíliaPassatempo, só posso dizer que foi um prazer passar mais um dia na vossa companhia e o fim de tarde só não foi melhor porque por esta altura já o São Pedro soltava a sua fúria sobre as nossas cabeças.

quarta-feira, outubro 19, 2011

Aprovado !!!


Ao fim de tanto tempo de espera, finalmente chegou o dia do tão desejado exame???
Verdade seja dita que, a vontade de o fazer era pouca, mas, o desejo de aniquilar a ansiedade e a dor interior, que não dá para descrever, era grande.
É engraçado que, passo os dias a dizer aos meus pupilos para não terem medo dos exames e que o mesmo é totalmente desnecessário... mas, quando chega a nossa vez !!! ninguém gosta de ser avaliado... esta é a verdade.
Melhor que isso, constantemente lhes digo, que os examinadores não são nenhuns “bichos” e que não estão ali para nos fazer mal... e aqui até que é verdade !!! os 3 elementos de júri (Dr. Pedro Gonçalves, Dra. Lurdes Bernardo e Dra. Assunção Silva) que me fizeram o exame estiveram à altura do momento.
Quanto às Sras. Dras. em parte já sabia o que esperar das mesmas, por já as ter observado nas suas funções, o que acabou por facilitar um pouco a conversa, mas quanto ao Dr. Pedro, o psicólogo, apesar de ter sido meu formador, nestas funções foi uma perfeita caixa de surpresas por não saber o que esperar dele... talvez por isso o elemento com o qual tive mais dificuldades, especialmente em manter o nível da voz... mas, foi só durante alguns segundos.
Aos 3... os meus parabéns por terem efectuado 5 provas distintas para todos os candidatos e não perdendo a compostura, souberam ser sérios, exigentes e no seu devido tempo... divertidos para com os candidatos, para aliviar a tensão dos mesmos.
Aos meus companheiros (Cátia, Acácio e Valério) os meus parabéns pelo estatuto alcançado... ao João, força para o próximo exame.
Para terminar, a todos os outros colegas de curso que fizeram exame antes e depois de mim... Parabéns !!!
Agora, venha o jantar de grupo, para festejar o objectivo alcançado.

domingo, outubro 09, 2011

09/10/2011 O Contador treinou


Com o Passatempo BT



Depois de muito tempo paradas na garagem, foi tempo de dar Kms às fininhas...
Este dia teve um convidado especial no grupo... O Maníaco Contador... Carlos de seu nome.
Apesar do treino inicial ser para Montejunto, por Torres Vedras, acabámos virar à esquerda em Torres em vez de virar à direita.
Resultado... seguir em direcção à Encarnação, Mafra, Malveira e depois Loures.
Em relação a este dia, pouco há a dizer... foi simplesmente um dia de estrada... pouca conversa, muito pedal.
O nosso convidado, mostrou-se à altura, e julgo que fez o gosto ao pedal andando com alguns dos elementos do Pró-Passatempo BT.
No futuro espero que nos voltemos a juntar, ainda com mais elementos, pois a união faz a força... e na estrada, num pelotão numeroso, é sempre mais fácil rolar.

sexta-feira, outubro 07, 2011

Nunca digas Nunca !!!





Para quem acompanha os meus desabafos desde o inicio desta maravilhosa aventura desportiva, certamente já leu muitas babuseiras da minha parte ??? umas meramente imaginatórias, outras nem por isso... mas todas com a mesma finalidade... um dia mais tarde, poder recordar aquilo que realmente aconteceu, da forma mais divertida possivel.


Para quem assim não o entende, honestamente nem vale a pena, vir aqui perder tempo, a ler os meus pensamentos.


Durante a minha evolução ciclopédica, no inicio, eu postei aqui este vídeo, que mostrava o meu pensamento em relação aos "puros" ciclistas... engraçado, que hoje orgulhosamente também pratico esta vertente de dar ao pedal.


Mas, como o vídeo e a música não deixam de ser um regalo para todos nós "ciclistas", aqui fica este grande êxito de Pedro Lopes... " Eu não Fazia Estrada..."


05/10/2011 - Regresso ao

Monsanto em "Família"




