domingo, julho 24, 2011

24/07/2011 Papa Trilhos e

Os "Gajos de Lisboa"


Este dia, serviu principalmente para matar a s saudades de rolar com os fantásticos Papa Trilhos, com quem já não andava desde a peregrinação a Santiago de Compostela.
Após comunicar a minha intenção ao departamento “Pró” do Passatempo BT, talvez por não quererem andar sem o seu “aguadeiro”, mais elementos se juntaram a mim... Fernando, Zé Manel, Carlos, Paulo Duran, Carla e o incansável Rui Luz.
Juntamente com a família Papa Trilhos, acabámos por juntar 28 alegres pedalantes.
Para alguns dos nossos elementos, os mais “Pró”, dizem eles... foi a estreia dos novos lindíssimos equipamentos.
No meu caso, espero um dia vir a ter a honra de vestir os benditos... com sorte, talvez daqui a uns 4 ou 5 quilos a menos !!! Honestamente, ninguém merece ???



O destino do passeio, só podia ser um... Arrábida, ou não fosse este o quintal dos nossos guias.
Ao longo do percurso, fomos passando por algumas das subidas mais emblemáticas da região e aqui, o Rui Luz, não satisfeito por as fazer uma vez, começou a tirar fotocópias às malditas... subia uma, duas, três, quatro... aquilo cansava só de ver !!! este rapazinho está imparável.



Em plena Serra, não sei se é com agrado, se com desagrado que dei por mim apanhar congestionamento nos trilhos da zona ??? realmente, há cada vez mais BTTistas a andar... e apesar de haver espaço para todos, por vezes não deixa de ser incómodo, especialmente quando se quer aproveitar um single como é o caso do Fio Dental...
A certa altura do caminho... nós, elementos do Passatempo BT, deparámo-nos com um comentário do guia Ricardo... vamos antes por aqui, que estes gajos são de Lisboa ??? o Fernando, logo saltou em nossa defesa !!! por momentos pensei que ele fosse desafiar o Ricky para um duelo, monte acima ??? Escusado será dizer, que o Fernando desses tempos, anda um pouco refugiado no meio do pelotão para que ninguém dê por ele... sorte a do Ricky ???



O regresso a Fernão Ferro, foi feito com a nossa equipa a apoderar-se da frente do passeio, parecendo nós por vezes os guias do mesmo... é as influências dos novos equipamentos, digo eu ???
Inevitavelmente, uma manhã bem passada, num quintal invejável, com uma companhia que só pode deixar saudades, especialmente pela forma como mais uma vez nos recebeu...
A todos os Papa Trilhos, em nome dos elementos do Passatempo BT, um enorme obrigado e até prá semana !!!

P.S.: Por favor, não se esqueçam de ter um bom “Plano C”, para o Papa Trilhos By Night... “C” de comida, como é óbvio.


segunda-feira, julho 18, 2011


16 e 17 de Julho de 2011
Foi tempo de Tomar...

O apelo surgiu por parte do Zé Manel, se o pessoal não estava numa de Tomar... e, como somos um grupo unido, escusado será dizer que a resposta foi sim !!!
Respondemos tão alto, que um intruso de outra tribo, logo se juntou a nós ??? estes Papa Trilhos, estão em todo o lado... pior que isso, com intenção de nos guiar num quintal que não é o seu ??? mas, a isso vamos lá mais tarde.
O convite era simples... pegar nas bikes de estrada... pedalar e Tomar uma valente tareia de 150 Kms !!! e no dia seguinte Tomar as bikes de BTT para mais uma pequena tareia de trilhos e paisagens deslumbrantes.
Aqui o escriba, fugiu ao 1º desafio por motivos profissionais, mas, fez-se representar pela “dondoca” cá da casa, que depois deste passeio se juntou às restantes “dondocas” que Tomavam conta da casa até à chegada dos bravos.
Para esta primeira Tomada, foram o Zé Manel, Zé Carlos, Paulo Duran, Paulo Marques e a Carla... poucos, é verdade !!! mas os suficientes para se fazerem notar, levando assim, o nome da equipa por essas estradas fora.
Sobre este desafio, não posso falar muito, mas o ritmo deve ter sido calmissímo !!! ou então estes chamados elementos do “Pró-Passatempo BT” são só fogo de vista, uma vez que a Carla adormeceu duas vezes pelo caminho... indo numa delas, embater na traseira do Paulo Duran !!! segundo a própria, nem o vento forte que se fazia sentir era suficiente para a acordar ???
A meta volante para este dia, colocada em Alpiarça, foi ganha pelo Zé Carlos, que após salpicar os restantes, deixando-os a esfregar os olhos, disparou num sprint descomunal ao nível do Mark Cavendish, aniquilando a concorrência, levando assim à histeria os cidadãos locais.
Para quem não ia escrever sobre o que não viu, acho que já chega... deixo só umas ultimas palavras às "dondocas", pela feliz ideia de colocar uma meta e respectiva fita no local aonde a malta iria Tomar a recompensa pelo esforço despendido... e aqui, entro eu... para Tomar comida, bebida, sol e acima de tudo... boa companhia... eu estou lá !!!
A tarde foi passada a Tomar sol e banhos de piscina, intercalados com umas partidas de Ping-Pong, Matraquilhos e Snooker ... uma chatice !!!
À noite, fomos recuperar energia a um restaurante na zona com vista deslumbrante sobre a Barragem de Castelo de Bode... excelente escolha do casal organizador.
Durante o repasto, chegou ao local o Rui João, que apesar de não ter comido, não se livrou de pagar... é a multa por chegar tarde !!!
No domingo... dia do BTT, juntaram-se a nós o Rui Luz e o Fernando, para o passeio.


