domingo, maio 29, 2011




28/05/2011 Até às Praias do Sado

com os Papa trilhos...

O passeio de hoje ficou reservado na minha agenda desde o momento em que me fizeram o convite... destino... Praias do Sado com os “inigualáveisPapa trilhos.
O local de partida foi o ponto de encontro dos mesmos em Fernão Ferro, pelo que num abrir e fechar de olhos, ali se juntaram mais que muitos participantes, só vindo o pelotão a ficar completo no 2º ponto de encontro na Quinta do Conde... perfazendo no total 31 pedalantes.
Honestamente, não me dei ao trabalho de os contar, deixando isso para o guia-mor, Ricardo.
Para um grupo tão numeroso, o caminho foi maioritariamente rolante por estradões para haver espaço para todos, não deixando de ter algumas zonas mais técnicas com alguns singles que apelavam à brincadeira e igualmente a algumas quedas!!! Felizmente estas só davam para rir e não para aleijar.


Como sempre, o Ricardo, teve um desempenho exemplar no seu papel, que só não foi perfeito devido à sua falta de forma física, pois por algumas vezes apanhei-o a passear a pé e uma vez então fiquei boquiaberto pois teve de ser a Carla a dar-lhe uma mãozinha para ele aguentar o andamento???




Falando em andamento, como já referi em posts anteriores, neste grupo apesar de o mesmo ser muito diferente de elemento para elemento, especialmente nas senhoras (uma honra andar com estas beldades), ainda deu para fazer umas quantas brincadeiras, com vários esticões no pelotão... e aqui, a Carla foi a única madame a aguentar o ritmo.
A “grande” dificuldade deste dia esteve na subida para Palmela, pela famosa “cobra”, mas até aqui todas elas chegaram ao topo... todas, as bicicletas!!! Longe de mim falar mal destas senhoras que integram os Papa Trilhos, pois até eu quando me iniciei nestas lides não tive a ousadia de me aventurar em passeios tão longos... como tal, só posso destacar a força de vontade que as acompanha... tomara muitos “H”.
Daqui até ao fim do passeio, foi só rolar contra o vento para terminar em beleza, perfazendo assim 90 Kms de boas paisagens, belos trilhos e uma magnifica companhia com a qual vou ter o prazer de rumar a Santiago de Compostela muito em breve.
Para terminar, as minhas desculpas por não referir nomes, mas, vocês são tantos que ainda são poucos os nomes que tenho na memória, e como tal acabei por fugir a esse detalhe.
Se tudo correr bem... até Bracara Augusta, meus amigos...

22/05/2011 - 13ª Edição 120 Kms

Alvalade - Porto Côvo




A pedido do Paulo Rosa, acabei por fazer companhia aos elementos do Passatempo BT, numa das mais míticas provas no nosso país... Alvalade – Porto Côvo.
À chegada, como seria de esperar um mar de Bttistas preparavam-se para mais um raid maravilhoso pelas terras alentejanas, e entre os pedalantes estavam alguns dos meus companheiros dos Maníacos do Pedal, nomeadamente o Kitos, o Meska (que mandou um tralho com direito a bombeiros), o Pacha, o Filipe e o Nuno.
Da parte do Passatempo, estávamos eu, a carla, o Paulo Rosa, o Miguel Pais, o Zé Manel, o Paulo Duran (que só fez meia prova), o Zé Carlos e o Paulo Marques que se despediu de mim antes da prova iniciar, o que indicava que se ia pôr em fuga!!!
Durante a primeira parte da prova, apesar de termos rolado grande parte durante muito tempo juntos, formando o comboio da Astana como muitos nos apelidavam, a certa altura o grupo partiu-se, só voltando a reagrupar já em Porto Côvo, local aonde o aniversariante Paulo Duran ficou com a sua família a festejar o seu dia... Parabéns amigo.


Se até aqui o transito nos trilhos era abundante, o regresso a Alvalade, já se fez no sossego dos deuses em terras alentejanas, pois são poucos os que ousam fazer o regresso a pedalar.
Para nós, Passatempo BT, foi feito sempre em grupo... união esta que só foi desfeita por breves Kms, devido a um engano da maioria no percurso, que deixou o Zé Carlos sozinho a pedalar que nem um doido em busca dos “perdidos”.
Reunião feita e a malta da “Astana” lá se meteu ao caminho até Alvalade, com todos a chegarem ao destino... uns frescos que nem uma alface e outros com o dever cumprido.
Após os banhos, ainda tivemos o prazer de pousar para uma foto para a BTT TV, envergando os novos pólos do grupo.