Em dia de descanso nacional, nada melhor que dar umas pedaladas pelo pulmão de Lisboa... o Monsanto.
Com tanta travessia e aventura, já fazia algum tempo, que não punha as minhas rodas neste belo local. Para este passeio estavam reservadas algumas surpresas... o regresso do irrequieto António (a lesão está finalmente a ir...) e a aparição de mais uma Carla a pedalar !!! nomeadamente a Carla Duran.
Para alguns dos Prós, neste dia quase que não chegaram a aquecer, mas verdade seja dita que a moça tem força de vontade... só lhe falta um bom ouvido ???
Basicamente, surpreendeu-nos a todos, pois fez mais do que estávamos a espera, mas a sua técnica simplesmente não está lá... e aqui a menina tem de deixar de ser teimosa e começar a ouvir os mais experientes. Mesmo assim, escusado será dizer que o Paulo Duran, estava feliz, para não dizer babado, com a sua princesa a dar ao pedal no meio do pelotão.
Este dia só ficou manchado pela avaria do Neves !!! da bicicleta do Neves... desculpem... o homem teve o azar de, partir a escora da sua Cannondale. Acabou por ser um dia descontraído com o aparecimento de mais um casal pedalante, para o qual ainda não há nome, mas... desde já aviso que, Casal Maravilha, já está ocupado por mim e pela Carla.
Quanto ao António, espero que a sua recuperação seja rápida e eficaz para que o mesmo volte aos treinos em força... e esta não lhe falta.
Por este andar, um dia, ainda vamos ter mais Dondocas a pedalar... Sonhar, não custa ???

terça-feira, outubro 04, 2011

Loucos ??? Nós... !!!


Este vídeo retrata da melhor forma a paixão que me move a mim e à minha “segunda família” que ganhei desde que abracei este desporto...
A todos aqueles que me acompanham nas “loucuras” domingueiras e a todos aqueles que um dia gostariam de me acompanhar... ganhem pernas !!! não deixem de ver.




Se acham que este filme não vos convenceu, das duas uma... ou não percebem puto de Espanhol ou então estão doentes... é melhor visitarem um médico pois devem estar definitivamente loucos !!!

domingo, outubro 02, 2011

02/10/2011 KOTAS & Cª

Em Busca de Um Mito...






Ao longo desta minha curta existência, posso dizer que cresci à espera de algumas respostas para alguns dos maiores mitos da humanidade, nomeadamente... aonde fica a cidade perdida da Atlântica ? As pirâmides do Egipto, quem as construiu ? O homem esteve ou não na lua ? Os Maias, evaporaram-se todos ?
Mas tudo isto é muito pequeno, comparado com a nossa busca de hoje ???
Mal surgiu o rumor da odisseia, muitos quiseram se juntar aos Kotas & Cª... de tal forma que o pelotão era formado pela e alguns Kotas.
Basicamente, estavam representados os Kotas & Cª, os Passatempo BT, os Papa Trilhos, os Cavaleiros do BTT e uma alma penada à qual ainda não consigo associar um grupo, o Carlos (o tal que não piava há 15 dias atrás...) mas que pelo andar da carruagem em breve estará associado a um dos grupos... no total 17 exploradores em busca de algo jamais descoberto ??? Para o grupo líder, verdade seja dita que esta possível descoberta, não lhes iria trazer muito a acrescentar na sua já vasta experiência de vida, mas, para os restantes... caneco !!! não tenho palavra que o descreva ??? diga-mos que os mafarricos pedalaram que se farta, com o desejo de serem os primeiros a receber tamanho conhecimento com fins ilimitados !!!
A busca levou-nos para os lados da Carregueira, e cedo deu para ver que não iria ser fácil... obstáculos pelo caminho foram uns quantos !!! e aqui me perdoem, mas por maior que seja a experiência de um homem, este tem sempre atitudes que não lembram a ninguém ??? A pedrita que se pode ver na foto... dois dos Kotas tentaram remove-la com as mãos ??? sem comentários... Com o aproximar do “tesouro”, começaram a surgir as desorientações do guia... umas vezes influenciado pelo excitado Fernando, outras vezes nem por isso, o que fez com que tivéssemos que andar umas quantas vezes, com as bicicletas ás costas. Quando dei por mim a ser barrado por Militares, comecei a acreditar que realmente alguma coisa fora de normal existia por aqueles lados e por esta altura, também eu, ofereci a minha sabedoria ao guia... Messias.
Escusado será dizer, que desorientação é coisa que não assiste a este homem... e, com mais ou menos curva... subida ou descida... ora a pedalar, ora a caminhar... encontrámos o dito ??? Apesar de estar uma mulher no grupo, a Carla, a mesma não se manifestou... será que era mesmo este o local ??? será que era verdadeiro ? e agora, o que fazer com ele ??? Verdade seja dita, que ninguém queria tirar uma foto junto do mesmo... Zé Manel, Miguel Pais, Paulo Duran... foram só alguns dos que se chegaram para o lado ???
Que mistério este, que tantos partiram no seu encalço, e agora que ele estava ali... ninguém lhe queria tocar ???
Alguns minutos depois... um "Homem" ganhou coragem e colocou-se a seu lado... o Fernando, e posso dizer que os seus olhos quando olharam para o dito brilharam !!! o mesmo só comentou... agora vão ser paletes “delas” atrás de mim ??? Eu sou o detentor do maior mito do planeta...
a localização do PONTO G.