Por estranho que pareça, apesar de termos dois elementos da região, foi o Rui João a pesquisar trilhos por onde iríamos passar... e o Papa Trilho, ainda nos tentou guiar, mas, com tanto engano... saltei eu para o leme do GPS... e após alguns ajustes na configuração do aparelho, lá seguimos certinhos rumo ao empeno... Rui, estás perdoado !!! com aquela configuração, era impossível nevegar.
O passeio em si, foi muito bom, por uma região do país que nos faz Tomar uma paz interior muito grande... isto, excepto quando estávamos a subir !!! aí, fazia lembrar Figueiró do Vinhos ??? nessa altura, eu só desejava pertencer à “Turma do E.T.” ???


De notar que, nesta região, a qualidade dos trilhos está acima da média, sendo grande parte deles cicláveis.
Enquanto tivemos GPS (o Rui fez o favor de não carregar o track todo), andámos certinhos, mas, assim que o mesmo se acabou, passaram os Zé´s para a frente, escolhendo assim a melhor forma de chegarmos ao almoço prometido... verdade seja dita que, em certas alturas a malta duvidou da capacidade dos rapazes, mas... também é verdade que nos levaram por zonas bem bonitas com vista sobre Tomar.
Foram 50 Kms de puro BTT, que deram para abrir o apetite para mais umas cacholadas na piscina antes do almoço... a bela da sardinhada.


Por esta altura, começava o Fernando a ficar preocupado com o preço de tanta qualidade e fartura !!!
A tarde, mais uma vez, foi em pura diversão para queimar algumas calorias pois o dia ainda não tinha acabado... faltava o lanche !!! caracóis e afins preparados pelas “dondocas”... estava tudo muito bom !!! e o Fernando já suava, só de pensar no preço !!! acabou por nem comer em condições...
Depois de alguma discussão, chegámos à conclusão que este seria o local ideal para o Centro de Estágio de Alto Rendimento dos elementos que integram o departamento “Pró” do Passatempo BT, e apesar de não estar nenhum elemento directivo do clube... ficou prometido pelo Tesoureiro, o Zé Carlos, desviar as verbas necessárias sem que ninguém desse por isso para garantir o financiamento... eu, apesar de não estar ao nível do estatuto “Pró”, ofereço-me aqui como aguadeiro... tendo em conta que este departamento não pára de crescer, peço já ao Tesoureiro o desvio de fundos a contar com uma ajudante... a Carla deve aceitar a tarefa ???
Pouco mais posso dizer sobre estes dois dias fantásticos... excelente é pouco !!!
Obrigado Zé Manel e Cristina... não tenham medo de Tomar a nossa companhia sempre que quiserem.