Depois veio o melhor do dia... jantar em Setúbal, para repor as energias gastas, e no meu caso, o sal perdido que começa a ser incómodo em passeios mais longos, devido às ameaças de caimbras constantes... problema a resolver no futuro.
Definitivamente esta malta pedala bem... mas comem ainda melhor... e o peixinho e o choco frito souberam que nem gingas, seguidos da bela da sobremesa que até os F1s comeram???
Das duas uma... ou eu me junto a eles um dia, ou os “animais” passam a comer doces e coisas assim!!! Honestamente espero não vir a ser a causa da desgraça destes excelentes atletas... até Fátima amigos.





17/05/2011 - 1º Rescaldo do Curso

de Directores de Esc. Condução




Apesar de não ter nada a ver com o pedalanço, ou talvez até tenha, pois privou-me de sair de casa algumas vezes, é com enorme prazer que deixo aqui o rescaldo do 1º exame, tanto para mim como para o resto dos meus companheiros de curso... PASSÁMOS TODOS !!!
Julgo que o sentimento em relação à formação à qual fomos “obrigados” a assistir é unânime... passou-se sem grandes dificuldades, pois a animação foi uma constante.
Basicamente fomos um verdadeiro “grupo”, e como tal recebemos a recompensa pelo tempo despendido.
Não querendo destacar ninguém em especial, pois todos foram únicos à sua forma, não posso deixar de referir a ausência da Cátia, durante uns dias, pelo nascimento da sua filhota, Matilde... escusado será dizer, Parabéns.



A Cátia é a da esquerda... a outra princesa, é a "beijoqueira" Florbela



Após o exame, o resto do dia foi passado na companhia dos meus companheiros a festejar... e desde as 15h até às 22h, tirando comer, pouco mais se fez... talvez beber??? Mas isso não posso dizer pois todos temos uma imagem a manter perante os nossos alunos???
Honestamente, até tenho medo, se depois do verdadeiro teste, a oral, passarmos todos (o qual espero), julgo que terei de meter umas férias, pois a festa com este pessoal vai ser tipo à cigano... 3 dias!!!
Até lá, meus amigos.... toca a estudar, e não se esqueçam, que no dia 25 de Junho temos festa marcada para Benavente.

domingo, maio 15, 2011




15/05/2011 Passeio com


"Cheirinho" a Papa Trilhos





Domingo... sol... combinação perfeita para uma só coisa... desporto!!! Praia não, pois ainda é muito cedo para isso, que me perdoem todos aqueles que já andam de chinelo no dedo.
Mesmo assim, desporto, mas com descontracção, que a malta agradece... especialmente o Oscar.
Como a equipa completa estava em descanso do dia anterior, só restamos 4 para pedalar... eu, a Carla, o Paulo Rosa e o Oscar.
Definitivamente foi um dia perfeito, para o Oscar... volta saloia que não cansa, vento pelas costas que é coisa rara, e vistas mais do que lindas para todos os gostos!!! Definitivamente o calor faz realçar os belos monumentos que temos na nossa cidade???
Facto que também não posso deixar em claro é o numero de eventos desportivos que decorreram hoje na cidade de Lisboa que fez com que estivessem imensas pessoas na rua a praticar desporto.
Chegados ao Monsanto, tanto o Paulo como o Oscar tiveram de seguir viagem devido aos compromissos familiares que falam sempre mais alto, deixando-me a mim e á Carla já na companhia dos Papa Trilhos que guiados pelo Rui João vieram até ao lado de cá do rio passear pelo pulmão de Lisboa. Ao longo destes anos de “ciclista”, posso dizer que já conheci muitos grupos de Bttistas, mas, como este... definitivamente NÃO!!!
É um enorme prazer ver que aqui só reina uma coisa... a boa disposição e o prazer pelo andar de bicicleta.
Num grupo tão extenso, com diferenças de idade tão grandes e acima de tudo com preparações físicas que não merecem comparação... quando se unem todos, tudo isso é esquecido e a ideia é só uma... desfrutar os trilhos e cair o menos possível???
Um exemplo para todos os outros, e não posso deixar de recomendar uma visita ao espaço dos mesmos na net, para terem uma ideia daquilo que estou a falar.
Com o avançar das horas também eu, a Carla e o Zé Manel que igualmente os acompanhava, tivemos de nos fazer à estrada e rumar para casa.
Certamente, muito em breve, voltarei a cruzar-me com estes “bacanos” nos trilhos... o convite foi feito, e a resposta garantidamente é sim.
Já perto de casa, por momentos revivi tempos muito passados... a Carla não estava com vontade de subir, o que fez com que andássemos à procura do melhor caminho para chegar a casa??? Tendo em conta que moro num local bem alto... só mudou o piso... que a subida ela fez na mesma!!!




14/05/2011 Regresso

À Volta de Estreia...




Para hoje a intenção era simples... rolar, rolar e rolar mas com tempo contado, que a vida não é só isto!!! Eu sei que ás vezes parece, mas a verdade é que tem de sobrar algum para o resto???
Como neste dia, quase todos os meus companheiros estavam no evento Odivelas a Odivelas, no Alentejo, o pelotão resumiu-se ao casal maravilha??? não sei porquê, mas há quem diga que sim!!!
Como ainda tive que ir trabalhar um pouco, acabámos por sair cedo para a estrada, coisa que realmente me agrada pois é uma garantia para não apanhar muitos carros na estrada.
O destino do passeio era Stº Estevão... local aonde fui na estreia das fininhas, cá em casa.
Em parte estava curioso para ver se ao fim deste tempo tinha havido alguma evolução em nós, e tendo em conta que desta vez estávamos sozinhos na viagem, nem sequer iria haver ajuda a combater o vento... outra coisa que me iria ajudar a ver o nível físico o facto de há pouco tempo ter havido uma prova por equipas amadoras exactamente com este trajecto o que me iria dar um tempo de referência.
Desde já digo que tenho muita pena de não ter dito aos meus companheiros do Passatempo BT, pois certamente iriam ganhar a mesma...
Ao longo do “passeio”, foram poucos os estradistas com os quais me cruzei, visto ainda ser cedo, mas, mesmo assim ainda deu para dar dois dedos de conversa com alguns que por momentos até me atrasaram com os seus conselhos... vai mais devagar que essa volta é desgastante!!!
Na 1ª hora consegui mesmo assim manter uma média acima dos 30 Km/h, valor este que obviamente foi baixando à medida que os Kms passavam devido ao cansaço.
Depois do Porto Alto ainda apanhei um grupo de 4 elementos da Carris que iam em direcção a Vendas Novas comer uma bifana, e se não tivesse compromissos inadiáveis para este dia era certo que faria companhia aos mesmos, para devorar umas quantas... há coisa mais boa!!!
Já no regresso tanto eu como a Carla já tivemos de recorrer aos geles miraculosos para conseguir manter o ritmo e apesar de não apanhado ninguém em praticamente todo o percurso para ajudar a impor o ritmo, já perto do fim ,ao ter alcançado 3 ciclistas dei ordens à Carla para aproveitar a boleia e assim terminávamos em beleza... miúda do caraças que não faz nada daquilo que eu lhe digo??? Espicaçou os gajos e foi ver uma corrida a 5 desde a Póvoa de Sto Adrião até Sacavém... justificação da muçoila... eles queriam era a minha roda??? Nem pensar!!!
Escusado será dizer que fizemos ali mais uns amigos...
Agora os números do passeio... 108 Kms em 3h53 à média de 27,8 Km/h.
Tendo em conta que só tivemos companhia em 20 Kms no máximo, julgo que o resultado foi mais do que positivo e certamente nos colocaria no pódio da prova passada... quem pense que estou satisfeito com o nosso estado físico, está totalmente enganado, pois ainda estou a milhas daquilo que sei que podemos render, especialmente se conseguisse perder uns quilitos!!! Ai então é que era... Lololol

P.S.: Por incrível que pareça esqueci-me da máquina fotográfica... como tal as fotos aqui presentes são de aventuras passadas.







08/05/2011 Até Mafra com

A Turma do Queijo



Depois do “passeio” do dia anterior, era altura de acompanhar a “Turma dos Queijinhos”, na sua aventura até Mafra, com passagens pela Sra. Do Ó e Mastrontas???
Além dos elementos do Passatempo, também o mais recente sócio do grupo Pedro Rosa, primo do Paulo Rosa e meu vizinho, nos acompanhou em tão divertida odisseia.
No total éramos 11 a rolar, entre os quais o Oscar, que ainda está à procura da sua melhor forma com vista à peregrinação a Fátima... e honestamente apesar de termos andado muito, ainda não foi hoje que ele a encontrou!!!
Este dia foi marcado por algumas dificuldades, que no total perfizeram quase 1300 metros de subidas acumuladas em pouco mais de 80 Kms, e mesmo tendo havido algumas queixas por parte de alguns, foi com um enorme agrado que vi, que por esta altura, alguém já aprendeu a não reclamar... por respeito ao mesmo, não divulgo o seu nome... só a foto!!! Aparentemente, grande parte do grupo já apresenta um nível físico mais do que suficiente para os desafios que se aproximam, especialmente o Presidente, que para dar o exemplo passou grande parte do tempo na frente a puxar pela malta...
Neste dia, só posso apontar uma coisa negativa... a falta de uma iguaria gastronómica, para saciar a minha gula, apesar de ter comido um pão com chouriço quentinho junto à Ericeira.
Mesmo assim, foi com satisfação que cheguei a casa a acusar algum cansaço nas pernas, mas, não esquecendo os 170 Kms, e mais de 2000 metros de acumulado destes dois dias... definitivamente eu e a Carla, estamos no caminho certo no qual só falta arranjar tempo para mais um ou dois treinos durante a semana!!!
07/05/2011 Passeio com o