Para terminar, só tenho a lamentar que não tenham estado mais elementos do Passatempo BT (Prós e Turma do E.T.) ???
Perguntam vocês, quem é a Turma do E.T. ???
Como todos sabem, em Figueiró do Vinhos, alguns elementos da nossa equipa juram que jamais deixaram de pedalar (Palavra de peregrino é para levar a sério) e eu fui um dos que cheguei a duvidar como aqui relatei, mas... depois de muito pensar, cheguei a uma conclusão... numa das muitas subidas da prova, dei por mim a alucinar !!! e posso dizer que até vi bicicletas a voar ??? na altura pensei ser alucinação devido ao cansaço !!! Hoje sei que não !!! era a Turma do E.T., que integra elementos do Passatempo BT. Para quem não viu o filme E.T. o Extra Terrestre do Steven Spielberg, eu conto somente o fim... Um bichinho extra terrestre muito simpático, numa fuga às autoridades locais, acompanhado por um grupo de jovens ciclistas, fez com que os mesmos voassem nas suas bicicletas, durante a fuga, sobre montes e vales !!! Ora bem, perante isto, depois de tantos anos, os rapazes cresceram e hoje são chefes de família e continuam a andar de bicicleta no anonimato entre nós... mortais comuns ???
A todos eles peço desculpa por ter duvidado das vossas palavras, e igualmente por ter revelado o vosso segredo, mas... isto tinha de vir a público !!!
Em todo o caso, digo-vos, que a vossa ausência foi deveras notada e sentida por todos os que estiveram em Tomar.
Espero que em breve voltemos todos a pedalar juntos, mas se não se importarem... com as rodas no chão !!! até lá, posso dizer que o Zé Manel anda por ai disfarçado de E.T., na esperança de encontrar algum de vocês ??? Eu bem lhe digo que a forma mais fácil é perto de Fernando (Já não dorme há dias... ai o preço !!!), mas ele não me ouve...

domingo, julho 10, 2011

09 e 10 de Julho de 2011

Come Muito e Pedala Pouco !!!


Com a chegada do bom tempo, chegam também os eventos gastronómicos em família, entre os quais, o piquenique anual na Praia do Guincho.
Há semelhança do ano transato, optei por me dirigir para a engorda de bicicleta, como forma de alívio mental ???
Felizmente, tive a companhia de alguns amigos do Passatempo BT ( Zé Manel, Zé Carlos, Paulo Duran, Carlos e Carla) no percurso, o que torna a s coisas bem mais agradáveis e os Kms bem mais fáceis de se fazerem, apesar de terem sido somente 50.
O caminho foi fácil, rápido e eficaz... saída de Odivelas, com passagem pelo Monsanto, seguindo-se a Marginal até Cascais e para terminar Praia do Guincho, local aonde fiquei.
Apesar de não ser grande fã da Marginal, a hora a que passámos, o transito era quase nulo, o que facilitou as coisas.
A história é curta, e como tal, um obrigado a todos pela companhia neste curto treino... Sobre o piquenique... o que dizer ??? haja fartura !!!
Posso dizer que cheguei ao local pouco depois das 9h e só sai de lá depois das 21h... pelo meio foi comer, beber, dormir e acima de tudo, desfrutar da companhia.
Uma pequena curiosidade... ao longo destes anos, tem sido com alguma facilidade que apanho o Nuno Mendes e o seu sogro, o Marochas, em poses menos próprias, devido aos efeitos da “água”, mas... desta vez, foi a Patrícia ??? não admira, pois ela é da família !!! Basicamente, branco ou tinto, era igual... desde que estivesse cheio !!!
Felizmente, este ano devemos ter uma segunda edição, para compensar todos aqueles que não puderam comparecer... como tal... até lá, pois estes dias são sempre bem vindos.
Domingo... era tempo de tentar queimar algumas calorias, e para tal, na companhia do pessoal do Passatempo BT (Fernando, Paulo Carneiro, Carla e dois companheiros... João e Coelho) fomos até Montejunto, “sofrer” um pouco. Para chegar ao destino, fomos por Bucelas, subindo depois para o Sobral de Monte Agraço, para aquecer as pernas, e então depois rumámos ao monte prometido.
Pelo caminho, cruzámo-nos com um grupo, no qual estavam alguns Maníacos (Francisco, Pacha e Meska), que seguiam na mesma direcção que nós... sendo que para o Meska, era o acerto de contas com a famosa subida.
O regresso, foi pela Abrigada, em direcção à N10, para que fosse rápido o regresso a casa.
Neste trajecto coube ao Paulo Carneiro, impor o ritmo durante grande parte do percurso.
Para rescaldo deste fim de semana, honestamente, não sei se comi, se pedalei mais, uma vez que a pedalar só estive umas 7h e a comer foram quase 12h ??? é só fazerem as contas !!!
Felizmente que a s férias estão quase ai, para tentar equilibrar as coisas... é que até lá ainda tenho muita febra e sardinha para comer !!! tirem-me deste filme...