Maníaco Mor... Kitos




Num fim de semana em que a minha intenção era treinar dois dias, com vista à preparação para os eventos que se aproximam, para o 1º dia, programei sair com o cavalinho de pau.
O destino era incerto, mas tinha de ter passagem obrigatória pelo Sobral de Monte Agraço... não pelos magníficos bolos da zona, mas sim pela localização geográfica... bem alta!!!
Assim que me apercebi que o Maníaco Mor, Xôr Kitos, tinha uma ideia semelhante, não perdi a oportunidade de lhe fazer companhia, visto que há muito que não pedalava com este besunta.
Nesta aventura acabámos por ser 4... eu, a Carla, o Besunta Mor e o irrequieto Monteiro.
Escusado será dizer que a conversa reinou em grande parte do caminho, pois com estes dois há sempre algo para dizer e contar... e apesar de ainda não conhecer alguns dos novos elementos dos Maníacos, já conheço algumas das suas proezas.
O caminho foi deveras divinal, por zonas que desconhecia, mas que nos levaram ao local desejado... Sobral de Monte Agraço.
Apesar das nuvens nos terem acompanhado grande parte do caminho, que nem abutres, só por breves momentos é que fomos abençoados com umas pingas e diga-se de passagem que na pior altura... durante a descida do Sobral para Bucelas.
Para rescaldo, o enorme prazer de rever o Xôr Kitos, o regresso à boa forma do Monteiro e para mim e para a Carla, o aquecer de pernas para o dia seguinte!!!
Definitivamente, estamos muito mal... ainda, mas, com estes 92 Kms nas pernas repletos de subidinhas jeitosas, amanhã logo se verá se foi bom ou não...

domingo, maio 01, 2011





01/05/2011 - Uma Nova Era...



Nestes últimos tempos tenho assistido a coisas que jamais pensei assistir, nomeadamente a queda de alguns ditadores mundiais e respectivos regimes, terramotos que abalam o mundo, maremotos devastadores, crises económicas, às quais espero sobreviver, e esta semana uma tempestade magistral de granizo, a qual tive a felicidade de viver in-loco durante uma aula... enquanto a minha aluna gritava cheia de medo eu olhava fascinado para a força da natureza que transformou em poucos minutos uma zona da nossa cidade... Lisboa.
Para a minha geração, tudo isto são fenómenos aos quais “nós” não estávamos habituados, mas que com o avançar dos tempos vão-se tornando cada vez mais vulgares.
Tudo isto que descrevi, não é nada comparado com aquilo que vou escrever... isto sim é uma bomba inter-galática que jamais imaginaria ver nos meus melhores sonhos!!! O Zé Atum comprou uma verdadeira bicicleta???
O homem que sempre foi fiel aos produtos de grandes superfícies, finalmente rendeu-se aos encantos duma máquina pedaleira de marca mundial... Specialized, Epic o seu modelo... verdade seja dita que para o chegar a este ponto evolutivo, alguém teve de lhe fazer o favor de roubar a sua preciosidade.
Tudo o resto que se passou neste dia... neste ano... desculpem... neste século... são meros relatos minoritários aos quais nem vale a pena perder tempo a ler.


Mas, por respeito a todos os intervenientes desta estreia, aqui ficam algumas linhas... o dia apresentou-se óptimo para a prática desportiva, motivo pelo qual nos cruzámos com tanta gente a fazer desporto na nossa cidade junto ao rio... com a chuva que caiu, nos trilhos lama não devia faltar.
Além dos companheiros do costume foi com agrado que revi o Óquinha a dar às pernas com a malta, motivo pelo qual optámos por uma volta tão soft... não nos podemos esquecer que ele é o mais velho do grupo ???
Palavras para quê... alegria, boa disposição, bicicletas cada vez melhores no grupo e 62 Kms de puro prazer...
Só para terminar, algumas frases ditas pela estrela do dia:


Espectáculo... dinheiro bem empregue!!!
Agora vejo, que andei este tempo todo em desvantagem???
Vou trocar este selim... já tenho o cu todo assado???